Nos Pontos de Vendas, a boa apresentação de produto está diretamente relacionada com a percepção de qualidade pelos consumidores.
Para destacar o produto no meio de tantas outras ofertas, é fundamental escolher o melhor local e as peças de Merchandising que o acompanharão.
Um produto bem-posicionado e bem-apresentado é mais competitivo.
E os pequenos cuidados fazem a diferença para conquistar identificação e conexão com o consumidor.
Quanto melhor for a apresentação, maiores são as chances de as vendas se efetivarem.
Saiba mais sobre estratégias ideais para usar nos Pontos de Vendas e confira nossas dicas de peças de Merchandising para fortalecer a presença da sua marca e destacar seus produtos.
Benefícios de uma boa apresentação de produto
Uma boa exposição favorece a interatividade entre produtos e consumidores, e contribui para uma experiência de compra positiva.
A apresentação pode ser o ponto decisivo de escolha entre diferentes produtos que entregam a mesma solução.
Quando a estratégia de apresentação é bem elaborada, o trabalho de vendedores e promotores de vendas é otimizado.
O ideal é sempre fazer um mapeamento criterioso dos locais de exposição em cada loja, incluindo pontos naturais e pontos extras. E também disponibilizar materiais de apoio específicos para cada um deles.
Essas são as principais vantagens das estratégias de apresentação de produto:
- Fortalecimento de imagem de marca;
- Organização do ambiente onde o produto é exposto;
- Simplificação do trabalho de reposição de produtos;
- Aumento do impacto positivo imediato nos consumidores.
Estratégias para potencializar a apresentação de produto nos PDVs
Agora que você identificou os benefícios da exposição estratégica de produtos, confira alguns pontos chave que devem fazer parte do seu planejamento:
Conhecer o seu público
Pode parecer óbvio, mas entender como o seu público se comporta em determinado Ponto de Venda é o primeiro passo para definir onde e como expor um produto.
Isso significa fazer uma análise detalhada sobre o percurso que o seu principal consumidor faz em cada tipo de loja onde seu produto é vendido.
Entender como ele se movimenta nos espaços, se ele pesquisa preços e marcas e quanto tempo leva para tomar a decisão de compra.
Conhecer o consumidor significa estudar seus movimentos de acessibilidade ao produto dentro dos PDVs.
Localização
Imagine a seguinte situação: sua marca vende produtos sem a presença de componentes de origem animal.
Se você expuser seus produtos próximos ao açougue de um supermercado, por exemplo, os consumidores raramente chegarão até o expositor, por mais interessante que ele seja.
Depois de identificar as melhores regiões de exposição em cada tipo de PDV, com base no estudo do comportamento do consumidor, é hora de negociar a localização exata dos seus produtos.
Invista tempo para estudar todas as possibilidades do Share de Gôndola, espaço reservado para a sua marca em cada loja, de acordo com as seções de produtos pré-definidas.
Além desses pontos originais, lembre-se que as Gôndolas posicionadas nas entradas dos PDVs, próximas aos caixas, contribuem para a identificação mais rápida do seu produto.
Preços e promoções
Destacar o preço do seu produto pode ser uma faca de dois gumes.
Por um lado, pode acelerar a decisão de compra, diminuindo a necessidade do consumidor questionar o valor para algum vendedor.
Por outro, pode afastar um potencial consumidor, caso ele foque no preço e não tenha tempo para entender sobre o custo-benefício.
Por isso, a dica é criar uma experiência de compra capaz de gerar desejo no consumidor, antes de apresentar o preço.
Tratando-se de Marketing de Experiência, o preço passa a ser secundário, pois as peças de Merchandising terão como foco criar, antes, a necessidade de compra.
Visual atrativo
Os recursos visuais usados nas peças de Merchandising são importantes para definir a imagem da marca.
Eles servem para aproximar o consumidor e ressaltar a qualidade do produto.
Além da aplicação do conceito criativo da campanha, quando falamos em visual é importante se preocupar com outros atributos estéticos das peças.
Busque opções duradouras produzidas a partir de substratos resistentes e duráveis, capazes de encantar o consumidor durante a exposição.
Aposte em materiais que permitam a utilização de facas especiais, com acabamento personalizado e formato do produto.feitas sob medida para o objetivo de comunicação da marca.
Cuide também de encontrar um fornecedor capaz de garantir os padrões de qualidade de impressão e cores para conquistar os resultados positivos esperados.
Conheça alguns exemplos de materiais de Merchandising que podem ser usados para sua apresentação de produto nos PDVs:
Displays de Produtos
| Podem ser produzidos em diferentes formatos e tamanhos, com bolsos milimetricamente criados para acolher os produtos. Além de destacá-los e organizá-los, os Displays ajudam a instigar a curiosidade dos consumidores. Feitos com materiais resistentes, oferecem estabilidade e segurança para os produtos, em todos os ambientes onde forem expostos. |
Essa é a peça perfeita para sua apresentação de produtos com experimentação, combinada com o trabalho dos promotores de vendas. O Balcão Desmontável foi desenvolvido para quem busca praticidade na hora de expor seus produtos nos PDVs. Características principais: leveza, portabilidade, facilidade de montagem, desmontagem e transporte, resistência e durabilidade. | Balcão Desmontável |
Molduras de Gôndola | Servem para destacar os produtos nas gôndolas e aproximar o consumidor, gerando curiosidade. Podem ser 100% personalizadas e aceitam bem todos os tipos de acabamentos gráficos, como facas especiais ou apliques.
|
Uma peça feita especialmente para parar o consumidor e chamar sua atenção durante sua movimentação pelos espaços internos das lojas. O Stopper é uma peça leve e fácil de instalar. Também pode ser personalizado nos mais diferentes tamanhos, formatos e acabamentos. | Stopper para Parede |
Clip Strips | Versáteis, móveis e fáceis de aplicar nas gôndolas, os Clip Strips são perfeitos para fazer Cross Merchandising. Servem especialmente para aproximar produtos que podem ser comprados juntos, mas não têm relação direta entre si. Exemplo: pacotinhos de queijo ralado colocados ao lado de pacotes de macarrão e outras massas. Podem ser produzidos sob medida para todos os tipos de embalagens de produtos, com facas especiais, apliques e sistemas de fixação de produtos exclusivas.
|
Faça seu orçamento com a Seriana
Acesse o site da Seriana e conheça mais peças de Merchandising para uma boa apresentação de produto.
Entre em contato por um de nossos canais disponíveis no site, e receba atendimento consultivo dedicado para o seu projeto.
Para acompanhar mais dicas sobre Merchandising, continue acessando o nosso Blog, e siga a Seriana também no Instagram.