8 peças gráficas incríveis para diferentes tipos de Merchandising

Existem diversas estratégias direcionadas a diferentes tipos de Merchandising.

Para impactar positivamente o consumidor e trazer resultados sólidos para as marcas, cada técnica pode ser associada a uma peça gráfica específica.

Mas engana-se quem pensa que o Merchandising Visual se limita apenas ao Ponto de Venda. Na realidade, existem peças excelentes para serem usadas e exploradas também fora dele.

Com isso, é possível fortalecer a presença da marca e estreitar o relacionamento com os consumidores em diferentes momentos.

Neste artigo, detalharemos os principais tipos de campanhas de Merchandising para dentro e fora do PDV, oferecendo exemplos de produtos gráficos para ações de sucesso.

Isso não significa que uma peça só possa ser usada em um tipo de estratégia. Pelo contrário, elas podem ser adaptadas para diferentes situações e objetivos.

Aqui, oferecemos sugestões para você se inspirar na hora de criar suas próximas ações.

Conheça os principais tipos de Merchandising

O principal objetivo do Merchandising é impulsionar as vendas.

Para tanto, usa diferentes técnicas para criar uma Comunicação Visual efetiva e estabelecer uma boa relação com o consumidor.

Desse modo, as estratégias de Merchandising Visual usam materiais atrativos para estimular o desejo de compra, otimizar a experiência do cliente e influenciar seu comportamento.

Além disso, elas têm papel fundamental na criação da identidade e no posicionamento da marca.

Isso porque ajudam a reforçar a presença nos Pontos de Venda e em outros espaços em que ocorrem o contato com o público.

Neste contexto, podemos dividir as estratégias em dois grupos: as usadas nos PDVs e as pensadas para ambientes externos.

Tipos de Merchandising Visual para fora do Ponto de Venda

Também visando atrair a atenção dos consumidores, existem estratégias de Merchandising Visual específicas para serem aplicadas fora do PDV.

Elas têm como premissa criar ambientes e pontos de contato atraentes para que as pessoas tenham ótimas experiências com a marca.

O foco é aplicar a identidade visual em peças gráficas de alto impacto, ativando as memórias e referências do consumidor para criar uma conexão instantânea.

Alguns exemplos de tipos de Merchandising fora do PDV:

  • Merchandising para ativação em eventos. Uso de peças gráficas para a criação e ambientação de estandes atraentes em feiras e exposições.
  • Merchandising em transporte. Consiste na plotagem de veículos com adesivos temáticos da marca ou com informações de alguma promoção específica.
  • Merchandising em prédios. Uso de megafaixas e megabanners criativos e impactantes para aplicação em corredores de prédios comerciais e em espaços com grande circulação de pessoas. Também é possível realizar a plotagem de portas de elevadores, escadas rolantes e outros espaços.
  • Merchandising de sedução. Atrai o olhar das pessoas ao investir em peças gráficas únicas, com o uso de cores, aromas e iluminação.

 4 Peças gráficas para usar em estratégias de Merchandising fora do PDV

Adesivos

Adesivo para Vidro Personalizado

 

Os Adesivos são ideais para aplicação na parte traseira de ônibus, ambientação em shoppings e grandes centros comerciais.

Também podem ser aplicados em pontos de ônibus e outros espaços urbanos.

Tem como objetivo destacar as características e funcionalidades dos produtos.

Devido às suas proporções chamativas, a Gigantografia é perfeita para atrair os olhares e gerar curiosidade nas pessoas.

É uma peça com a qual o público gosta de interagir e tirar fotos.

Gigantografia

Réplica Gigantografia

Cubo Promocional

Cubo

Muito usado no PDV, aqui aparece como dica de peça gráfica para ser usada na ambientação de estandes em eventos.

Por ser uma peça leve e versátil, pode ser levada para diferentes locais com facilidade.

Tem sido usada para decoração e comunicação de mensagens promocionais.

Banners e faixas desempenham um papel crucial na Comunicação Visual fora dos Pontos de Venda.

Essas peças permitem exibir o logotipo da marca, realçar atributos de produtos, evidenciar descontos e promoções especiais, bem como divulgar diversas outras iniciativas de Marketing.

Além disso, podem ser confeccionadas em dimensões personalizadas, adaptando-se perfeitamente aos projetos e designs específicos de cada empresa.

Banners e Faixas

Faixa em Lona 

Tipos de Merchandising no PDV

O Merchandising estruturado para campanhas dentro do PDV é o mais conhecido, e tem como objetivo a comunicação mercadológica.

Ou seja, fazer com que o produto seja notado – e priorizado – pelos clientes no Ponto de Venda.

É feito por meio da exposição promocional em prateleiras e gôndolas, além de peças que sirvam de suporte para os itens vendidos.

Os diferentes tipos de Merchandising no PDV incluem:

  • Cross Merchandising. Colocação de produtos relacionados próximos uns dos outros para estimular compras adicionais. Exemplo: pacotes de queijo ralado junto de pacotes de macarrão e outras massas.
  • Demonstração de produtos. Uso de amostras ou degustações para que os clientes experimentem os produtos.
  • Merchandising de organização. Uso de materiais que sirvam como sinais claros e atraentes para direcionar os clientes para as seções onde a marca está exposta.
  • Merchandising sazonal. Uso de peças gráficas que, além de destacarem o produto, se relacionam com a ambientação do PDV e com a data comemorativa.

4 Peças gráficas para usar em estratégias de Merchandising no PDV

Stopper

Stopper PDV

Usado para “parar” o consumidor, ele chama a atenção e ajuda a destacar lançamentos, preços e promoções.

Além disso, possibilita oferecer instruções e sinalizar caminhos no PDV.

O Stopper Merchandising pode ser colocado nas prateleiras, paredes, gôndolas ou até mesmo nos monitores de computadores.

Produzida com material resistente e versátil, ela aumenta a visibilidade dos produtos e influencia o comportamento de compra dos clientes.

Recortes com facas especiais aumentam o destaque e atraem mais a atenção das pessoas.

É ideal para aplicação de preços, sinalização de promoções e informações gerais sobre a marca e produtos.

Régua de Gôndola

Testeira para Gôndola

Placas de Merchandising

Placas de Merchandising

São ótimas alternativas para contribuir com os resultados de estratégias de Merchandising no PDV.

Podem ser produzidas em diferentes tamanhos e formatos e fixadas nos mais diversos ambientes, conforme os seus tipos de acabamento.

Ideias para locais de alto fluxo de pessoas, como corredores e entradas do Ponto de Venda, oferecem leveza, beleza e acabamento de alta qualidade, com excelente custo-benefício.

 

Conhecido como “O Rei do Cross Merchandising”, é especialmente eficaz para impulsionar vendas ao destacar produtos complementares e incentivar compras combinadas.

Exemplo: latas de achocolatados ao lado de embalagens de leite.

Clip Cross

Dispenser de Latas

Seriana. As melhores peças gráficas para todos os tipos de Merchandising!

Agora que você conhece alguns dos modelos de peças gráficas para os diferentes tipos de Merchandising, é importante contar com o parceiro certo para a sua produção.

Gráfica especializada em peças de Merchandising, a Seriana tem 45 anos de experiência no mercado e clientes em todo o Brasil.

Estamos prontos para ajudar sua empresa a colocar peças de Merchandising nas ruas e nos PDVs, fortalecendo suas estratégias e alavancando suas vendas.

Converse com um de nossos consultores pelo WhatsApp, ou envie e-mail para atendimento@seriana.com.br e solicite um orçamento.

Se preferir, entre em contato pelos telefones (31) 97157–3003 ou (31) 3279–8200, em Minas Gerais, ou (11) 97280–4254, em São Paulo.

Para saber mais dicas de Merchandising, acompanhe a Seriana no Instagram.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Post relacionados

TAGS
Acabamento GráficoAcabamentos EspeciaisAção de MerchandisingAções de MerchandisingAdesivoAdesivo para VidroAdesivo perfurado para carrosambientaçãoAmbientação de lojaAtivação de marcasAtivação em EventosBalcão DesmontávelBalcão PromocionalBalcões PromocionaisBanners.Brindes para eventosCampanha de Dia das MãesCampanha de MerchandisingCampanha de NatalCampanha SazonalCampanhas SazonaisCaracterizaçãocavaleteClip Stripsclip-stripComunicação VisualCortescovid-19CrossCross MerchandisingCubo Promocionaldatas comemorativasDecisão de compraDia das MãesDia das Mães no PDVDicas de MerchandisingDisplayDisplay de Alcool GelDisplay de Mesadisplay de produtosDisplay ExpositorDisplay MerchandisingDisplay para MerchandisingEPIescala de cores CMYKEstoque de produçãoEstratégia de MerchandisingEstratégias de MarketingEstratégias de MerchandisingEstratégias de Trade Marketingface shieldFaixafita-crossGigantografiagráficaimpressãoimpressão de materiais gráficosImpressão Digitalimpressão gráficaJornada de CompraLeque PromocionalLogísticaLogística de ProduçãolojaLoja de Conveniêncialoja físicaMarketingMarketing de Experiênciamarketing sazonalmáscara de tecidoMáscarasMatéria-primaMateriais de MerchandisingMateriais de PDVMateriais GráficosMateriais PromocionaisMaterial de campanhaMerchandisingMerchandising de NatalMerchandising InteligenteMerchandising no PDVMerchandising para o Dia das MãesMerchandising para o NatalMerchandising para PDVMóbilenatalOffSet UVOmnichannelPDVPDVsPeça de Merchandisingpeça-de-merchandinsingpeças de merchandisingPeças GráficasPlaca de Merchandising.PlacasPlacas de Merchandising.Placas para MerchandisingPlacas Personalizadasplanejamento de marketingPonto de VendaPonto de VendasPonto ExtraPontos ExtrasPositivaçãoPrecificadoresProdução GráficaProduto GráficoProdutos gráficosPromocionalPromotor de VendaPromotor de Vendasprotetor facialPSPVCRéguas de gôndolaRéguas de gôndolasRelevosRéplica GigantografiaserigrafiaSerrilhadosShoppingssinalizaçãosistema de coresStopperSubstratosTécnicas de impressãoTécnicas de MerchandisingTecnologiaTecnologia de impressãoTesteirasTotemTrade MarketingVincosVisual MerchandisingWobblerWobblers