Como organizar com sucesso uma ação de degustação no PDV

A ação de degustação é uma forte estratégia de Merchandising. Ela serve para proporcionar experiências de alto impacto nos clientes.

Por meio da degustação, eles têm a oportunidade de conhecer e experimentar seus produtos de forma gratuita. Assim, conseguem comprovar o sabor e a qualidade de um item, o que os leva à decisão de compra.

Ações de degustação têm o poder de estreitar o relacionamento entre consumidor e marca e impulsionar as vendas no PDV.

Neste artigo, abordaremos as vantagens de incluir essa estratégia no seu planejamento de Merchandising.

Além disso, daremos dicas para organizar uma ação de sucesso, incluindo peças de Merchandising com poder para potencializar os resultados.

Continue acompanhando para saber mais.

Vantagens de realizar uma ação de degustação no PDV

Além de trazer bons resultados de vendas em lançamentos de produtos e em promoções, outras vantagens dessa estratégia incluem:

  • Despertar a curiosidade: colocar o produto à disposição para testes e experimentação no Ponto de Venda gera curiosidade, atraindo o cliente que em outra ocasião não teria interesse pela marca.
  • Aumentar a confiança: ao expor seu produto para degustação, você abre espaço para que o consumidor tenha suas percepções antes da compra, aumentando a confiabilidade na empresa.
  • Mais conversão: a ação estimula a compra por impulso ao indicar um produto, pois contribui para que o cliente prefira o item degustado, aumentando os índices de conversão.
  • Feedback orgânico e instantâneo: uma ação de experimentação promove a troca instantânea com os clientes – o próprio comportamento do consumidor traz uma série de insights para levar em consideração na criação e distribuição dos produtos.
  • Fortalecimento de marca: degustações bem-sucedidas ajudam a criar o sentimento de qualidade e confiança nas marcas e produtos.
  • Interação pessoal: esse tipo de iniciativa permite uma troca direta entre promotores de venda e clientes, criando um espaço para esclarecer dúvidas, detalhar as características do produto e potencializar o relacionamento com o público.

Ação de degustação é só para o setor de alimentos e bebidas?

Teoricamente sim, pois só é possível degustar produtos alimentícios.

Entretanto, a estratégia de entregar uma amostra do produto ao cliente não se limita ao setor de alimentos e bebidas.  

Na realidade, ações de teste ou demonstração são muito populares entre diferentes marcas.

A Adidas® 5th Avenue Store, em Nova York, por exemplo, conta com uma pista de testes para comprovar a qualidade e eficiência dos produtos antes da compra.

Já a loja conceito da MAC Cosmetics, na mesma cidade, usa a inteligência artificial para promover uma experiência de testes de maquiagens que mais combinam com o perfil de cada cliente, orientando a compra.

Outro exemplo bastante conhecido é o test drive de automóveis, disponível nas diferentes concessionárias.

O importante é notar que todos os exemplos têm o mesmo objetivo: provocar o interesse do consumidor e comprovar a qualidade do produto.

Aliás, quanto maior o valor do item, maiores as chances de conversão após uma ação de teste ou demonstração.

Isso porque o cliente consegue perceber o valor do produto, o que impacta positivamente na decisão de compra.

Dicas para organizar uma ação de degustação de sucesso no PDV

Para alcançar o máximo resultado positivo de uma ação de degustação é fundamental planejar cada detalhe com cuidado, contar com uma equipe bem treinada e traçar uma estratégia clara para garantir que os objetivos sejam alcançados.

Além da determinação de objetivos e métricas para avaliação dos resultados da estratégia, há algumas dicas importantes para obter sucesso:

O produto certo, no local certo, para o momento certo

Essa tríade é essencial para a eficiência da ação, pois o produto escolhido precisa ser fácil de preparar, explicar e experimentar.

A ideia é encantar os clientes em poucos minutos.

O local ideal deve ser pensado de acordo com as áreas mais estratégicas do Ponto de Venda. Então, escolha aquelas com alto fluxo de pessoas e próximas da exposição dos produtos.

Já o momento certo para aplicar a ação depende do perfil do seu público-alvo e do tipo de produto oferecido.

Para isso, é interessante fazer uma pesquisa de mercado para identificar quando e com qual frequência os seus potenciais clientes estão no Ponto de Venda.

Os promotores de venda são os melhores amigos da experimentação

Para aproveitar todos os benefícios de ação de degustação é preciso contar com a presença de uma equipe de promoção treinada e alinhada com os objetivos da marca.

Ou seja, além de preparar, expor e oferecer os produtos, é importante que o promotor conheça todas as vantagens e qualidades do item indicado.

Assim, ele pode ajudar os clientes a conhecerem todos os detalhes, passar as informações mais importantes e tirar todas as dúvidas que eles possam ter.

Esses profissionais são indispensáveis na ação e devem ser capacitados para atuarem da maneira mais assertiva possível.

Invista em uma comunicação visual complementar e atrativa

Assim como os promotores, peças gráficas de Merchandising complementam a ação no PDV.

Entre os itens mais comuns nesse tipo de iniciativa, podemos citar:

  • Balcões e Displays para armazenar e expor os produtos.
  • Banners e Totens com mensagens convidativas para destacar o local da experimentação.
  • Placas e Adesivos de sinalização interativa e conteúdo promocional.
  • Displays Interativos, como as roletas, que ajudam a criar outros momentos de conexão com a marca ao disponibilizar brindes ou descontos.

Conte com a Seriana para o sucesso de sua ação de degustação no PDV

Para garantir a qualidade das peças gráficas e o sucesso da ação de degustação, conte com a Seriana.

Há 45 anos no mercado, somos especialistas na produção de materiais de Merchandising para diferentes estratégias nos Pontos de Venda.

Para que possamos te ajudar a aumentar a eficiência e os resultados positivos das ações nos Pontos de Venda, compartilhe a sua demanda com nossos consultores pelo WhatsApp.

Se preferir, entre em contato pelos telefones (31) 97157–3003 ou (31) 3279–8200, em Minas Gerais, ou (11) 97280–4254, em São Paulo. Ou envie um e-mail para atendimento@seriana.com.br.

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