Promotor de Vendas e Merchandising: o melhor uso dos materiais

Promotor de Vendas e Merchandising caminham juntos.  

O Promotor de Vendas é o profissional responsável por abastecer a loja, respeitando a estratégia desenvolvida pela equipe de Trade Marketing.      

Por sua vez, a equipe de Trade baseia as ações no plano geral de Marketing da empresa.  

O Promotor é o elo entre as estratégias e o consumidor final. 

Seu trabalho faz com que cada produto se destaque nas gôndolas e alcance todo o seu potencial de venda, sendo visto, desejado e comprado por mais consumidores. 

 

Promotor de Vendas e Merchandising: passos para o sucesso

As ações do Promotor de Vendas são divididas em 4 grupos: 1) Preparação; 2) identificação dos itens prioritários; 3) Validação; 4) Positivação no PDV. 

 

1) Preparação 

Antes de chegar aos Pontos de Vendas, é essencial que o Promotor faça a roteirização das lojas que serão visitadas. 

Essa roteirização deve levar em conta a localização geográfica dos PDVs e as promoções vigentes. 

É importante que o Promotor respeite os procedimentos internos do varejista, mantendo um bom relacionamento com este para melhor execução do seu trabalho na loja. 

 

2) Identificação dos produtos prioritários 

A prioridade dos produtos pode ser determinada pela sazonalidade ou pelas promoções em destaque. 

É papel do Promotor de Vendas identificar a prioridade para cada PDV. 

E também que os produtos estejam em lugar de destaque, sempre disponíveis ao cliente. 

 

3) Validação 

É aqui que se encontra a maior parte do importante trabalho do Promotor de Vendas. 

Quando estiver no PDV, o Promotor deve validar as ações estabelecidas pelo Trade Marketing, verificando se o produto está disponível na gôndola e se o que foi planejado está sendo cumprido. 

 

4) Positivação de Ponto de Venda 

Fundamental para o sucesso das vendas, a positivação de PDV garante que os produtos definidos como estratégicos estarão em evidência. 

Para a exposição positiva das marcas e dos produtos, as peças de Merchandising são fundamentais para dar sustentação aos itens de venda.  

Criar espaços para promover o Marketing de Experiência, por exemplo, é sempre uma boa forma de impactar positivamente os frequentadores de cada PDV.

Também é importante que os Promotores de Vendas saibam investigar oportunidades para fazer Cross Merchandising e para criar Pontos Extras dentro das lojas.

Está mais que provado que Marketing de Experiência, Cross Merchandising e Pontos Extras ajudam a atrair a atenção do consumidor e aumentar as vendas nas lojas. 

Em todas essas ações de Trade Marketing, a presença dos materiais gráficos de Merchandising consolida na prática as estratégias planejadas pela empresa. 

Estéticos e atraentes, os materiais gráficos de Merchandising devem ser aproveitados da melhor forma dentro de cada Ponto de Venda

Trade Marketing, Promotor de Vendas e Merchandising se complementam e garantem o sucesso das vendas.   

 

Peças de Merchandising ideais para o trabalho do Promotor de Vendas  

Para ser um Promotor de Vendas, é necessário ter conhecimento profundo do mercado e, sobretudo, dos produtos e negócios da empresa. 

Além disso, é necessário manter os PDVs sempre organizados de forma eficiente.

Separamos aqui cinco entre as muitas peças de Merchandising que contribuem para organizar os produtos de forma atrativa. 

 

1. Testeiras ou Réguas de Gôndola 

 

São pequenas peças retas, colocadas junto ao produto nos Pontos de Vendas.  

 

A Testeira de Gôndola tem como objetivo atrair a atenção do consumidor para aquilo que está sendo exposto e diferenciar a marca entre seus concorrentes.
 

 

 

Testeira Seriana
Display Cross Seriana

2. Displays Cross 

 

Os Displays Cross devem ser posicionados de forma estratégica nas Pontas de Gôndolas ou próximos aos caixas. 

 

Como estão sempre dispostos em locais de intenso fluxo de pessoas, aumentam a visibilidade dos produtos. 

 

3. Fita Cross Merchandising 

 

A Fita Cross Merchandising, ou Clip Strip, é ideal para exibir os produtos que precisam ter maior saída nos Pontos de Vendas.  

Perfeita para cruzar produtos específicos com outros que os complementam durante seu uso.

Por exemplo: pacotes de queijo ralado colocados no corredor de massas. 

 

 

Fita Cross Merchandising 
Totem com Pé Americano Seriana

4. Totens com Pé Americano 

 

Também conhecidos como Displays de Chão, são excelentes peças de visual Merchandising para incentivar o consumo imediato.  

 

Podem ser usados para destacar Pontos Extras dentro das lojas, para destacar promoções ou sazonalidades 

 

5. Wobblers 

 

São muito utilizados em gôndolas de supermercados para destacar um produto entre os vários expostos. 

Cumprem o efeito de um “pop-up”, saltando à frente dos olhos dos consumidores. 

 

Wobbler

 

Conheça mais peças personalizadas em nosso site. Fique por dentro das novidades e dicas que contribuem para o sucesso do trabalho dos Promotores de Vendas. 

Com mais de 40 anos de atuação no mercado, conte com a nossa experiência para dar vida aos materiais de Merchandising de suas campanhas. 

Entre em contato pelos telefones (31) 97157–3003 ou (31) 3279–8200, em Minas Gerais, e (11) 97280–4254, em São Paulo. Atendemos também pelo e-mail atendimento@seriana.com.br .     

 

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Post relacionados

TAGS
Acabamento GráficoAcabamentos EspeciaisAção de MerchandisingAções de MerchandisingAdesivoAdesivo em VinilAdesivo para CarroAdesivo para ChãoAdesivo para Ponto de VendaAdesivo para VidroAdesivo PerfuradoAdesivo perfurado para carrosAdesivosambientaçãoAmbientação de lojaAtivação de marca em eventos.Ativação de marcasAtivação em EventosBalcão DesmontávelBalcão PromocionalBalcões PromocionaisBanners.Black FridayBrindes para eventosCampanha de Dia das MãesCampanha de MerchandisingCampanha de NatalCampanha SazonalCampanhas SazonaisCaracterizaçãocavaleteClip Stripsclip-stripComunicação VisualComunicação Visual para franquiasComunicação Visual PDVComunicação Visual Ponto de VendaCortescovid-19CrossCross MerchandisingCubo Promocionaldatas comemorativasDecisão de compraDia das MãesDia das Mães no PDVDicas de MerchandisingDisplayDisplay CrossDisplay de Alcool GelDisplay de Mesadisplay de produtosDisplay ExpositorDisplay MerchandisingDisplay para celularDisplay para MerchandisingDisplay para PDVDisplay para pet shopEPIescala de cores CMYKEstoque de produçãoEstratégia de MerchandisingEstratégias de MarketingEstratégias de MerchandisingEstratégias de Trade Marketingface shieldFaixafita-crossGigantografiagráficaimpressãoimpressão de materiais gráficosImpressão Digitalimpressão gráficaJornada de CompraLeque PromocionalLogísticaLogística de ProduçãolojaLoja de Conveniêncialoja físicaMarketingMarketing de Experiênciamarketing sazonalmáscara de tecidoMáscarasMatéria-primaMateriais de MerchandisingMateriais de PDVMateriais GráficosMateriais para PDVMateriais PromocionaisMaterial de campanhaMerchandisingMerchandising Black FridayMerchandising de NatalMerchandising InteligenteMerchandising no PDVMerchandising para loja de telefoniaMerchandising para o Dia das MãesMerchandising para o NatalMerchandising para PDVMerchandising para pet shopMerchandising para Ponto de VendaMerchandising PDVMerchandising Ponto de VendaMerchandising VisualMóbilenatalOffSet UVOminichannelOmnichannelPDVPDVsPeça de Merchandisingpeça-de-merchandinsingpeças de merchandisingPeças de Merchandising. Porta ChipPeças em PVCPeças GráficasPeças gráficas para PDVPeças para Ponto de VendaPlaca de Merchandising.PlacasPlacas de Merchandising.Placas para MerchandisingPlacas Personalizadasplanejamento de marketingPonto de VendaPonto de VendasPonto ExtraPontos ExtrasPositivaçãoPrecificadoresProdução GráficaProduto GráficoProdutos gráficosPromocionalPromotor de VendaPromotor de Vendasprotetor facialPSPVCPVC para produtos gráficosRéguas de gôndolaRéguas de gôndolasRelevosRéplica GigantografiaserigrafiaSerrilhadosShoppingssinalizaçãosistema de coresStopperSubstratosTécnicas de impressãoTécnicas de MerchandisingTecnologiaTecnologia de impressãoTendências de MerchandisingTesteirasTotemTrade MarketingVender mais no PDVVincosVisual MerchandisingWobblerWobblers