Trade Marketing: 3 estratégias essenciais para o varejo

De forma resumida, o Trade Marketing trata de criar estratégias para conectar produtores e distribuidores, com o objetivo de aumentar as vendas de determinados produtos.

Todas as ações são embasadas pelo levantamento das características do produtor, do fornecedor ou distribuidor, dos Pontos de Venda e dos consumidores que neles circulam.

A experiência de compra está na ponta dos processos de Trade, quando então são aplicadas as técnicas e ferramentas de Merchandising.

O foco está sempre na exposição inteligente dos produtos alvo dentro dos centros de distribuição varejistas, parceiros essenciais para garantir a execução das estratégias de sucesso.

Trade Marketing e posicionamento de marca

O Trade Marketing envolve muito mais que a visualização dos produtos em gôndolas, prateleiras ou expositores. 

Ele também trata da gestão da marca, que alia o trabalho de Branding às estratégias de Merchandising.

Tudo é pensado para fortalecer a imagem da marca diante do consumidor, influenciando na forma como ela será fixada em sua memória.

Esse trabalho é feito para criar diferenciais que ampliam a percepção positiva do produto. A correta fixação da marca está por trás da idealização sobre os benefícios da compra. 

Isso significa que o posicionamento e os valores únicos e particulares da sua empresa devem fazer parte do Merchandising.

Três estratégias de Trade Marketing usadas com sucesso no varejo

1. Surpreender com o Merchandising criativo

Os consumidores estão cada vez mais acostumados a interagir com as marcas. O que envolve um processo que começa na criação da embalagem e vai até a visualização do produto nos Pontos de Venda.

Assim, todos os pontos de contato com os as pessoas devem ser aproveitados como oportunidades para estimular emoções positivas.

Peças interativas e materiais promocionais criativos ajudam a aguçar a curiosidade dos consumidores e aumentam as chances de contato com a marca e seus produtos. 

As melhores, mais resistentes e versáteis peças de Merchandising, com cores atraentes, formatos diferenciados e acabamentos perfeitos, fazem a diferença nas ações do Trade Marketing de sucesso.

2. Organização e visualização de produtos

Em um espaço tão grande quanto um supermercado, qual é o melhor local para distribuir seu produto?

Dúvida importantíssima que é um dos pontos de partida do trabalho de análise e planejamento da área de Trade.

Normalmente, produtores e varejistas escolhem colocar o produto entre as gôndolas. Com setorizações que agrupam produtos da mesma categoria, o consumidor tem mais facilidade para encontrá-lo. 

Uma estratégia muito usada é o Cross Merchandising, que sugere compras combinadas de produtos diferentes, mas que devem ser expostos juntos dentro dos mesmos setores. 

Por ocupar pouco espaço, os Clip Strips Dispenseres são perfeitos para criar esse tipo de aproximação, pois são capazes de exibir uma boa quantidade de produtos por vez. 

Os Displays Expositores têm sido muito utilizados para organizar linhas que merecem destaque especial. Assim como os Clip Strips, são feitos sob medida para cada tipo de produto.

3. Valorização dos promotores de vendas

Esses profissionais cumprem papel importante ao aproximar os consumidores dos produtos, de forma humana e ativa. Sua principal função é apresentar as características mais marcantes de cada item comercializado.

Por isso, vale a pena planejar ações de experiência para que os promotores consigam engajar os consumidores. 

Resultados positivos têm sido alcançados por meio de experimentações, entregas de brindes e ofertas de condições especiais. 

Os promotores de vendas são fundamentais em ações de lançamentos de produtos, linhas ou marcas. Também em campanhas sazonais e datas comemorativas, como a Páscoa e o Natal. 

A importância do Trade Marketing no varejo

O Trade Marketing fortalece toda a cadeia de vendas, favorecendo a obtenção de lucros do produtor e do varejista. 

Estratégias bem executadas impactam positivamente na percepção dos consumidores com relação à marca e ao local de compra. 

Muitas vezes, são essas estratégias bem executadas que vão fazer o consumidor preferir um Ponto de Venda a outro. 

Assim, a integração entre o que é planejado pelo Marketing e o que é executado nas lojas depende da união de forças promovida pela área de Trade. 

Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre estratégias para aumentar as vendas em lojas físicas, confira mais textos no Blog da Seriana 

Há mais de 40 anos a Seriana é especializada na produção de materiais de Merchandising para Pontos de Venda. Experiência e qualidade à sua disposição. 

Para entrar em contato com os nossos especialistas, basta ligar para (31) 97157-3003 ou (31) 3279-8200, em Minas Gerais ou (11) 97280-4254 em São Paulo. 

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Post relacionados

TAGS
Acabamento GráficoAcabamentos EspeciaisAção de MerchandisingAções de MerchandisingAdesivoAdesivo para VidroAdesivo perfurado para carrosambientaçãoAmbientação de lojaAtivação de marca em eventos.Ativação de marcasAtivação em EventosBalcão DesmontávelBalcão PromocionalBalcões PromocionaisBanners.Black FridayBrindes para eventosCampanha de Dia das MãesCampanha de MerchandisingCampanha de NatalCampanha SazonalCampanhas SazonaisCaracterizaçãocavaleteClip Stripsclip-stripComunicação VisualCortescovid-19CrossCross MerchandisingCubo Promocionaldatas comemorativasDecisão de compraDia das MãesDia das Mães no PDVDicas de MerchandisingDisplayDisplay CrossDisplay de Alcool GelDisplay de Mesadisplay de produtosDisplay ExpositorDisplay MerchandisingDisplay para MerchandisingEPIescala de cores CMYKEstoque de produçãoEstratégia de MerchandisingEstratégias de MarketingEstratégias de MerchandisingEstratégias de Trade Marketingface shieldFaixafita-crossGigantografiagráficaimpressãoimpressão de materiais gráficosImpressão Digitalimpressão gráficaJornada de CompraLeque PromocionalLogísticaLogística de ProduçãolojaLoja de Conveniêncialoja físicaMarketingMarketing de Experiênciamarketing sazonalmáscara de tecidoMáscarasMatéria-primaMateriais de MerchandisingMateriais de PDVMateriais GráficosMateriais PromocionaisMaterial de campanhaMerchandisingMerchandising de NatalMerchandising InteligenteMerchandising no PDVMerchandising para o Dia das MãesMerchandising para o NatalMerchandising para PDVMóbilenatalOffSet UVOmnichannelPDVPDVsPeça de Merchandisingpeça-de-merchandinsingpeças de merchandisingPeças GráficasPlaca de Merchandising.PlacasPlacas de Merchandising.Placas para MerchandisingPlacas Personalizadasplanejamento de marketingPonto de VendaPonto de VendasPonto ExtraPontos ExtrasPositivaçãoPrecificadoresProdução GráficaProduto GráficoProdutos gráficosPromocionalPromotor de VendaPromotor de Vendasprotetor facialPSPVCRéguas de gôndolaRéguas de gôndolasRelevosRéplica GigantografiaserigrafiaSerrilhadosShoppingssinalizaçãosistema de coresStopperSubstratosTécnicas de impressãoTécnicas de MerchandisingTecnologiaTecnologia de impressãoTesteirasTotemTrade MarketingVender mais no PDVVincosVisual MerchandisingWobblerWobblers