Ofereça novas formas de pagamento ao cliente e venda mais no PDV

Lojas físicas modernas crescem como protagonistas do novo varejo. A cada dia, mais soluções online chegam para oferecer experiências surpreendentes aos consumidores.

Mesmo com o crescimento de 75% do e-commerce no Brasil, cerca de 64% dos brasileiros ainda preferem comprar em lojas físicas.

Sabemos que o comportamento do consumidor vem mudando desde antes da pandemia. Nos últimos anos, mais que apenas consumir um produto ou serviço, ele quer interagir com as marcas.

Com a presença crescente de tecnologia em espaços reais, é fato que a pandemia acelerou esse processo de mudança.

Conheça agora alguns conceitos e estratégias para usar a tecnologia a favor do merchandising em lojas físicas modernas e inteligentes.

 

Transforme o PDV em PDVE, uma experiência híbrida omnichannel muito positiva

Primeira questão a considerar: a loja física e o e-commerce têm de ser parceiros e não concorrentes um do outro.

Os consumidores precisam entender de forma clara que os dois canais de venda fazem parte da mesma marca.

Sendo assim, a experiência híbrida e omnichannel deve se preparar para que o consumidor possa fazer uma compra online e buscar o produto na loja física.

E também possa fazer o caminho inverso: na loja física, o consumidor encontra promoções no aplicativo ou na plataforma online. Com o apoio de um vendedor presencial, esse cliente faz a compra de maneira digital.

Ou seja: esse novo modelo permite que o consumidor faça sua compra do jeito que preferir.

O importante é que os PDVs ofereçam ao cliente uma jornada de compra fácil, ágil, prática e agradável, com o mesmo padrão de atendimento positivo em todos os canais de venda.

Quanto melhor for a experiência do consumidor em todos os canais, maior a chance de que ele volte a comprar dessa mesma marca.

Na pesquisa “Consumers Demand Hybrid CX” (Forrester), em 2020, foi possível compreender que a experiência híbrida potencializa as emoções positivas dos consumidores.

Assim, nesse formato de venda, os atributos confiança, empatia, segurança, qualidade dos produtos e serviços recebidos se destacaram na pesquisa como importantes para o consumidor.

 

Implemente novas formas de pagamento

Uma coisa é certa: as novas formas de pagamento têm contribuído para o aumento das vendas.

Nos últimos anos, o avanço das fintechs criou boas alternativas de pagamentos digitais.

Além disso, o PIX, do Banco Central, se tornou a preferência de muitos consumidores na hora de pagar.

De acordo com o Banco Central e a Câmara Interbancária de Pagamentos, o PIX está em primeiro lugar entre as transferências bancárias.

Porém, há muito por fazer: o site Valor Investe informa que ainda são poucas as lojas físicas que aceitam essa nova forma de pagamento.

Portanto, oferecer modelos de pagamentos invisíveis é uma das maneiras de fazer com que lojas físicas modernas saiam na frente da concorrência.

Essa prática torna as compras mais rápidas e menos burocráticas. E permite que o espaço físico seja visto como uma loja perfeita pelo consumidor.

Utilizando Adesivos, Totens, Móbiles, Displays e muitos outros materiais de Merchandising com visual impactante, depois de implantar o sistema é fundamental o comerciante comunicar aos consumidores que sua loja oferece a eles essa nova forma de pagamento.

lojas físicas modernas

Integre as campanhas de publicidade e merchandising

Como parte das estratégias de marketing, investir em merchandising é uma ação chave para as lojas físicas modernas.

Além da venda de produtos e serviços, o espaço físico deve ser trabalhado para engajar o consumidor e construir o valor de marca.

Por isso, considere que soluções de ambientação e sinalização das lojas têm relação direta com a estratégia de merchandising da marca.

Para encantar o consumidor, transforme as campanhas e peças de merchandising em experiências híbridas e omnichannel.

Facilite a vida do consumidor, unifique o maior número possível de canais: e-commerce, marketplace, WhatsApp, social commerce e outras plataformas.

Assim, para melhorar a experiência do consumidor, a estratégia de branding da marca deve considerar o desenvolvimento de lojas físicas modernas eficientes.

Um bom exemplo é o shop streaming, que trabalha com transmissões online ao vivo para realizar vendas, integrando as lojas físicas na jornada de compra.

São ferramentas combinadas que propõem interatividade, engajamento e humanização. Os consumidores aprovam.


Cases de lojas físicas modernas

Loja conceito da Nike, em Nova Iorque

Com o objetivo de aumentar o engajamento e satisfação dos clientes, a Nike desenvolveu uma loja com espaços focados em experiência: o consumidor pode experimentar os produtos em situações reais, e ainda personalizá-los de acordo com o seu gosto.

O local ocupa um quarteirão de Manhattan, com cinco andares divididos em três áreas principais:

  • Basketball + Nike: espaço para testes de produtos de basquete, com uma quadra para jogar e fazer atividades orientadas por atletas certificados.
  • Soccer + Nike: quadra de grama sintética para que os consumidores testem as chuteiras e recebam conselhos personalizados dos atletas da loja.
  • Running + Nike: dois andares para testes de produtos de corridas, além de esteiras com telões que projetam áreas como o Central Park.

A loja inteira é conectada ao aplicativo Nike+.  Para facilitar compras futuras, a plataforma recebe informações em tempo real da experiência do consumidor no local.


Loja conceito do KitKat, em São Paulo

No interessantíssimo projeto KitKat Chocolatory, o consumidor consegue criar seu próprio chocolate e ainda harmonizar suas escolhas com cafés especiais.

Por meio de totens interativos, os consumidores inserem seus dados pessoais para criar o chocolate, personalizar a lata e comprar na vending machine.

Assim, com a participação dos próprios consumidores, a Nestlé aprende com eles e obtém informações e sugestões para fazer melhorias nos produtos e na própria comunicação da marca.

Clique aqui para assistir a um vídeo sobre a loja conceito da KitKat.

 

Comunique bem as inovações em lojas físicas modernas

Agora que você já conhece as vantagens de usar as inovações digitais para melhorar as experiências nas lojas físicas, planeje também suas próximas comunicações.

Conte com a Seriana para criar uma estratégia de comunicação completa, com peças de merchandising que se complementam para ambientar e sinalizar Pontos de Venda.

Para saber mais ou solicitar um orçamento, ligue para: (31) 97157-3003 ou (31) 3279-8200, em Minas Gerais ou (11) 97280-4254, em São Paulo.

Ou envie um e-mail para atendimento@seriana.com.br.

 

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