5 dicas de materiais de merchandising para Drogarias e Farmácias

Os materiais de merchandising para Drogarias e Farmácias são ferramentas que já provaram a sua efetividade nos Pontos de Venda. 

Sim, esses materiais ajudam a atrair clientes e a vender mais. 

Para extrair deles o melhor proveito, você deve planejar sua aplicação de acordo com a dimensão do espaço e com o layout de sua empresa.

Se for uma Rede, é fundamental manter a unidade visual e de comunicação em todos os PDVs.

Hoje em dia, além de medicamentos, Farmácias e Drogarias comercializam centenas de outros produtos. Portanto, é importante que o uso de materiais de merchandising vá muito além da sinalização dos produtos nas prateleiras.

O objetivo dos materiais de merchandising é criar no Ponto de Venda uma atmosfera confortável para o consumidor. Ele deve se sentir bem ali. 

De tal forma que passe mais tempo no PDV e se sinta estimulado a comprar mais.

Por isso, os materiais de merchandising devem auxiliar na identificação imediata de preços e ofertas. 

Para conseguir esse efeito positivo de comunicação, use mensagens claras, contribuindo para sanar urgências com o máximo de objetividade. 

Em suma, garanta a seus clientes uma experiência de compra fácil e agradável.

5 dicas sobre materiais de merchandising para Drogarias e Farmácias

1 – Comunicação aérea 

Essa é uma ótima estratégia para comunicar, pois deixa livres os espaços de circulação no PDV.

As peças aéreas podem ser vistas de longe, inclusive do lado de fora do PDV. São ideais para expor informações promocionais ou lançamentos de novos produtos. 

Os Móbiles seguem como líderes entre os materiais para a comunicação aérea. São soluções práticas e versáteis, que atendem desde projetos simples até aos mais ousados.  

Ganharam desdobramentos e variações que os tornaram ainda mais atrativos. Móbiles tridimensionais, com encaixes especiais, e até apliques, são produzidos em larga escala.  

As bandeirolas também são um tipo de material de merchandising que funciona muito bem em Farmácias e Drogarias. 

Além de fácil instalação, com fixação simples, têm excelente impacto visual. E ajudam a criar um ambiente leve, alegre, colorido, festivo.

Os Cartazes, Placas e Faixas também podem ser trabalhados como comunicação aérea. 

Basta mapear as paredes livres para esse tipo de aplicação, elaborando artes condizentes com cada uma das seções, com sinalizações pré-existentes e com a identidade visual da loja ou rede.  

O importante, sempre, é estimular o cliente a comprar mais.

2- Comunicação terrestre 

O piso é outra alternativa interessante para divulgar informações sem ocupar os espaços de trânsito das pessoas. 

A comunicação terrestre é ótima para fazer aquele “corpo a corpo” com o cliente durante o seu deslocamento pela loja.  

Os Adesivos de chão estão entre os materiais de merchandising mais usados no segmento de Farmácias e Drogarias.

São indicados para diversas finalidades: sinalizar caminhos; demarcar áreas específicas; organizar filas. E, é claro, fazer publicidade de marcas e produtos.

Fixos no piso, são ótimos para destacar ofertas e indicar vantagens especiais no Ponto de Venda, por meio de frases como “Olhe para cima”, “Siga em frente” ou “Caminhe 5 passos e vire à esquerda”. 

Os Adesivos de chão devem ser colados sempre de frente para as áreas de exposição dos produtos, facilitando a assimilação da mensagem de venda. 

Como são laminados com um protetor antiderrapante e com texturas, aumentam a durabilidade e evitam escorregões das pessoas. 

3- Pontas de gôndolas

As pontas de gôndola são locais nobres para utilizar materiais de merchandising em Drogarias e Farmácias

Isso porque se encontram no final dos corredores, onde os consumidores têm de fazer a curva e passam por ali com menor velocidade e maior atenção.

Por isso, são espaços muito bons para destacar produtos estratégicos, promovendo sua localização imediata e estimulando o cliente a comprar por impulso. 

Essas áreas podem ser utilizadas para divulgar ofertas especiais, promoções, datas festivas e campanhas sazonais ao longo do ano.

Além das Réguas de gôndola, fixadas nas prateleiras das gôndolas convencionais, vale ousar um pouco mais nesse espaço nobre. 

Por exemplo: o uso de Stoppers acoplados às pontas de gôndolas contribui para que a parada do consumidor diante dos produtos seja mais efetiva, levando-o à compra de um ou mais itens.

Os Displays de ponta de gôndola são peças que ocupam toda a área. Também contribuem para tornar esses espaços ainda mais pulsantes e atrativos.

Podem ser fabricados sob medida para acompanhar o layout de cada rede de lojas, adequando-se às dimensões e necessidades de encaixe de cada empresa.  

Além de dispor produtos, as pontas de gôndolas também podem ser adaptadas para demonstrações e degustações. 

Tenha essa certeza: bem utilizados, materiais de merchandising ajudam você a vender mais.

4- Produtos e informações sempre à mão

Experimentação é uma das estratégias de maior retorno no varejo. E nas Farmácias e Drogarias isso não é diferente.

Existem muitas formas de trabalhar mostruários. As Testeiras de gôndolas, por exemplo, podem ser ótimas opções. Tanto para espaços maiores quanto menores.

Com elas, é possível criar áreas de provas nas gôndolas já utilizadas para os produtos expostos para venda. 

São um pouco maiores que as Réguas e são úteis tanto para organizar quanto para proteger os itens de mostruário contra esbarrões e quedas.  

Os Displays expositores também são materiais de merchandising para Drogarias e Farmácias que favorecem o contato físico com os produtos. 

Saltando à frente dos olhos do consumidor, funcionam como peças de ofertas permanentes. E ajudam a aumentar as chances de que produtos de última hora sejam comprados e levados para casa. 

Os displays podem ser produzidos com altura suficiente para serem apoiados no chão. Ou em formatos menores, colocados sobre balcões de atendimento ou caixas. 

Grandes ou pequenos, em ambos os formatos os Displays expositores vão contribuir para aumentar as vendas no PDV. Use-os.

5- Interatividade e experiência omnichannel

Promover a interatividade está no topo das tendências de merchandising nos Pontos de Venda

Faça, no espaço físico, ações que serão complementadas no ambiente virtual. E, no espaço virtual, estimule o consumidor a visitar sua loja. 

Entre as ações mais exploradas estão as de caráter promocional, em que a conclusão de uma meta leva o cliente a descontos ou prêmios.

Brindes simples podem convencer consumidores a propagarem a sua marca. 

Podem ser amostras grátis ou mesmo utilitários personalizados, como canetas, agendas e outros itens. 

Você pode utilizar todos os materiais de merchandising para Drogarias e Farmácias para aplicar ações promocionais que devem ser concluídas online.

Para isso, utilize recursos como a impressão de QRs codes, ou mesmo a indicação de posts oficiais nas redes sociais de sua empresa.

O importante é reforçar a relação com o cliente em diversos canais, simultaneamente. 

Isso faz com que o nome e a logomarca de sua empresa estejam sempre presentes na mente do consumidor. 

Resultado? Aumento das vendas, é claro.

Mais sobre materiais de merchandising para Drogarias e Farmácias

Os materiais de merchandising para Drogarias e Farmácias devem ajudar os funcionários a obterem mais sucesso em suas vendas. 

Portanto, é importante que esses materiais estejam dispostos nos setores adequados.

É o óbvio: ofertas de produtos de estética devem ser feitas na sessão de produtos de estética; da mesma forma, promoções de vitaminas têm de ser feitas no setor de vitaminas. E assim por diante.

Um passo fundamental para acertar nesse mapeamento é se colocar no lugar do cliente. Pense sempre em qual é o fluxo de consumo de seus diferentes públicos.

Organize as necessidades dos grupos-alvos de shoppers (clientes-chaves), observando seus roteiros de compras e perguntas frequentes. 

Mantenha o ambiente organizado por setores. E faça as reposições permanentemente, mantendo as gôndolas sempre cheias de produtos, prontos para serem comprados.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se na Newsletter do Blog da Seriana para receber outros textos informativos sobre merchandising em Pontos de Venda. 

Visite nosso site e conheça nossa linha completa de materiais de merchandising para Ponto de Venda.  

Se precisar de informações específicas, fale com um de nossos consultores

Boas vendas! E até a próxima.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Post relacionados

TAGS
Acabamento GráficoAcabamentos EspeciaisAção de MerchandisingAções de MerchandisingAdesivoAdesivo para VidroAdesivo perfurado para carrosambientaçãoAmbientação de lojaAtivação de marcasAtivação em EventosBalcão DesmontávelBalcão PromocionalBalcões PromocionaisBrindes para eventosCampanha de Dia das MãesCampanha de MerchandisingCampanha de NatalCampanha SazonalCampanhas SazonaisCaracterizaçãocavaleteClip Stripsclip-stripComunicação VisualCortescovid-19CrossCross MerchandisingCubo Promocionaldatas comemorativasDecisão de compraDia das MãesDia das Mães no PDVDicas de MerchandisingDisplayDisplay de Alcool GelDisplay de Mesadisplay de produtosDisplay ExpositorDisplay MerchandisingEPIescala de cores CMYKEstoque de produçãoEstratégia de MerchandisingEstratégias de MarketingEstratégias de Merchandisingface shieldFaixafita-crossGigantografiagráficaimpressãoimpressão de materiais gráficosImpressão Digitalimpressão gráficaJornada de CompraLeque PromocionalLogísticaLogística de ProduçãolojaLoja de Conveniêncialoja físicaMarketingMarketing de Experiênciamarketing sazonalmáscara de tecidoMáscarasMatéria-primaMateriais de MerchandisingMateriais de PDVMateriais GráficosMateriais PromocionaisMaterial de campanhaMerchandisingMerchandising de NatalMerchandising no PDVMerchandising para o Dia das MãesMerchandising para o NatalMóbilenatalOffSet UVOmnichannelPDVPeça de Merchandisingpeça-de-merchandinsingpeças de merchandisingPeças GráficasPlacas de Merchandising.Placas para MerchandisingPlacas Personalizadasplanejamento de marketingPonto de VendaPonto ExtraPontos ExtrasPositivaçãoPrecificadoresProdução GráficaProduto GráficoProdutos gráficosPromocionalPromotor de VendaPromotor de Vendasprotetor facialPSPVCRéguas de gôndolaRelevosRéplica GigantografiaserigrafiaSerrilhadosShoppingssinalizaçãosistema de coresStopperSubstratosTécnicas de impressãoTécnicas de MerchandisingTecnologiaTecnologia de impressãoTotemTrade MarketingVincosVisual MerchandisingWobbler