IFood: como chegamos com sucesso ao padrão Pantone da marca

Reproduzir as cores da marca com fidelidade é um requisito básico das boas impressões gráficas. Isso exige capacidade técnica e experiência profissional acumulada. 

Hoje, vamos compartilhar com você, leitor, leitora, o desafio que encaramos para chegar à cor Pantone exata dos Adesivos personalizados produzidos para o IFood.  

A remessa de Adesivos multiuso para IFood foi contratada por uma empresa paulistana de Recarga. Ela é responsável pela distribuição desse material de Merchandising no Brasil.  

Ao procurar um fornecedor capaz de garantir a reprodução correta das características da marca, encontrou na Seriana a parceria ideal. 

  

Processo de desenvolvimento dos Adesivos personalizados IFood 

Produzimos 30.000 Adesivos quadrados, com 15cm de dimensão e corte especial com vértices arredondados. A impressão foi feita em Offset/UV, com 4 cores.   

Esse substrato garante excelente custo-benefício e grande durabilidade. Além disso, pode ser aplicado de forma fácil em diversas superfícies, como pisos, paredes, móveis e vidros.  

Sua remoção também é simples e eficiente, pois não deixa resíduos do substrato nos locais aplicados.  

Importante ressaltar que esse projeto necessitou de um cuidado especial com as cores, pois o  controle de tons na impressão em vinil exige muita atenção e sensibilidade 

O motivo é que as tintas se comportam de forma variada na superfície lisa e escorregadia do substrato. Diferentemente da aderência homogênea que ocorre em materiais porosos como o PP (Polipropileno) e o PS (Poliestireno). 

O arquivo para impressão dos Adesivos personalizados foi enviado com a indicação de cor em padrão Pantone. Também nos foi enviada uma peça pronta, como referência da cor ideal. 

 

O que é o padrão de cor Pantone? 

Normalmente, as impressões são feitas em quatro cores: ciano, magenta, amarelo e preto, conhecidas como CMYK. Ao serem misturadas, criam várias cores novas. 

Algumas empresas preferem desenvolver suas identidades visuais com base no padrão Pantone, de cores únicas. Essas cores são formadas por tintas puras ou pigmentos, sem mistura. 

Em todo o mundo, a cartela de cores Pantone é uma referência obrigatória para gráficas e profissionais de design e propaganda que trabalham com criações e impressões. 

Na hora da produção, as máquinas de impressão são criteriosamente lavadas, para garantir que a impressão será feita apenas com a cor indicada, sem a interferência indevida de qualquer outra.  

No caso dos Adesivos personalizados do IFood, a Seriana desenvolveu uma série de testes com calibragens diferentes nas máquinas. 

Mesmo com todo o esforço profissional dedicado à pesquisa de cores, estava difícil alcançar a referência desejada.  

Criamos então uma Cartela de vermelhos exclusiva para esse cliente.  

A Cartela foi enviada para a empresa contratante, que identificou o tom ideal.  

A partir daí, foi possível fazermos a impressão perfeita. Agora, essa Cartela servirá como guia para orientar o cliente em outros materiais impressos no futuro.

Ifood 

Gerenciamento de cores. Como funciona? 

É comum que clientes tenham a percepção de que as cores dos seus impressos saíram diferentes da visualização em um monitor de computador. 

Isso acontece porque cada dispositivo tem características diferentes, como o uso de cores, aplicação e substrato utilizado 

Para resolver essa questão, foi criado o gerenciamento de cores, que envolve quatro principais atributos: 

Calibração: responsável por ajustar a reprodução de cores nos dispositivos, a fim de reproduzir as imagens em padrões conhecidos e constantes.  

Caracterização: que avalia e define os padrões de cores que cada um dos dispositivos consegue entregar.  

Conversão: após a caracterização, é preciso relacionar os resultados possíveis aos desejáveis, a fim de garantir que a impressão tenha o maior nível de fidelidade em relação às cores originais ou de entrada.  

Consistência: indica que, para conseguir um padrão de cores ideal, é necessário passar por todos os passos anteriores.  


Como garantir o padrão de cores a partir do olhar humano?

Algumas empresas usam um aparelho chamado espectrofotômetro para controlar as cores de impressos em diferentes tipos de substratos, incluindo plásticos, metais e tecidos.  

Mas também pode-se fazer essa validação sem esse equipamento, por meio de algumas orientações.  

É importante, por exemplo, que quem trabalha em gráficas tenha o teste de acuidade visual sempre em dia. Isso pode ser feito por meio de uma consulta com um oftalmologista.  

Da mesma forma, é importante que clientes e fornecedores realizem esse exame.  

Porém, como nem sempre é possível garantir a acuidade visual de todas as partes interessadas, deve-se evitar ao menos que pessoas com algum grau de dificuldade visual não façam parte do grupo de aprovadores das cores em materiais impressos.  


Você sabia que o horário do dia pode impactar na visualização de cores? 
 

Isso tem a ver com o CRI, ou IRC (Índice de Reprodução de Cor). Para a reprodução correta, é fundamental que o CRI esteja com pelo menos 90% de fidelidade.  

Nesse caso, a melhor luz é a do sol do meio-dia, quando poderemos conseguir chegar mais próximos de 100%.  

Estabelecer a melhor cor de fundo para avaliação, com tons neutros, como o cinza, também faz toda a diferença.  

Assim como definir uma carta de tolerâncias visuais. E aprovar essa carta com clientes e fornecedores a fim de alinhar expectativas.  

Outra orientação a ser seguida é a da escolha de cores das roupas dos profissionais responsáveis por controlar as cores dos impressos. Isso porque roupas com tons muito cromáticos podem interferir na avaliação.  

É fundamental contar com um fornecedor profissional de confiança, que vai utilizar toda a sua experiência para alcançar o a cor exata da sua marca.  

É o caso da Seriana. Da mesma forma que nos dedicamos com sucesso à impressão dos Adesivos personalizados do IFood, estamos prontos para atender sua empresa, qualquer que seja o desafio.
 

Entre em contato e solicite um orçamento!

É só ligar para os telefones (31) 97157-3003 ou (31) 3279-8200, em Minas Gerais, ou (11) 97280-4254, em São Paulo. 

Ou enviar um e-mail para atendimento@seriana.com.br. 

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