O que é PDV inteligente: conceito e exemplos

A forma mais simples de dizer o que é PDV é a partir do significado da sigla: Ponto de Venda.

Esse termo aplica-se a todos os tipos de espaços físicos onde consumidores encontram produtos para comprar.

Já para as lojas online, Pontos de Venda virtuais ou canais digitais, os termos mais usados são e-commerces ou market places.

Em lojas físicas modernas, esses espaços digitais são divulgados internamente, criando uma comunicação omnichannel com os consumidores.

No artigo de hoje, você verá alguns exemplos de PDVs inteligentes, que usam estratégias de merchandising fortes para aproveitar bem todos os ambientes.

Exemplos que representam bem o que é PDV inteligente

Não há um único formato certo, tamanho ou layout padrão para um Ponto de Venda.

Pode ser uma loja exclusiva dos produtos de uma determinada marca. Ou ambientes multimarcas, como as lojas de departamentos, conveniências ou supermercados. 

Listamos aqui cinco exemplos que demonstram o que são Pontos de Venda inteligentes.

1 .Lojas exclusivas de grandes marcas 

Podem ser encontradas em diferentes locais, como shoppings, calçadões e centros comerciais.  

Todas elas personalizam seus espaços internos nos mínimos detalhes, aliando ambientações únicas a mensagens certeiras de merchandising.  

Utilizam Adesivos para plotar paredes, tetos e vitrines, e investem na criação de mobiliários e Displays Expositores de Produtos sob medida.

Também incluem peças que ajudam a criar ambientes exclusivos, como CubosTotens e Móbiles. 

Destacamos lojas da Nike, Vivo, Apple, Natura, entre outras.  

2 . Mercados – sejam eles super, hiper ou até mini

Esses são Pontos de Venda que têm como objetivo oferecer aos consumidores o maior sortimento possível de produtos em apenas uma compra.  

Aplicam o conceito chamado de “one stop” – ou, em português, uma parada.

Esses locais disponibilizam uma série de categorias e marcas, de acordo com seu tamanho, localização e público-alvo.

Em ambientes multimarcas, a importância do trabalho de Merchandising é ainda maior. É grande a necessidade de apresentar diferenciais competitivos em meio a tantas outras opções.

Cabe aos fabricantes dos produtos distribuídos em mercados criar estratégias e peças de Merchandising capazes de contribuir para esse destaque.

Algumas das peças mais utilizadas nesses Pontos de Venda são as Testeiras e Réguas de GôndolasWobblersPrecificadores e Clip Strips.

Exemplos de grandes redes de supermercados: Carrefour, Pão de Açúcar, Wallmart, entre outras. 

3. Lojas de departamentos  

Esse modelo de loja também exemplifica perfeitamente o que é PDV inteligente. O trabalho de Branding é tão bem-feito, que chega a parecer que essas lojas vendem apenas uma marca.  

Assim como os supermercados, são grandes espaços multimarcas, que apresentam imensa variedade de produtos e seções.

Entre os produtos mais vendidos nesses locais estão os artigos de vestuário, perfumaria e acessórios. Todos eles reapresentados ao público de acordo com a identidade visual da loja. 

Para unificar essa comunicação, as lojas de departamento investem em peças de Merchandising como Etiquetas e Tags personalizadas, Embalagens próprias, Placas de sinalização internas, entre outras.  

É o caso de Renner, C&A, Centauro, Marisa, Pernambucanas e Decathlon.  

4. Lojas de conveniência

Como o próprio nome já diz, esse tipo de PDV indica estabelecimentos comerciais instalados em locais estratégicos, como os postos de combustíveis.  

Os comércios de aeroportos, rodoviárias e pontos turísticos também se enquadram na categoria de lojas de conveniência.  

A proposta desses espaços é aproveitar a presença de consumidores em trânsito para oferecer facilidades irresistíveis.  

Essas lojas costumam trabalhar em modelo híbrido, com produtos de terceiros e também itens de fabricação própria. 

Para colocar as estratégias de Merchandising em prática, utilizam materiais como Banners e FaixasCavaletes e peças interativas, como as Roletas de Prêmios 

5. Quiosques e outros pequenos modelos de PDV

São pequenos espaços de compras, normalmente atendidos por um ou dois vendedores, ou em formato self service 

Estão localizados em locais com grande fluxo de pessoas, como shoppings, supermercados e outros centros comerciais. 

Os quiosques, totens e máquinas mais comuns vendem guloseimas e bebidas. Também é possível encontrar outras categorias de produtos, como livros, flores, pequenos presentes e maquiagens.

A otimização do espaço é o que mais conta na hora de criar ferramentas de Merchandising para esse modelo de Ponto de Venda. 

Por isso, os Adesivos estão entre os materiais mais produzidos para esses ambientes, pois podem ser colados diretamente nos balcões. Nos quiosques, os Displays em L também são muito utilizados.

Os Totens são muito úteis para sinalizar e destacar à distância esses Pontos de Venda para os consumidores, já que geralmente disputam espaço com outros tipos de lojas maiores. 

O futuro dos PDVs inteligentes  

Muitas marcas têm trocado o conceito de PDV pelo novo termo PDX, Ponto de Experiência.  

Nesse formato, o Ponto de Venda deixa de ser um local onde os consumidores apenas encontram produtos à venda.  

Passa a ser construído como um ambiente que amplia e aprofunda o relacionamento com o consumidor, uma vez que procura estimular emoções positivas nas pessoas.  

Isso significa investir em técnicas de Visual Merchandising, que ajudam a atrair, surpreender e cativar o consumidor em sua experiência de compra.  

Proporcionar experiências é uma forma de prolongar a presença das pessoas no ambiente da loja. E também de fidelizar. 

Quando um consumidor se sente bem em um ambiente, as chances de retorno são muito maiores. Além disso, aumenta a possibilidade de que ele faça a sempre desejada “propaganda boca-a-boca”, elogiando e recomendando a loja para familiares e amigos. 

Entre em contato com a Seriana 

Agora que já falamos um pouco sobre o que é PDV inteligente, é hora de planejar a melhor estratégia para expor seus produtos nesses ambientes. E garantir mais vendas.  

A Seriana é especialista em materiais de Merchandising para Pontos de Venda.  

Nossa equipe está à disposição para ajudar a sua empresa a pensar em soluções exclusivas para cativar seus consumidores.  

Acesse o site da Seriana, conheça nossos produtos e entre em contato conosco.  

Os telefones são: (31) 97157-3003 ou (31) 3279-8200, em Minas Gerais ou (11) 97280-4254, em São Paulo. 

Você também pode enviar um e-mail para atendimento@seriana.com.br . Responderemos o mais breve possível.  

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