Feiras, festivais de música e espetáculos culturais são ótimas oportunidades para ativação de marca em eventos.
Para que isso aconteça, são abertas diferentes cotas de patrocínio e as marcas podem escolher o melhor tipo de ativação para elas.
Podem ser ações de experimentação e degustação, exposição de novos produtos, entrega de brindes ou promoções.
O que todas têm em comum é o objetivo de promover conexão com os participantes e potenciais clientes da marca.
Neste artigo, falaremos mais sobre a ativação de marca em diferentes tipos de eventos, além de trazermos dicas de peças gráficas que ajudam a criar ambientes atrativos e memoráveis.
A importância da ativação de marca em eventos
Para a organização de ações impactantes, grandes eventos sempre buscam patrocínio de marcas que se relacionam bem com o público.
Em troca, oferecem espaços para que a marca se envolva e interaja com os participantes das mais diferentes maneiras.
Ou seja, a empresa patrocinadora consegue divulgar a sua marca em uma grande plataforma, com circulação de pessoas que têm proximidade com o perfil da empresa.
O Rock in Rio é um ótimo exemplo.
A cada dois anos, os patrocinadores inovam em espaços que trazem uma mensagem ou posicionamento relevante que fique na memória de quem está aproveitando o festival.
Em 2022, grandes marcas como Itaú, C&A, Heineken, Coca-Cola, Americanas, KitKat, Natura e Tim marcaram forte presença no evento.
Foram mais de 40 espaços criados para promover experiências marcantes na Cidade do Rock.
Além da musical, há outras áreas do mercado que oferecem excelentes benefícios para marcas de diferentes nichos.
Show Rural Coopavel, para o agronegócio; Web Summit, para comunicação; e Autocom, para o setor de automação, são opções para marcas com interesse nesses segmentos.
E não podemos esquecer de feiras temáticas, workshops, simpósios e outros encontros menores que também entregam grandes benefícios.
Benefícios da ativação de marca em evento
Com a distribuição de brindes, exposição da marca em brinquedos, palcos ou estandes e criação de espaços instagramáveis (locais bonitos para as pessoas fazerem fotos e vídeos para postar nas redes sociais), as marcas têm diferentes vantagens.
Eis os principais benefícios da ativação de marca em eventos:
- Promoção de imagem da marca.
- Engajamento do público.
- Criação de conexão emocional e memória afetiva entre a marca e o público-alvo.
- Aumento de vendas.
- Fidelização de clientes.
- Potencialização da visibilidade e da reputação da marca.
- Envolvimento com os participantes.
- Destaque perante os concorrentes.
Como criar experiências personalizadas na ativação de marca em eventos?
Em um primeiro momento é interessante considerar que eventos exigem uma complexidade alta de logística e organização.
Todas as premissas devem ser provocadas a fim de evitar qualquer problema, como condições climáticas, excesso ou falta de público, recursos e infraestrutura, por exemplo.
Confira algumas dicas para ter ótimos resultados.
- Conheça o público-alvo: entenda as necessidades das pessoas durante o evento e ofereça soluções que relacionem sua marca com interesses em comum.
- Conheça o local: entenda as particularidades, quais são as outras marcas patrocinadoras, espaço destinado para ativação, etc.
- Crie experiências interativas: invista em ações nas quais o público possa ser envolvido ativamente com jogos, demonstrações, concursos, entre outras.
- Ofereça atendimento personalizado: contrate e treine uma equipe especializada para tirar qualquer dúvida e ajudar a organizar a ativação.
- Invista em peças gráficas de qualidade: valorize a escolha do substrato, faça a seleção adequada de formato, tamanho, cores e mensagens. Em uma ativação, é fundamental que a imagem da sua marca chame a atenção positivamente.
5 Peças gráficas para impactar o público na ativação de marca em eventos
Para que a experiência da ativação seja completa, é preciso que a imagem da marca reflita todos os seus atributos positivos.
Nesse contexto, as peças gráficas escolhidas fazem toda a diferença para que sua marca alcance os melhores resultados.
Esses materiais ajudam a criar espaços atrativos, personalizados e a transmitir mensagens e informações importantes.
Veja 5 exemplos de peças usadas nesse tipo de ativação.
Réplicas de GigantografiaÉ uma peça de alto impacto, leve e fácil de transportar. Pelo seu tamanho, mesmo vista de longe é atrativa. Uma ótima solução para compor espaços temáticos em ativação de marca em eventos. Permite a reprodução fiel de diferentes tipos de embalagens de produtos. Quando inserida em um ambiente descontraído, chama a atenção para fotos e interação do público.
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![]() | Roleta de Prêmios PersonalizadaÉ produzida especialmente para ativações interativas, valendo prêmios — uma excelente opção para feiras de exposições de negócios. Pode ser instalada em qualquer tipo de ambiente e não precisa de energia para funcionar. É desenvolvida sob medida, conforme as necessidades de cada cliente. Além disso, é 100% personalizável com a ação pensada para o evento. |
Balcão DesmontávelÓtima solução para expor produtos e criar ações de experimentação. Pode ser produzido em diferentes formatos e tamanhos, sempre usando um substrato durável e resistente. É fácil de locomover e montar, ideal para usar em diferentes locais. | ![]() |
![]() | Cubo PersonalizadoAlém de ser usado como decoração, pode fazer parte de um cenário instagramável ou de uma ativação interativa. São seis faces personalizáveis, nas quais podem ser inseridas diferentes mensagens, além do logotipo da empresa. Podem ser feitos em diferentes cores e tamanhos, causando impacto imediato aos olhos do público-alvo. |
Display CrossÉ uma das peças de Merchandising mais versáteis que existe. Para eventos, pode ser desenvolvido em diferentes formatos e tamanhos, para potencializar a exposição dos produtos e conexão com os participantes. | ![]() |
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Os especialistas da Seriana estão à disposição para contribuir com a melhor estratégia para ativação de marca em eventos.
Solicite um orçamento por meio do e-mail atendimento@seriana.com.br.
Se preferir, entre em contato por telefone: (31) 97157-3003 / (31) 3279-8200, em Minas Gerais; ou (11) 97280-4254, em São Paulo.