As 5 etapas do processo gráfico que garantem a qualidade de impressão

O processo gráfico de qualidade tem 5 etapas principais, que vão da idealização de uma campanha de Merchandising à concretização das peças gráficas planejadas.

A produção gráfica tem uma série de métodos e tecnologias específicos, e entender esse mecanismo facilita a criação de materiais criativos e atraentes.

Quando marca, agência de Marketing e gráfica estão alinhados quanto aos objetivos traçados e caminhos escolhidos, os resultados alcançam o sucesso esperado.

Preparamos este artigo para explicar sobre como manter esse alinhamento em todo o processo, evitando ruídos desnecessários e garantindo uma entrega de qualidade e excelência.

Acompanhe para saber mais!

Afinal, o que é processo gráfico?

É o processo que resulta na produção de peças gráficas.

Aqui, consideramos cada uma das etapas desse processo, porque sabemos que todas são importantes para o desenvolvimento e manutenção das peças de Merchandising.

Então, desde a solicitação da demanda até a positivação, é preciso estar atento a cada detalhe.

Assim, é possível alcançar o alto padrão de qualidade na produção para ser fiel ao design original e garantir durabilidade às peças.

Por que é importante conhecer cada etapa do processo gráfico?

Além de evitar retrabalho e prejuízo, o conhecimento geral sobre o processo de produção de materiais de Merchandising tem uma série de vantagens. Entre elas:

  • Comunicação efetiva com fornecedores: ao conhecer todas as possibilidades gráficas, fica mais fácil expressar as necessidades e expectativas de forma clara e precisa, usando os termos técnicos corretos.
  • Conhecimento de prazos de execução: para evitar custos extras relacionados a prazos urgentes ou correções de última hora.
  • Maior capacidade de negociação: saber identificar processos e tecnologias de impressão otimiza os custos e o tempo de produção e, assim, é possível comparar diferentes propostas.
  • Decisões estratégicas: escolher a tecnologia de impressão adequada, considerando os impactos de custo, produção e qualidade, além de acertar nas escolhas de cores e acabamentos.
  • Contribuir com a qualidade da produção: ao preparar adequadamente os arquivos, aprovar a prova de impressão, escolher a tecnologia e monitorar a instalação, por exemplo.

As principais etapas do processo gráfico

Você não precisa ser especialista no processo gráfico para garantir que as peças de Merchandising sejam desenvolvidas conforme o planejado.

Nesse contexto, é importante contar com fornecedores parceiros que “joguem junto” e estejam dispostos a encontrar as melhores soluções para sua campanha e estratégia de comunicação.

Reconhecer o papel importante de cada uma das etapas da produção é essencial para manter a boa comunicação e o alinhamento entre a empresa e o (s) fornecedor (es).

Então, agora falaremos mais sobre as principais etapas desse processo. Confira:

Apresentação da demanda e briefing

Tudo começa com a solicitação da demanda.

É aqui que serão definidas e alinhadas as expectativas da campanha.

O que, por que, quando, como… são algumas perguntas básicas que devem ser respondidas para que uma gráfica possa criar uma boa proposta de produção.

O conhecimento, nessa etapa, fará com que esse briefing seja apresentado da forma mais clara e técnica possível, em relação ao uso do material, cores, acabamento e nitidez, entre outros detalhes.

A gráfica contratada também pode contribuir com questionamentos que ajudem a complementar o briefing, explicando as especificações e diferenças entre os substratos para impressão, por exemplo.

Pré-impressão

Demanda solicitada: é hora de enviar os arquivos para a gráfica.

Em alguns casos, é preciso “fechar” o arquivo de uma maneira específica a fim de garantir o resultado esperado para as peças de Merchandising.

Saber sobre os diferentes formatos de arquivo evita retrabalho e perda de tempo.

Isso porque elimina a necessidade de retornar os documentos para que a empresa ou agência criadora das artes realizem os ajustes necessários.

Impressão teste e boneco

Mesmo quando o envio do arquivo é feito de forma correta, é muito importante fazer uma impressão teste ou montar um boneco.

O boneco é muito usado quando a peça tem cortes, acabamentos e montagens específicas, caso das Embalagens, por exemplo.

Além de garantir a qualidade, essa etapa é quando o cliente deve aprovar cores, formatos, contrastes, texturas, e outros detalhes.

Impressão

O conhecimento sobre o processo gráfico também contribui com decisões sobre a etapa de impressão em si.

Um exemplo é a escolha das melhores tecnologias, que podem ser complementares. Algumas delas são:

  • Serigrafia: recomendada para altas tiragens, principalmente pelo custo-benefício.
  • Offset UV: a mais sustentável entre as tecnologias de impressão, muito escolhida pela versatilidade em aplicação de substratos e qualidade de imagem.
  • Impressão digital: recomendada para trabalhos com tiragens pequenas e que exigem prazos curtos de produção.

Para decidir, além de conhecer suas características, é importante definir qual é a sua prioridade de acordo com os objetivos de comunicação nos Pontos de Venda.

Acabamento

Em geral, o processo gráfico não acaba quando uma peça sai da máquina.

A finalização é dada com o acabamento, que garante durabilidade e sofisticação estética para os materiais de Merchandising.

Saber as possibilidades das facas especiais contribui com uma criação diferenciada e complexa, oferecendo peças inovadoras e eficientes para a sua campanha.

Os principais acabamentos gráficos são: laminação, verniz, corte e vinco, faca especial, hot stamping, bordas arredondadas, relevo e refile.

Cubagem

Processo gráfico finalizado! Mas ainda há um caminho até a positivação.

A cubagem é o cálculo usado para definir o espaço que a mercadoria ocupa dentro do transporte. É importante para garantir a otimização e o cuidado necessário com as peças de Merchandising produzidas.

Apesar de não fazer parte da produção gráfica em si, é um processo fundamental dentro da logística de produção. 

Garanta a qualidade no processo gráfico

Contar com uma gráfica especializada na produção gráfica de peças de Merchandising é fundamental para garantir resultados positivos na sua campanha de Merchandising.

Com 45 anos de mercado e de experiência acumulada atendendo clientes em todo o Brasil, a Seriana tem um time de especialistas pronto para contribuir, do briefing ao acabamento, com a qualidade das impressões personalizadas com a marca e as cores de sua empresa.

Acesse o site da Seriana para conferir algumas das soluções oferecidas.

E solicite seu orçamento por meio do WhatsApp (31) 97157-3003. Se preferir, envie um e-mail para atendimento@seriana.com.br.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Post relacionados

TAGS
Acabamento GráficoAcabamentos EspeciaisAção de MerchandisingAções de MerchandisingAdesivoAdesivo para VidroAdesivo perfurado para carrosambientaçãoAmbientação de lojaAtivação de marca em eventos.Ativação de marcasAtivação em EventosBalcão DesmontávelBalcão PromocionalBalcões PromocionaisBanners.Brindes para eventosCampanha de Dia das MãesCampanha de MerchandisingCampanha de NatalCampanha SazonalCampanhas SazonaisCaracterizaçãocavaleteClip Stripsclip-stripComunicação VisualCortescovid-19CrossCross MerchandisingCubo Promocionaldatas comemorativasDecisão de compraDia das MãesDia das Mães no PDVDicas de MerchandisingDisplayDisplay de Alcool GelDisplay de Mesadisplay de produtosDisplay ExpositorDisplay MerchandisingDisplay para MerchandisingEPIescala de cores CMYKEstoque de produçãoEstratégia de MerchandisingEstratégias de MarketingEstratégias de MerchandisingEstratégias de Trade Marketingface shieldFaixafita-crossGigantografiagráficaimpressãoimpressão de materiais gráficosImpressão Digitalimpressão gráficaJornada de CompraLeque PromocionalLogísticaLogística de ProduçãolojaLoja de Conveniêncialoja físicaMarketingMarketing de Experiênciamarketing sazonalmáscara de tecidoMáscarasMatéria-primaMateriais de MerchandisingMateriais de PDVMateriais GráficosMateriais PromocionaisMaterial de campanhaMerchandisingMerchandising de NatalMerchandising InteligenteMerchandising no PDVMerchandising para o Dia das MãesMerchandising para o NatalMerchandising para PDVMóbilenatalOffSet UVOmnichannelPDVPDVsPeça de Merchandisingpeça-de-merchandinsingpeças de merchandisingPeças GráficasPlaca de Merchandising.PlacasPlacas de Merchandising.Placas para MerchandisingPlacas Personalizadasplanejamento de marketingPonto de VendaPonto de VendasPonto ExtraPontos ExtrasPositivaçãoPrecificadoresProdução GráficaProduto GráficoProdutos gráficosPromocionalPromotor de VendaPromotor de Vendasprotetor facialPSPVCRéguas de gôndolaRéguas de gôndolasRelevosRéplica GigantografiaserigrafiaSerrilhadosShoppingssinalizaçãosistema de coresStopperSubstratosTécnicas de impressãoTécnicas de MerchandisingTecnologiaTecnologia de impressãoTesteirasTotemTrade MarketingVincosVisual MerchandisingWobblerWobblers