Aumente as vendas no PDV praticando o Merchandising Inteligente

Aumentar as vendas é o objetivo de toda e qualquer estratégia de Marketing de uma empresa.

É sempre bom reforçar o óbvio: para um negócio crescer, ele precisa ser lucrativo.

E apesar de não ser o único esforço para garantir esse indicador, o planejamento da evolução das vendas tem impacto positivo direto nos resultados.

Por sua vez, o Merchandising tem potencial para impactar e influenciar sensivelmente o comportamento do consumidor no Ponto de Venda.

Assim, para te ajudar a tomar as melhores decisões e aumentar as vendas no PDV, trouxemos neste artigo o conceito de Merchandising Inteligente e algumas dicas para a sua aplicação.

O que é Merchandising Inteligente?

O Merchandising Inteligente é uma abordagem avançada e estratégica para influenciar a tomada de decisão do consumidor no Ponto de Venda.

Essa abordagem se diferencia do Merchandising comum em diversos aspectos:

  • Uso de dados: análise de dados para entender o perfil do consumidor, permitindo uma abordagem mais personalizada e direcionada. Por meio dessa ação é possível tomar decisões para realizar mudanças de forma mais rápida e assertiva.
  • Tecnologia: envolve o uso de tecnologias avançadas para coletar dados em tempo real e ajustar as ações conforme necessário.
  • Omnichannel: considera a integração entre os diferentes canais de venda, como lojas físicas, online, mobile, entre outros, para proporcionar um contato consistente e coerente em todos os pontos de contato com o consumidor.
  • Personalização: ao compreender melhor as preferências e hábitos dos consumidores é possível personalizar as experiências de compra, adaptando-se às necessidades individuais dos clientes.

Grandes redes e empresas, como Johnson & Johnson, Alpargatas, Coca-Cola, 3M, Perdigão e Novartis, por exemplo, aplicam estratégias inteligentes, priorizando equipes especializadas e a análise de dados e insights para conectar o investimento aos resultados eficazes.

Merchandising Inteligente e Trade Marketing

Ambos estão intimamente ligados no mundo do varejo, compartilhando objetivos comuns de melhorar a visibilidade dos produtos e aumentar as vendas no PDV.

Em sua essência, o Trade Marketing busca uma colaboração eficaz entre fabricantes e varejistas para impulsionar as conversões.

Já o Merchandising Inteligente concentra-se na execução eficaz dessas técnicas.

Alinhada ao uso de tecnologia e análise de dados, essa colaboração entre técnicas promocionais e execução eficaz cria uma jornada de compra positiva, resultando em clientes satisfeitos e maior lucratividade das empresas.

É fato que os varejistas têm flexibilidade para a aplicação de técnicas de Merchandising no Ponto de Venda, mas é importante que os fabricantes determinem o controle dos padrões e das diretrizes planejados.

Para as marcas, as estratégias inteligentes desempenham um papel crucial ao influenciar e monitorar os varejistas de forma eficaz, garantindo a conformidade com os padrões estabelecidos.

Por isso, além de conhecer, é importante que fabricantes e varejistas mantenham uma comunicação frequente para a certificação da aplicação do Merchandising Inteligente para aumentar as vendas.

Técnicas de Merchandising Inteligente para aumentar as vendas no PDV

A aplicação das melhores técnicas e recursos pode variar conforme a região, a marca, o tipo de produto e o PDV.

No entanto, é possível desenvolver critérios padronizados para garantir que todos os Pontos de Venda sigam o mesmo direcionamento.

Entre eles, podemos destacar:

  • Exposição e sortimento de produtos adequados ao público, com base em dados dos varejistas.
  • Criação e otimização de um planograma para cada Ponto de Venda, com sistemas especializados para automatizar tarefas manuais, como o controle de estoque.
  • Diretrizes para apresentação dos produtos e desenvolvimento de produtos gráficos para Comunicação Visual.
  • Critérios para a realização de atividades promocionais no Ponto de Venda, como espaços para degustação ou experiências imersivas.
  • Orientações e treinamento para os promotores de vendas, para padronizar o comportamento, desenvolver habilidades e aprofundar a conexão com os consumidores.
  • Definição de um modelo de relatório padronizado, para ser compartilhado com os demais stakeholders para mensurar os resultados e tomar decisões estratégicas.

O papel da Comunicação Visual para aumentar as vendas com o Merchandising Inteligente

A Comunicação Visual se integra às estratégias de Merchandising Inteligente de diversas maneiras, sendo fundamental para otimizar a jornada de compra e destacar produtos e promoções.

A análise de dados permite compreender o perfil e o comportamento dos consumidores, possibilitando a criação de peças gráficas personalizadas, atraentes e impactantes.

Além disso, permite a personalização da Comunicação Visual, possibilitando uma conexão mais profunda da marca com cada consumidor.

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