Aumente as vendas no PDV praticando o Merchandising Inteligente

Aumentar as vendas é o objetivo de toda e qualquer estratégia de Marketing de uma empresa.

É sempre bom reforçar o óbvio: para um negócio crescer, ele precisa ser lucrativo.

E apesar de não ser o único esforço para garantir esse indicador, o planejamento da evolução das vendas tem impacto positivo direto nos resultados.

Por sua vez, o Merchandising tem potencial para impactar e influenciar sensivelmente o comportamento do consumidor no Ponto de Venda.

Assim, para te ajudar a tomar as melhores decisões e aumentar as vendas no PDV, trouxemos neste artigo o conceito de Merchandising Inteligente e algumas dicas para a sua aplicação.

O que é Merchandising Inteligente?

O Merchandising Inteligente é uma abordagem avançada e estratégica para influenciar a tomada de decisão do consumidor no Ponto de Venda.

Essa abordagem se diferencia do Merchandising comum em diversos aspectos:

  • Uso de dados: análise de dados para entender o perfil do consumidor, permitindo uma abordagem mais personalizada e direcionada. Por meio dessa ação é possível tomar decisões para realizar mudanças de forma mais rápida e assertiva.
  • Tecnologia: envolve o uso de tecnologias avançadas para coletar dados em tempo real e ajustar as ações conforme necessário.
  • Omnichannel: considera a integração entre os diferentes canais de venda, como lojas físicas, online, mobile, entre outros, para proporcionar um contato consistente e coerente em todos os pontos de contato com o consumidor.
  • Personalização: ao compreender melhor as preferências e hábitos dos consumidores é possível personalizar as experiências de compra, adaptando-se às necessidades individuais dos clientes.

Grandes redes e empresas, como Johnson & Johnson, Alpargatas, Coca-Cola, 3M, Perdigão e Novartis, por exemplo, aplicam estratégias inteligentes, priorizando equipes especializadas e a análise de dados e insights para conectar o investimento aos resultados eficazes.

Merchandising Inteligente e Trade Marketing

Ambos estão intimamente ligados no mundo do varejo, compartilhando objetivos comuns de melhorar a visibilidade dos produtos e aumentar as vendas no PDV.

Em sua essência, o Trade Marketing busca uma colaboração eficaz entre fabricantes e varejistas para impulsionar as conversões.

Já o Merchandising Inteligente concentra-se na execução eficaz dessas técnicas.

Alinhada ao uso de tecnologia e análise de dados, essa colaboração entre técnicas promocionais e execução eficaz cria uma jornada de compra positiva, resultando em clientes satisfeitos e maior lucratividade das empresas.

É fato que os varejistas têm flexibilidade para a aplicação de técnicas de Merchandising no Ponto de Venda, mas é importante que os fabricantes determinem o controle dos padrões e das diretrizes planejados.

Para as marcas, as estratégias inteligentes desempenham um papel crucial ao influenciar e monitorar os varejistas de forma eficaz, garantindo a conformidade com os padrões estabelecidos.

Por isso, além de conhecer, é importante que fabricantes e varejistas mantenham uma comunicação frequente para a certificação da aplicação do Merchandising Inteligente para aumentar as vendas.

Técnicas de Merchandising Inteligente para aumentar as vendas no PDV

A aplicação das melhores técnicas e recursos pode variar conforme a região, a marca, o tipo de produto e o PDV.

No entanto, é possível desenvolver critérios padronizados para garantir que todos os Pontos de Venda sigam o mesmo direcionamento.

Entre eles, podemos destacar:

  • Exposição e sortimento de produtos adequados ao público, com base em dados dos varejistas.
  • Criação e otimização de um planograma para cada Ponto de Venda, com sistemas especializados para automatizar tarefas manuais, como o controle de estoque.
  • Diretrizes para apresentação dos produtos e desenvolvimento de produtos gráficos para Comunicação Visual.
  • Critérios para a realização de atividades promocionais no Ponto de Venda, como espaços para degustação ou experiências imersivas.
  • Orientações e treinamento para os promotores de vendas, para padronizar o comportamento, desenvolver habilidades e aprofundar a conexão com os consumidores.
  • Definição de um modelo de relatório padronizado, para ser compartilhado com os demais stakeholders para mensurar os resultados e tomar decisões estratégicas.

O papel da Comunicação Visual para aumentar as vendas com o Merchandising Inteligente

A Comunicação Visual se integra às estratégias de Merchandising Inteligente de diversas maneiras, sendo fundamental para otimizar a jornada de compra e destacar produtos e promoções.

A análise de dados permite compreender o perfil e o comportamento dos consumidores, possibilitando a criação de peças gráficas personalizadas, atraentes e impactantes.

Além disso, permite a personalização da Comunicação Visual, possibilitando uma conexão mais profunda da marca com cada consumidor.

Faça o seu orçamento de peças de Comunicação Visual com a Seriana

Com 45 anos de experiência na produção de materiais gráficos para Pontos de Venda, a Seriana é especialista em soluções de Merchandising eficazes, que podem contribuir para aumentar as vendas no PDV.

Para conhecer nossos produtos, acesse o nosso site.

E para solicitar uma proposta técnica e comercial, entre em contato por e-mail: atendimento@seriana.com.br.

Se preferir, também estamos disponíveis no WhatsApp ou pelos telefones (31) 97157–3003 ou (31) 3279–8200 em Minas Gerais, ou (11) 97280–4254 em São Paulo.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Post relacionados

TAGS
Acabamento GráficoAcabamentos EspeciaisAção de MerchandisingAções de MerchandisingAdesivoAdesivo para VidroAdesivo perfurado para carrosambientaçãoAmbientação de lojaAtivação de marcasAtivação em EventosBalcão DesmontávelBalcão PromocionalBalcões PromocionaisBanners.Brindes para eventosCampanha de Dia das MãesCampanha de MerchandisingCampanha de NatalCampanha SazonalCampanhas SazonaisCaracterizaçãocavaleteClip Stripsclip-stripComunicação VisualCortescovid-19CrossCross MerchandisingCubo Promocionaldatas comemorativasDecisão de compraDia das MãesDia das Mães no PDVDicas de MerchandisingDisplayDisplay de Alcool GelDisplay de Mesadisplay de produtosDisplay ExpositorDisplay MerchandisingEPIescala de cores CMYKEstoque de produçãoEstratégia de MerchandisingEstratégias de MarketingEstratégias de MerchandisingEstratégias de Trade Marketingface shieldFaixafita-crossGigantografiagráficaimpressãoimpressão de materiais gráficosImpressão Digitalimpressão gráficaJornada de CompraLeque PromocionalLogísticaLogística de ProduçãolojaLoja de Conveniêncialoja físicaMarketingMarketing de Experiênciamarketing sazonalmáscara de tecidoMáscarasMatéria-primaMateriais de MerchandisingMateriais de PDVMateriais GráficosMateriais PromocionaisMaterial de campanhaMerchandisingMerchandising de NatalMerchandising no PDVMerchandising para o Dia das MãesMerchandising para o NatalMerchandising para PDVMóbilenatalOffSet UVOmnichannelPDVPeça de Merchandisingpeça-de-merchandinsingpeças de merchandisingPeças GráficasPlacas de Merchandising.Placas para MerchandisingPlacas Personalizadasplanejamento de marketingPonto de VendaPonto de VendasPonto ExtraPontos ExtrasPositivaçãoPrecificadoresProdução GráficaProduto GráficoProdutos gráficosPromocionalPromotor de VendaPromotor de Vendasprotetor facialPSPVCRéguas de gôndolaRéguas de gôndolasRelevosRéplica GigantografiaserigrafiaSerrilhadosShoppingssinalizaçãosistema de coresStopperSubstratosTécnicas de impressãoTécnicas de MerchandisingTecnologiaTecnologia de impressãoTesteirasTotemTrade MarketingVincosVisual MerchandisingWobblerWobblers