Omnichannel Merchandising e Identidade Visual: a união necessária

Quem acompanha a evolução do Marketing, com certeza já ouviu falar no termo Omnichannel Merchandising 

Neste artigo, abordaremos a importância e a necessidade de alinhar essa estratégia com a identidade visual da marca. 

Porque o consumidor percebe quando a identidade dos Pontos de Vendas físicos é a mesma dos ambientes digitais.  

Por isso, uma boa estratégia visual deve integrar todos os canais de comunicação entre a marca e o público, tanto online quanto off-line.  

Essa identificação imediata dá confiança ao consumidor em relação à marca e seus produtos. 

Identificação e confiança aumentam as chances de que ele acredite na marca e se torne um fiel comprador.   

A estratégia Omnichannel Merchandising faz com que a empresa mantenha conexão com seus clientes em todos os espaços.  

É assim que marcas consistentes proporcionam experiências multicanais coerentes entre si, reforçando narrativas positivas para seu público.

Como unir o Visual e o Omnichannel Merchandising  

Uma estratégia de merchandising forte e eficiente garante que a atenção do cliente seja conquistada. A ideia é sempre oferecer-lhe uma experiência memorável.  

A estratégia de Merchandising Visual está relacionada com tudo aquilo que o cliente vê nas lojas físicas.  

Ou seja, engloba todos os elementos visuais do Ponto de Venda: fachada, iluminação, design agradável e equipe de atendimento uniformizada. 

O objetivo é apresentar e exibir os produtos da marca com uma estética impecável. 

O Merchandising Visual usa como ferramentas a criação de peças dinâmicas e coerentes com a identidade da marca.  

Assim, ele também precisa estar alinhado com os atributos, valores e propósitos da empresa. 

Por isso a ambientação de lojas e Pontos de Venda deve estar igualada à identidade apresentada no ambiente digital.  

Com isso, o cliente fará associações imediatas com a marca, em todos os canais.

Como funciona a estratégia Omnichannel 

Considerando que o Omnichannel Merchandising busca integrar os diferentes ambientes onde a marca está presente, mapear as jornadas de compra dos clientes é fundamental para criar boas estratégias.  

Por exemplo, oferecer facilidades ao cliente, que ao pesquisar na internet encontrará diferentes possibilidades para comprar e pagar. 

Pesquisando marcas, ele consulta as redes sociais de cada uma e escolhe três, conforme a sua preferência.  

Então, decide ir a uma loja multimarcas para conhecer melhor os produtos. Na loja física, ele passa por quatro etapas: 

 1. Reconhecimento 

Primeiro, ele encontra o Ponto de Venda da marca que buscou nas redes sociais. 

Então, reconhece a marca e identifica o local onde os produtos estão. O que pode e deve ser facilitado com o uso de Banners, Faixas ou Totens que chamem sua atenção. 

2. Interação 

Etapa em que ocorre o contato físico do cliente com a marca e seus produtos.  

É o momento chave das vendas, onde o atendimento personalizado e as informações disponíveis em displays e embalagens serão muito importantes. 

Um modo de tornar a experiência do cliente ainda mais Omnichannel é através do uso de QR Codes com informações extras de uso do produto, ou da apresentação de um catálogo completo.  

Eles podem ser exibidos em locais estratégicos por meio de Adesivos e Displays 

Quanto mais canais evolvidos na interação, melhor é a resposta do cliente. 

3. Conversão 

A conversão da venda dentro da estratégia Omnichannel pode ser feita tanto em lojas físicas quanto em ambientes virtuais.  

O importante é trabalhar para que essas etapas da jornada de compra estejam interligadas. E que cada uma delas seja capaz de levar à efetivação da compra.

4. Fidelização

Essa etapa também deve ser pensada a partir da estratégia Omnichannel.  

É comum, por exemplo, que o pós-venda, fundamental para avaliar a jornada de compra, aconteça de forma online.  

Mas ele pode ser feito fisicamente, associando perguntas à entrega de materiais promocionais e brindes para os clientes. 

Não existe regra única para conquistar e fidelizar o cliente.  

O importante é manter todos os canais virtuais e todas as portas abertas para que o cliente possa se aproximar da marca. 

Ele pode começar sua jornada de compra na loja física, ir para o ambiente virtual e depois voltar para a interação presencial no PDV. 

Uma experiência Omnichannel bem estruturada garante que o cliente transite pelos diferentes canais com facilidade e praticidade.

Benefícios de alinhar Omnichannel Merchandising à estratégia visual da marca 

Os Pontos de Vendas físicos são onde a marca consegue fazer com que o cliente sinta, pense e aja com o produto nas mãos, fortalecendo a relação entre eles. 

Já o ambiente online proporciona maior alcance de comunicação e uma interação mais rápida e flexível. 

Portanto, é essencial que esses diferentes canais sejam coerentes entre si, especialmente em termos de identidade e comunicação visual.  

Na estratégia Omnichannel Merchandising, a marca apresenta aos clientes canais uniformes e seguros.  

Com isso, o comprador terá autonomia para escolher onde, como e quando comprar.

5 benefícios da estratégia 

  1. Fortalece a imagem e os valores da marca; 
  2. Aproxima a marca do público;
  3. Torna a experiência de compra mais completa e segura;
  4. Fideliza clientes por meio da identificação com a marca;
  5. O cliente passa a ter uma percepção positiva e coerente da marca. 

A Seriana pode ajudar sua marca a vender mais 

As estratégias de comunicação visual são essenciais para sua empresa se comunicar de maneira adequada e convincente com seus clientes.  

Nesse sentido, a qualidade dos materiais de Sinalização e Merchandising é fundamental para a comunicação positiva com seus clientes. 

Acesse o nosso site e veja como podemos ajudar a fortalecer a identidade visual da sua marca.  

Se preferir, entre em contato pelos telefones: (31) 97157–3003 ou (31) 3279–8200, em Minas Gerais ou (11) 97280–4254, em São Paulo. 

Você também pode enviar um e-mail para atendimento@seriana.com.br 

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