O self-checkout e as boas oportunidades que abre para as marcas

Você já deve ter visto ou ouvido falar sobre o self-checkout, uma tendência em supermercados e redes de varejo que oferece mais conveniência e agilidade para a experiência de compra dos clientes.  

Para as marcas, essa tecnologia se apresenta como uma nova possibilidade para reforçar a Comunicação Visual por meio de estratégias de Merchandising. 

Neste artigo, explicaremos como funcionam os terminais de autoatendimento, e também apresentaremos sugestões para aproveitar esses espaços com peças gráficas atrativas e relevantes para impulsionar as vendas.  

O que é o self-checkout 

É uma solução tecnológica que substitui os tradicionais caixas para pagamento. Neste novo modelo são os próprios consumidores que registram, pesam, empacotam e realizam os procedimentos para o pagamento das compras.  

Esse sistema também permite a realização de outras ações, como validação de ticket do estacionamento, inclusão do CPF na Nota Fiscal e validação de Clube de Vantagens, por exemplo.  

Como o self-checkout funciona 

Em geral, essa abordagem consiste em um sistema simples e intuitivo instalado em um computador, uma balança e um espaço de embalagens.  

Ao chegar ao terminal, os clientes escaneiam os itens utilizando o leitor de código de barras disponível.  

Conforme cada item é processado, é necessário colocá-lo em um espaço designado, permitindo a contagem do produto por meio do peso da embalagem. 

Após essa etapa, os consumidores podem escolher o método de pagamento, seguindo as instruções exibidas na tela e, então, embalam seus próprios itens. 

Por fim, eles finalizam a compra e têm a opção de imprimir um recibo. 

Vantagens do self-checkout 

Este sistema oferece uma série de benefícios para todas as partes envolvidas no processo de compras: os consumidores, os Pontos de Vendas e, claro, as marcas. 

Benefícios de adotar self-checkout para o Ponto de Venda 

  • Redução na desistência da compra: a agilidade proporcionada pelo self-checkout evita que as pessoas mudem de ideia ao se depararem com uma fila extensa nos caixas tradicionais. 
  • Fortalecimento da relação com o cliente: quando um estabelecimento entende as necessidades do público e atua com soluções convenientes, a chance de fidelização é maior.  
  • Agilidade na compra: os caixas de autoatendimento costumam ser ainda mais ágeis do que o próprio terminal rápido, promovendo uma solução mais eficiente para as pessoas.  
  • Maior satisfação: oferecer esse modelo promove a percepção de conectividade, modernidade e praticidade, impactando positivamente nos indicadores de satisfação.   
  • Otimização do espaço físico: os caixas de autoatendimento permitem organizar um layout mais inteligente, que facilite a movimentação no PDV. 

Benefícios do self-checkout para o consumidor 

Uma pesquisa da Croma Marketing Solutions revelou que 60,4% dos consumidores brasileiros preferem o autoatendimento.  

Entre os principais motivos citados pelos entrevistados destaca-se a conveniência na experiência de compra.  

Além desse benefício, podemos destacar: 

  • Controle: ao escanear e embalar seus próprios itens, os clientes possuem mais controle sobre o processo de compra. 
  • Privacidade: alguns podem preferir a privacidade oferecida pelos terminais individuais ao fazerem compras sensíveis. 
  • Autonomia: esse modelo capacita as pessoas a realizarem transações de forma independente, sem precisarem da assistência de um funcionário. 

Benefícios do self-checkout para as marcas 

É possível aproveitar os caixas de autoatendimento para exibir mensagens publicitárias, promoções especiais e informações sobre produtos. 

Essa ação traz diferentes vantagens, como: 

  • Impressão duradoura: como é a última mensagem vista antes de deixarem o PDV, ela é fixada por mais tempo na mente dos consumidores. 
  • Foco: durante o processo de finalização da compra, os clientes estão altamente focados no que estão fazendo, o que os torna mais receptivos às mensagens que veem nos sistemas de self-checkout. 
  • Reforço da marca: ao exibirem suas mensagens ou imagens nesses espaços, as marcas têm a oportunidade de reforçar sua identidade e presença na memória das pessoas. 

Peças de Merchandising para o self-checkout 

Abaixo separamos as melhores soluções em peças gráficas para você aproveitar ao máximo a oportunidade de expor sua marca nos terminais de autoatendimento. 

Display Merchandising 

 

display-triedro

Pode ser produzido em diferentes formatos e para diversas funções. 

É uma peça de alto impacto, de fácil instalação e alta durabilidade.  

Aposte em mensagens persuasivas e soluções que demandem a participação do consumidor, com o objetivo de aumentar o engajamento e impulsionar as vendas da sua marca. 

Também conhecida como Stopper de Computador, essa peça pode ser posicionada estrategicamente acima ou ao lado da tela do computador do autoatendimento. 

É uma excelente oportunidade para divulgar informações relevantes sobre produtos e promoções. 

Essa abordagem aumenta a visibilidade e cria uma conexão mais forte entre o público e a marca, impulsionando a fidelidade e aumentando as vendas no longo prazo. 

Stopper – Orelha de Micro 

Orelha de Monitor

Placas de Merchandising 

placas

Posicionada próximo aos terminais, a Placa de Merchandising destaca ofertas especiais, lançamentos de produtos ou promoções exclusivas. 

Também pode fornecer informações úteis sobre os produtos, como seus benefícios, ingredientes ou formas de uso, auxiliando os clientes a tomar decisões seguras. 

Faça seu orçamento com a Seriana!  

Com mais de 45 anos de história, a Seriana segue à frente do mercado, acompanhando as tendências nos PDVs para produzir as melhores peças gráficas para seus clientes.  

São diversas as opções disponíveis, e nossos experientes especialistas estão prontos para ajudar você a encontrar modelos de peças de Merchandising que se encaixam perfeitamente nos objetivos de sua empresa. 

Para solicitar um orçamento, entre em contato pelo WhatsApp. Ou ligue: (31) 97157-3003 ou (31) 3279-8200, em Minas Gerais ou (11) 97280-4254 em São Paulo. 

Se preferir, você também pode mandar um e-mail para atendimento@seriana.com.br. 

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