PS ou PVC: ambos são ótimos para a impressão de peças de Merchandising

PS ou PVC? Essa questão deve ser sempre analisada pelos profissionais de Marketing na hora de planejar a produção de peças de Merchandising.

Para começar a esclarecê-la, vale explicar o que significa cada sigla: PS é a forma simplificada de Poliestireno; e PVC é o Policloreto de Vinila.

São tipos de plásticos conhecidos como termoplásticos, muito usados na produção de peças gráficas.

Ambos são substratos de qualidade e têm suas vantagens específicas.

Dessa forma, a escolha de um ou outro depende de algumas variáveis: o layout da peça, o local de exposição, o objetivo e o tempo de duração da campanha.

Continue acompanhando este artigo para saber mais sobre como definir o melhor substrato para impressão das peças gráficas das campanhas de Merchandising da sua marca.

 

A importância da escolha certa entre os substratos de impressão gráfica

A escolha do substrato ideal para a impressão gráfica é crucial para que os materiais exerçam seu papel, de acordo com a expectativa estabelecida.

Isso porque eles determinam a qualidade, durabilidade e eficiência de cada peça.

Listamos abaixo alguns argumentos que justificam o investimento na matéria-prima correta:

  • A superfície do material tem relação direta com a reprodução nítida e detalhada das cores e elementos gráficos, melhorando ou diminuindo a qualidade de impressão.
  • O local e as condições climáticas em que a peça será instalada também podem interferir na durabilidade das peças. Por isso, é fundamental escolher substratos que resistam à exposição ao sol, à chuva, aos ventos.
  • Algumas instalações demandam substratos mais maleáveis e flexíveis, para evitar danificações precoces.
  • Escolher substratos compatíveis com as tintas e os métodos de impressão impede o risco de manchas, secagem inadequada da tinta e aderência deficiente.

 

PS ou PVC: qual é o melhor substrato para impressão gráfica?

A resposta é simples: ambos são ótimos. Sua escolha vai depender dos objetivos da empresa e das aplicações pretendidas.

Por isso, para identificar a melhor solução para o seu projeto, sugerimos considerar:

 

Rigidez ou flexibilidade

O PS é a melhor opção se você precisa de um material mais rígido, resistente ao impacto.

O PVC, por sua vez, é mais fácil de ser moldado em diferentes formas.

Ambos permitem a personalização de acabamentos excelentes, com facas especiais e formatos únicos.

Durabilidade e exposição ao clima

Aqui os dois substratos se saem muito bem.

Entretanto, para instalação em locais com exposição ao sol e calor, o mais indicado é o PVC. Ele é conhecido pela alta durabilidade e é muito usado em sinalizações externas.

Além disso, é uma opção com ótimo custo-benefício para campanhas de médias e curtas durações.

Já as peças produzidas em PS são indicadas para campanhas de médias e longas durações, ou para sinalizações permanentes.

Métodos de impressão

Também é importante entender qual material melhor se adequa às especificações de impressão, e quais as possibilidades de técnicas a serem aplicadas em cada um.

O PS apresenta maior compatibilidade com tintas solventes, enquanto o PVC pode ser impresso com tintas UV, látex e solvente.

Considerando essas diferenças, a recomendação é consultar os fornecedores de produção gráfica, para alinhar a melhor opção que atenda seus objetivos e expectativas.

A Seriana, por exemplo, conta com um time de especialistas pronto para atender às necessidades dos clientes com as melhores soluções, buscando resultados de alto impacto que contribuam para o sucesso nas vendas.

 

PS ou PVC: quando usar PS nas impressões gráficas

O PS é indicado para projetos em que a rigidez e a durabilidade são prioridades na produção, preferencialmente em instalações internas.

Além disso, a superfície lisa permite uma reprodução precisa das imagens, garantindo impressão de alta qualidade e ousadia nas cores.

Também é um material impermeável, ótimo para áreas de congelados, carnes, laticínios e bebidas.

Pode ser encontrado no formato de Poliestireno de Alto Impacto (PSAI), uma opção ainda mais forte e opaca.

 

Exemplos de peças gráficas produzidas com PS

O PS é um substrato extremamente versátil.

Com ele é possível produzir diferentes peças de comunicação visual, como Displays Expositores, Placas de Merchandising e Moldura de Gôndola.

Além disso, também pode ser usado para produção de Embalagens especiais, como caixas personalizadas para produtos ou kits.

 

PS ou PVC: quando usar PVC

Entre PS ou PVC, o melhor é aquele que entrega a peça gráfica desejada por você.

Neste contexto, o PVC é a melhor alternativa quando você busca flexibilidade, durabilidade e resistência a condições ambientais adversas.

O PVC é resistente tanto à umidade quanto ao calor, uma excelente opção para ambientes externos.

Sua capacidade de resistir a dobras e deformações permite a aplicação em diferentes superfícies, até mesmo em curvas.

Apresenta ótima aceitação em relação à Impressão Digital com aplicação fotográfica, permitindo alta qualidade de impressão.

 

Exemplos de peças gráficas produzidas com PVC

Assim como o PS, o PVC também permite a impressão de peças de Merchandising para diferentes finalidades.

Variedades de Totens, Wobblers e sinalizadores para restaurantes e outros espaços com a presença de calor são algumas das suas utilizações.

 

Faça seu orçamento de produções com PS ou PVC na Seriana

Agora que você conhece um pouco mais sobre a importância de escolher o melhor substrato para as suas impressões gráficas, é fundamental contar com um fornecedor parceiro para garantir ótimos resultados.

Com a equipe de especialistas da Seriana, a dúvida “PS ou PVC?” fica fácil de ser sanada.

Entre em contato com um de nossos consultores pelos telefones (31) 97157–3003 ou (31) 3279–8200, em Minas Gerais, ou (11) 97280–4254, em São Paulo.

Também é possível enviar um e-mail para atendimento@seriana.com.br.

Acompanhe a Seriana no Instagram para conferir dicas e informações sobre produção gráfica.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Post relacionados

TAGS
Acabamento GráficoAcabamentos EspeciaisAção de MerchandisingAções de MerchandisingAdesivoAdesivo para VidroAdesivo perfurado para carrosambientaçãoAmbientação de lojaAtivação de marcasAtivação em EventosBalcão DesmontávelBalcão PromocionalBalcões PromocionaisBanners.Brindes para eventosCampanha de Dia das MãesCampanha de MerchandisingCampanha de NatalCampanha SazonalCampanhas SazonaisCaracterizaçãocavaleteClip Stripsclip-stripComunicação VisualCortescovid-19CrossCross MerchandisingCubo Promocionaldatas comemorativasDecisão de compraDia das MãesDia das Mães no PDVDicas de MerchandisingDisplayDisplay de Alcool GelDisplay de Mesadisplay de produtosDisplay ExpositorDisplay MerchandisingEPIescala de cores CMYKEstoque de produçãoEstratégia de MerchandisingEstratégias de MarketingEstratégias de MerchandisingEstratégias de Trade Marketingface shieldFaixafita-crossGigantografiagráficaimpressãoimpressão de materiais gráficosImpressão Digitalimpressão gráficaJornada de CompraLeque PromocionalLogísticaLogística de ProduçãolojaLoja de Conveniêncialoja físicaMarketingMarketing de Experiênciamarketing sazonalmáscara de tecidoMáscarasMatéria-primaMateriais de MerchandisingMateriais de PDVMateriais GráficosMateriais PromocionaisMaterial de campanhaMerchandisingMerchandising de NatalMerchandising no PDVMerchandising para o Dia das MãesMerchandising para o NatalMerchandising para PDVMóbilenatalOffSet UVOmnichannelPDVPeça de Merchandisingpeça-de-merchandinsingpeças de merchandisingPeças GráficasPlacasPlacas de Merchandising.Placas para MerchandisingPlacas Personalizadasplanejamento de marketingPonto de VendaPonto de VendasPonto ExtraPontos ExtrasPositivaçãoPrecificadoresProdução GráficaProduto GráficoProdutos gráficosPromocionalPromotor de VendaPromotor de Vendasprotetor facialPSPVCRéguas de gôndolaRéguas de gôndolasRelevosRéplica GigantografiaserigrafiaSerrilhadosShoppingssinalizaçãosistema de coresStopperSubstratosTécnicas de impressãoTécnicas de MerchandisingTecnologiaTecnologia de impressãoTesteirasTotemTrade MarketingVincosVisual MerchandisingWobblerWobblers