Saiba tudo sobre espessura e densidade dos substratos rígidos

Substratos rígidos estão fortemente presentes na Comunicação Visual e na criação de peças de Merchandising para Pontos de Venda. Porém, ainda que sejam comuns, características como espessura e densidade dos substratos rígidos para impressão continuam a gerar muitas dúvidas.

Os substratos rígidos dão vida a uma infinidade de peças: Displays, Móbiles, Stoppers, Totens, Réguas de Gôndola e a muitas outras peças de Merchandising que ajudam a vender mais nos Pontos de Venda.

O acesso a novas tecnologias de corte e impressão, especialmente a partir dos anos 2000, ajudou a consolidar de vez a sua aplicação no segmento gráfico.

A adesão foi certeira e positiva. Afinal, além de mais duráveis, os substratos rígidos proporcionam maior beleza às peças produzidas.

Lembrando também que sua durabilidade acrescenta a esses materiais outra qualidade importante nos dias atuais: a sustentabilidade.

Quanto mais tempo for possível aproveitar uma peça, preservando intacta a sua estética, menos matéria prima será consumida para produzir uma nova.

Em impressão gráfica, é essencial planejar o desempenho e a durabilidade das peças. Assim, é importante saber escolher os materiais adequados ao projeto.

Recentemente, disponibilizamos em nosso Blog o artigo 3 dicas de materiais para impressão, no qual falamos sobre tempo de uso, projeto de fixação e condições do ambiente para melhor aproveitamento das peças.

O artigo de hoje vai ajudar você a avaliar a espessura e a densidade dos substratos rígidos para impressão.

Características técnicas dos substratos rígidos para impressão

O uso em larga escala tem ampliado gradativamente a proximidade profissional entre os compradores de peças gráficas e os substratos rígidos usados para impressões.

Substratos rígidos são referidos em espessura, utilizando a unidade de medida milímetro (mm).

Esse dado, por sua vez, incide sobre outra característica importante: a densidade.

É ela quem definirá o peso, a resistência estrutural e a flexibilidade da peça gráfica produzida.

Displays para exibição de produtos, por exemplo, devem garantir estabilidade, equilíbrio e, sobretudo, a capacidade de carga sugerida.

A espessura e a densidade dos substratos rígidos para impressão, assim como suas composições químicas e propriedades térmicas, impactam diretamente nas aplicações.

Conceituando a espessura e a densidade dos substratos rígidos para impressão

A espessura dos substratos rígidos

Podemos dizer que espessura é o mesmo que “grossura” no caso dos substratos rígidos.

Ela corresponde à distância entre as duas faces do substrato.

É expressa em milímetros (mm), mas pode  ser transformada em micras (µm) para aferições mais precisas.

Assim, espessura geralmente é medida por meio de um micrômetro, equipamento especial para esse tipo de medição.

Atualmente, além dos tradicionais micrômetros, existem outros métodos, como o ultrassom, o laser e o magnético.

A espessura está diretamente relacionada à resistência estrutural.

É ela quem definirá a capacidade do substrato de suportar e resistir às forças aplicadas a ele.

A densidade dos substratos rígidos

A densidade do substrato, também chamada de massa volúmica, é definida pelo quociente entre a sua massa (m) e o seu volume (v).

Então, pode-se dizer que a densidade é igual ao grau de concentração de massa em uma determinada área.

O símbolo para a densidade é ρ (a letra grega ró), e sua unidade de medida é o quilograma por metro cúbico (kg/m³).

Também são utilizadas as unidades grama por centímetro cúbico (g/cm3) e o grama por mililitro (g/mL).

Na prática, é como pensar na seguinte questão: o que pesa mais, 1 kg de chumbo ou 1 kg de algodão?

Na verdade, eles possuem a mesma massa ou “peso”. A diferença entre 1 kg de chumbo e 1 kg de algodão está na densidade.

Afinal, o chumbo está concentrado em um volume menor que o algodão. Assim, a densidade do algodão é pequena porque sua massa está mais “espalhada”.

Isso significa que quanto menor é o volume ocupado pela massa, maior será a densidade do material.

Correlacionando a espessura e a densidade dos substratos rígidos para impressão

A espessura e a densidade dos substratos rígidos para impressão estão diretamente relacionadas.

Quanto menos denso ou mais leve, mais flexível será o material, uma vez que a sua massa estará dissipada por uma área mais espessa.

Quanto mais denso, mais rígido e menos espesso. Portanto, com maior resistência estrutural, difícil de dobrar ou quebrar.

Substratos rígidos para impressão disponíveis no mercado

As características dos substratos rígidos utilizados para impressão estão adaptadas à infraestrutura da indústria gráfica.

Os equipamentos e técnicas de impressão, corte, dobra e acabamento não param de evoluir, e é preciso se manter atualizado.

A indústria gráfica caminha acelerada ao encontro das necessidades das áreas de Trade Marketing e Promoção de Vendas.

Todas trabalhando em busca do mesmo objetivo: impactar os clientes de forma mais efetiva, despertando ao máximo o interesse de compra.

Para isso, contamos hoje com os mais diversos tipos de substratos rígidos, e suas muitas variações de espessura e densidade.

Polipropileno (PP), Poliestireno (PS), Polionda, Plastionda, PVC Vinil, ACM, Poliéster (PET) e Acrílico são alguns dos mais utilizados.

Diante da velocidade desse mercado, o sucesso da realização de projetos de peças para Pontos de Venda depende cada vez mais da sinergia entre as áreas.

Planejamento, compras e execução mais próximos e compartilhando dados que contribuem para unificar a linguagem e otimizar as produções.

Se você tem interesse sobre o tema espessura e densidade dos substratos rígidos para impressão, que tal deixar um comentário neste texto? Estamos sempre abertos para dialogar.

Visite nosso site e saiba mais sobre a Seriana!

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Post relacionados

TAGS
Acabamento GráficoAcabamentos EspeciaisAção de MerchandisingAções de MerchandisingAdesivoAdesivo para VidroAdesivo perfurado para carrosambientaçãoAmbientação de lojaAtivação de marcasAtivação em EventosBalcão DesmontávelBalcão PromocionalBalcões PromocionaisBanners.Brindes para eventosCampanha de Dia das MãesCampanha de MerchandisingCampanha de NatalCampanha SazonalCampanhas SazonaisCaracterizaçãocavaleteClip Stripsclip-stripComunicação VisualCortescovid-19CrossCross MerchandisingCubo Promocionaldatas comemorativasDecisão de compraDia das MãesDia das Mães no PDVDicas de MerchandisingDisplayDisplay de Alcool GelDisplay de Mesadisplay de produtosDisplay ExpositorDisplay MerchandisingDisplay para MerchandisingEPIescala de cores CMYKEstoque de produçãoEstratégia de MerchandisingEstratégias de MarketingEstratégias de MerchandisingEstratégias de Trade Marketingface shieldFaixafita-crossGigantografiagráficaimpressãoimpressão de materiais gráficosImpressão Digitalimpressão gráficaJornada de CompraLeque PromocionalLogísticaLogística de ProduçãolojaLoja de Conveniêncialoja físicaMarketingMarketing de Experiênciamarketing sazonalmáscara de tecidoMáscarasMatéria-primaMateriais de MerchandisingMateriais de PDVMateriais GráficosMateriais PromocionaisMaterial de campanhaMerchandisingMerchandising de NatalMerchandising InteligenteMerchandising no PDVMerchandising para o Dia das MãesMerchandising para o NatalMerchandising para PDVMóbilenatalOffSet UVOmnichannelPDVPDVsPeça de Merchandisingpeça-de-merchandinsingpeças de merchandisingPeças GráficasPlaca de Merchandising.PlacasPlacas de Merchandising.Placas para MerchandisingPlacas Personalizadasplanejamento de marketingPonto de VendaPonto de VendasPonto ExtraPontos ExtrasPositivaçãoPrecificadoresProdução GráficaProduto GráficoProdutos gráficosPromocionalPromotor de VendaPromotor de Vendasprotetor facialPSPVCRéguas de gôndolaRéguas de gôndolasRelevosRéplica GigantografiaserigrafiaSerrilhadosShoppingssinalizaçãosistema de coresStopperSubstratosTécnicas de impressãoTécnicas de MerchandisingTecnologiaTecnologia de impressãoTesteirasTotemTrade MarketingVincosVisual MerchandisingWobblerWobblers