Veja como obter sucesso no PDV com Cross Merchandising

A explicação sobre o que é Cross Merchandising pode ser feita por meio da tradução literal desse termo.

Cross significa “cruzar”; e Merchandising é a estratégia de exposição e comunicação visual para produtos dentro dos Pontos de Venda.

O Cross Merchandising é a exposição cruzada ou venda cruzada de produtos.

Essa estratégia envolve muitas ações e possibilidades práticas. Sempre com o objetivo de melhorar a experiência de compra e, consequentemente, vender mais.

Continue acompanhando para saber mais sobre como usar essa estratégia da melhor forma possível, em diferentes Pontos de Venda.

O sucesso do Cross Merchandising

O Cross Merchandising é uma das estratégias mais conhecidas no varejo.

É praticada para chamar a atenção dos consumidores para produtos que são colocados lado a lado, de forma a induzir o consumidor a comprar por impulso.

Entre outras coisas, o Cross Merchandising opera para otimizar os espaços nas lojas e facilitar a jornada de compras do consumidor.

Isso pode ser feito por meio de espaços temáticos. Ou com o oferecimento ao cliente de ações interativas e prazerosas de degustação e experimentação.

Crie ambientes de venda de produtos de categorias diferentes, mas que se complementam.

O exemplo clássico são os pacotinhos de queijo ralado colocados ao lado de molhos de tomate e pacotes de macarrão.

É fato: centenas de empresas da indústria e do comércio têm se beneficiado ao aplicar estratégias de Cross Merchandising nos PDVs.

 

Quais são as principais vantagens do Cross Merchandising?

Seis delas estão listadas abaixo.

  1. Aumento no número de vendas de diferentes categorias de produtos;
  2. Orientação e customização do caminho do shopper dentro do Ponto de Venda;
  3. Otimização e facilidade para o consumidor, melhorando sua experiência e indicando o fluxo de compra no Ponto de Venda;
  4. Baixo custo de ativações, comparado com outras estratégias de Merchandising;
  5. Possibilidade de fácil implementação nos estabelecimentos comerciais;
  6. Aproxima e conecta produtos complementares para que sejam comprados juntos.

Como usar o Cross Merchandising em diferentes Pontos de Venda?

Como dissemos, são muitas as técnicas de Cross Merchandising.

Listamos algumas delas para que você possa incluí-las em suas ações de vendas e alcançar resultados financeiros ainda melhores para a sua empresa.

 
Para vender mais, estimule a jornada de compras do consumidor

Essa dica vale para todas as pessoas que têm como objetivo vender mais.

Afinal, o foco do Marketing está cada vez mais relacionado ao consumidor, seus desejos e necessidades.

Usando as peças de Merchandising certas, é possível conduzir o consumidor no interior das lojas por meio de estímulos visuais. E fazer com que ele encontre os seus produtos e visualize sua marca mais vezes, em diferentes setores.

Antes de propor uma estratégia como essa, é importante saber por que, quando e como o consumidor vai até as lojas em busca de seus produtos.

Além do seu ticket médio das compras, acompanhe quais são os produtos mais comprados e os motivos desse sucesso.

O Cross Merchandising permite testar tendências de forma prática, induzindo compras por impulso por meio de promoções pontuais, reforçadas em espaços não usuais dentro das lojas.


Aproveite as sazonalidades e datas comemorativas

Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Páscoa e Volta às Aulas são datas e eventos que movimentam o comércio muito acima da média.

Vale a pena aproveitar todas elas para aplicar o Cross Merchandising e vender mais.

Aproveite para girar estoques de produtos que precisam ser vendidos com urgência.

Crie, por exemplo, a “Semana dos Biscoitos” dentro do setor de padaria.

Nela, você pode e deve promover experiências de degustação com cafés, aproveitando para cruzar biscoitos e cafés nas gôndolas e prateleiras do PDV.


Use peças de Merchandising para atrair e encantar o consumidor

As opções de peças de Merchandising são ótimas e variadas.

Fitas Cross, também chamadas de Clip Strips, perfeitos para o cruzamento de produtos.

Displays Expositores de Produtos muito usados para implementar estratégias que materializam o conhecimento prático sobre o que é Cross Merchandising.

Outras peças que contribuem para reforçar essa estratégia de sucesso dentro das lojas: Adesivos, que podem ser colados em vitrines, geladeiras, paredes e até mesmo no piso.

Placas e Móbiles, geralmente usados para orientar o percurso dos consumidores pelos corredores, conduzindo-os até o seu produto.

Para completar a estratégia de sucesso, personalize as peças de Merchandising com a marca e as cores de sua empresa.

Finalmente, aposte em materiais resistentes e duráveis e em técnicas de impressão de qualidade.

Com 42 anos de experiência na produção de peças de Merchandising para Pontos de Venda, a Seriana está pronta para te ajudar a vender mais.

Entre em contato por um de nossos telefones (31) 97157-3003 ou (31) 3279-8200, em Minas Gerais, e (11) 97280-4254 em São Paulo. Ou envie um e-mail para atendimento@seriana.com.br.

 

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Post relacionados

TAGS
Acabamento GráficoAcabamentos EspeciaisAção de MerchandisingAções de MerchandisingAdesivoAdesivo para VidroAdesivo perfurado para carrosambientaçãoAmbientação de lojaAtivação de marca em eventos.Ativação de marcasAtivação em EventosBalcão DesmontávelBalcão PromocionalBalcões PromocionaisBanners.Brindes para eventosCampanha de Dia das MãesCampanha de MerchandisingCampanha de NatalCampanha SazonalCampanhas SazonaisCaracterizaçãocavaleteClip Stripsclip-stripComunicação VisualCortescovid-19CrossCross MerchandisingCubo Promocionaldatas comemorativasDecisão de compraDia das MãesDia das Mães no PDVDicas de MerchandisingDisplayDisplay de Alcool GelDisplay de Mesadisplay de produtosDisplay ExpositorDisplay MerchandisingDisplay para MerchandisingEPIescala de cores CMYKEstoque de produçãoEstratégia de MerchandisingEstratégias de MarketingEstratégias de MerchandisingEstratégias de Trade Marketingface shieldFaixafita-crossGigantografiagráficaimpressãoimpressão de materiais gráficosImpressão Digitalimpressão gráficaJornada de CompraLeque PromocionalLogísticaLogística de ProduçãolojaLoja de Conveniêncialoja físicaMarketingMarketing de Experiênciamarketing sazonalmáscara de tecidoMáscarasMatéria-primaMateriais de MerchandisingMateriais de PDVMateriais GráficosMateriais PromocionaisMaterial de campanhaMerchandisingMerchandising de NatalMerchandising InteligenteMerchandising no PDVMerchandising para o Dia das MãesMerchandising para o NatalMerchandising para PDVMóbilenatalOffSet UVOmnichannelPDVPDVsPeça de Merchandisingpeça-de-merchandinsingpeças de merchandisingPeças GráficasPlaca de Merchandising.PlacasPlacas de Merchandising.Placas para MerchandisingPlacas Personalizadasplanejamento de marketingPonto de VendaPonto de VendasPonto ExtraPontos ExtrasPositivaçãoPrecificadoresProdução GráficaProduto GráficoProdutos gráficosPromocionalPromotor de VendaPromotor de Vendasprotetor facialPSPVCRéguas de gôndolaRéguas de gôndolasRelevosRéplica GigantografiaserigrafiaSerrilhadosShoppingssinalizaçãosistema de coresStopperSubstratosTécnicas de impressãoTécnicas de MerchandisingTecnologiaTecnologia de impressãoTesteirasTotemTrade MarketingVincosVisual MerchandisingWobblerWobblers