Materiais gráficos: do planejamento à positivação nos PDVs

Ao contribuírem para chamar a atenção do consumidor e, assim, aumentarem as vendas, os materiais gráficos são fundamentais para o sucesso das campanhas de Visual Merchandising nos Pontos de Vendas.

Eles agregam valor ao produto, ajudam a gerar conexão com os clientes e a fortalecer a presença da marca.

Por isso, as peças de Merchandising devem ser feitas de forma personalizada, com materiais que atendam às especificidades da empresa, valorizam a sua essência e respeitam seu padrão visual.

Para ajudar você a entender melhor sobre o processo de criação de materiais de Merchandising, desenvolvemos este artigo especial sobre o assunto. Confira:

 

5 etapas para a produção de materiais gráficos excelentes

 

1. Briefing detalhado

Tudo começa com um briefing bem detalhado, contendo tudo sobre o projeto. É ele que guia a produção gráfica e garante que os objetivos sejam alcançados.

Ele deve ser claro e objetivo, mas deixar espaços para adaptações, pois, muitas vezes, para alcançar o desejado é necessário ajustar alguns pontos e modificar algumas ideias.

No briefing, existem alguns pontos importantes a serem descritos:

  • Objetivos: indicar se a peça de merchandising se relaciona com algum produto ou campanha específica. Por exemplo, se está associada a um lançamento ou apenas visa fornecer informações ao consumidor. São os objetivos que definem o tipo de Produto Gráfico e outros detalhes pertinentes a ele.
  • Design: o design é a parte criativa, que deve ser desenvolvida considerando o objetivo da peça. No caso de materiais como Display para Merchandising, considere também as características dos produtos expostos.
  • Efeitos gráficos: podem se relacionar a diferentes estratégias de Marketing Sensorial e devem ser previstos desde o início. Para alcançá-los são usadas técnicas complementares de produção gráfica.
  • Local de instalação: os materiais para Comunicação Visual nas ruas ou em PDVs sofrem desgastes específicos. Portanto, saber o local exato de instalação é fundamental para a fabricação de produtos duráveis.
  • Quantidade: a quantidade a ser produzida precisa constar no briefing, pois interfere diretamente no orçamento e também na Logística Promocional. Além disso, essa informação é primordial para que a gráfica parceira consiga estabelecer uma boa gestão de matéria-prima, evitando atraso na produção.

 

2. Definição dos substratos dos materiais gráficos

Com o briefing em mãos, é hora de pensar em tirar as ideias do papel. A escolha dos substratos ideais faz parte do processo.

Cada tipo de matéria-prima oferece benefícios específicos e responde de maneira diferente quando exposta ao sol ou à umidade.

Já as diversas densidades e espessuras dos substratos rígidos, se relacionam com a flexibilidade estrutural e também com o peso dos materiais.

Outro ponto a ser pensado é a engenharia de instalação, que oferece segurança e estabilidade na positivação e permite a melhor fixação, seja ela definitiva ou não.

 

3.Preparações de arquivos e formatos

Usar o formato de arquivo correto pode parecer um detalhe, mas de fato é muito importante para o resultado da impressão gráfica.

Desde o início, o ideal é desenvolver a criação em um programa que permita salvar os documentos nos principais formatos exigidos.

Isso evita o retrabalho e também que alguma informação se perca na hora de converter documentos, garantindo que o layout não seja alterado.

Já observar a escala de cores usada na hora de criar o projeto garante que o padrão visual da marca seja respeitado.

Caso esteja prevista alguma imagem ou foto, é importante que o arquivo proteja sua qualidade. Isso porque a nitidez apresentada na tela do computador nem sempre é a mesma na hora da impressão.

 

4. Definição das técnicas de impressão

E por falar em impressão, esta é outra fase primordial para garantir materiais gráficos para PDV surpreendentes.

Hoje, existem diferentes tecnologias de impressão disponíveis, cada qual com sua particularidade e vantagens:

  • Serigrafia: recomendada para altas tiragens, possui excelente custo-benefício.
  • OffSet UV: oferece alta versatilidade para a produção, além de garantir excelentes imagens.
  • Impressão Digital: é indicada principalmente para tiragens menores, com prazos pequenos para a produção e com alta performance, podendo ser usada em diversos tipos de substratos.

Além da tecnologia de impressão, o uso de tintas reconhecidas é fundamental para se alcançar os resultados desejados.

Para conferir se tudo está conforme o esperado, solicite sempre à gráfica parceira uma prova física da peça.

 

5. Distribuição e positivação

As últimas fases ocorrem com o material já produzido, e devem ser planejadas em conjunto com todas as outras etapas.

A distribuição considera os prazos e a cubagem de cada material, para que todas as regiões mapeadas recebam o material sem avarias, e nas datas certas.

Na positivação as peças ganham utilidade. A instalação é realizada pelos Promotores de Vendas e deve seguir as instruções exatas, mantendo a excelência do produto.

 

Seriana: sua parceira na produção de materiais gráficos de qualidade

Mais que receber projetos e realizar impressões, a Seriana possui uma equipe especializada para dar consultoria durante todo o processo de produção de materiais gráficos.

Há mais de 40 anos no mercado, oferecemos soluções inteligentes para entregar peças de Merchandising personalizadas para sua empresa, com a melhor qualidade e durabilidade.

Entre em contato com um de nossos especialistas e solicite um orçamento.

Acompanhe a Seriana no Instagram e conheça mais do nosso trabalho.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Post relacionados

TAGS
Acabamento GráficoAcabamentos EspeciaisAção de MerchandisingAções de MerchandisingAdesivoAdesivo para VidroAdesivo perfurado para carrosambientaçãoAmbientação de lojaAtivação de marcasAtivação em EventosBalcão DesmontávelBalcão PromocionalBalcões PromocionaisBrindes para eventosCampanha de Dia das MãesCampanha de MerchandisingCampanha de NatalCampanha SazonalCampanhas SazonaisCaracterizaçãocavaleteClip Stripsclip-stripComunicação VisualCortescovid-19CrossCross MerchandisingCubo Promocionaldatas comemorativasDecisão de compraDia das MãesDia das Mães no PDVDicas de MerchandisingDisplayDisplay de Alcool GelDisplay de Mesadisplay de produtosDisplay ExpositorDisplay MerchandisingEPIescala de cores CMYKEstoque de produçãoEstratégia de MerchandisingEstratégias de MarketingEstratégias de Merchandisingface shieldFaixafita-crossGigantografiagráficaimpressãoimpressão de materiais gráficosImpressão Digitalimpressão gráficaJornada de CompraLeque PromocionalLogísticaLogística de ProduçãolojaLoja de Conveniêncialoja físicaMarketingMarketing de Experiênciamarketing sazonalmáscara de tecidoMáscarasMatéria-primaMateriais de MerchandisingMateriais de PDVMateriais GráficosMateriais PromocionaisMaterial de campanhaMerchandisingMerchandising de NatalMerchandising no PDVMerchandising para o Dia das MãesMerchandising para o NatalMóbilenatalOffSet UVOmnichannelPDVPeça de Merchandisingpeça-de-merchandinsingpeças de merchandisingPeças GráficasPlacas de Merchandising.Placas para MerchandisingPlacas Personalizadasplanejamento de marketingPonto de VendaPonto ExtraPontos ExtrasPositivaçãoPrecificadoresProdução GráficaProduto GráficoProdutos gráficosPromocionalPromotor de VendaPromotor de Vendasprotetor facialPSPVCRéguas de gôndolaRelevosRéplica GigantografiaserigrafiaSerrilhadosShoppingssinalizaçãosistema de coresStopperSubstratosTécnicas de impressãoTécnicas de MerchandisingTecnologiaTecnologia de impressãoTotemTrade MarketingVincosVisual MerchandisingWobbler