Precificadores para PDV: conquiste clientes com informações claras

Precificadores para PDV são peças de merchandising utilizadas para identificar o valor dos produtos no Ponto de Venda. São importantes para comunicar com clareza e objetividade os preços e ofertas, garantindo maior transparência de informações ao consumidor.

Os Precificadores para PDV são ferramentas eficazes de merchandising. Associados a outras peças, contribuem para destacar a marca ou promover um ou mais produtos.

São usados tanto para aumentar as vendas quanto para destacar a marca diante dos concorrentes.

Precificadores possibilitam grande variedade de layouts, com a utilização de cores, formatos e tamanhos mais adequados para a organização e a exposição de cada tipo de produto no PDV.

Assim, podem ser produzidos em diferentes materiais. Os plastificados, como Polipropileno (PP) e Poliestireno (PS), proporcionam maior durabilidade às peças.

Transparência e acessibilidade na exibição de preços

Encontrar com facilidade os preços dos produtos oferecidos e perceber a organização na apresentação deles, causam impressão agradável e positiva no consumidor.

Mesmo que tenha vindo para comprar um único item, a organização das prateleiras e a clareza nas informações sobre os produtos podem fazer com que o cliente sinta vontade de adquirir uma quantidade maior de itens.

Então, satisfeito com a compra, a tendência é que o consumidor retorne mais vezes ao Ponto de Venda.

Afinal, como diz o ditado popular, a primeira impressão é a que fica.

Com o mercado cada vez mais competitivo, proporcionar boas experiências na hora da compra é imprescindível para fidelizar o cliente. E a fidelização deve ser, sempre, um objetivo a ser buscado. E alcançado.

Os Precificadores de PDV, ao mesmo tempo em que facilitam a compra, também transmitem maior transparência nas informações e demonstram respeito aos direitos do consumidor.

Em qualquer tipo de estabelecimento comercial, a transparência nas informações está entre os principais critérios para fortalecer os relacionamentos Cliente-PDV, Cliente-Marca, Cliente-Produto.

É tão importante a utilização de Precificadores de PDV, que essa relação com o consumidor foi regulamentada por Lei há 15 anos.

Regulamentação sobre afixação de preços em produtos: Lei nº. 10.962/2004

Veja abaixo os artigos destacados pela Lei nº. 10.962/2004 e pelo Decreto nº 5.903/2006 para precificação de produtos:

Lei nº. 10.962/2004

Art. 2º São admitidas as seguintes formas de afixação de preços em vendas a varejo para o consumidor:

I – No comércio em geral, por meio de etiquetas ou similares afixados diretamente nos bens expostos à venda, e em vitrines, mediante divulgação do preço à vista em caracteres legíveis;

II – Em serviços de autoatendimento, supermercados, hipermercados, mercearias ou estabelecimentos comerciais onde o consumidor tenha acesso direto ao produto, sem intervenção do comerciante, mediante a impressão ou afixação do preço do produto na embalagem, ou a afixação de código referencial, ou ainda, com a afixação de código de barras.

Parágrafo único. Nos casos de utilização de código referencial ou de barras, o comerciante deverá expor, de forma clara e legível, junto aos itens expostos, informação relativa ao preço à vista do produto, suas características e código.

Decreto nº 5.903/2006

Art. 4º Os preços dos produtos e serviços expostos à venda devem ficar sempre visíveis aos consumidores enquanto o estabelecimento estiver aberto ao público.

Explore a criatividade com layouts, design e cortes especiais

Informações absorvidas pelo cérebro são visuais em sua maioria. Como são rapidamente processadas na mente, imagens são aliadas fundamentais na divulgação de todo e qualquer produto ou marca.

Essa sugestão também se aplica à criação de Precificadores para PDV. Assim, um visual atraente, com design instigante, contribui para chamar a atenção sobre o produto e/ou a marca, destacando seus diferenciais.

Os Precificadores para PDV estão entre as ferramentas de comunicação visual que possibilitam muitas maneiras de personalização. Além do preço, é possível inserir a logomarca, cores e diferentes tipos de cortes e tamanhos.

Eles podem ser expostos em vários suportes e também acoplados a outros materiais de merchandising para Ponto de Venda.  

Alguns cuidados devem ser seguidos durante o processo de criação das peças de apoio.

É importante garantir, por exemplo, que mantenham o mesmo padrão estético e de comunicação em todos os Pontos de Venda.

Você pode (e deve) diversificar os tipos de materiais, mas a unidade entre eles favorece a identificação pelo consumidor.

E é fundamental que estejam em harmonia com a comunicação visual da empresa, estimulando a fixação da marca.

Lembre-se que os Precificadores de PDV têm como principal objetivo informar de maneira clara e objetiva o valor do produto.

Por isso, vale investir na criatividade do design das peças de suporte para exposição, deixando a área de preço livre para essa finalidade.

Tipos de usos dos Precificadores para PDV

Os Precificadores são geralmente apresentados junto a materiais como BannersWobblers, Testeiras e Cantoneiras, Réguas de Gôndola, Displays e bobinas de forração.

Mas também podem ser aplicados em Cubos, Faixas, Móbiles e Totens.

Nas gôndolas ou nas vitrines de lojas, os Precificadores para PDV podem ser usados para padronização dos produtos expostos e para destacar as mercadorias promocionais.

Também para chamar a atenção em campanhas sazonais, como o lançamento de produtos em datas comemorativas.

O uso de Precificadores para anunciar ofertas em vitrines, é um atrativo forte para conquistar novos clientes.

A utilização dos Precificadores de PDV para destacar um produto em oferta, contribui bastante para impulsionar as vendas.

Conclusões sobre o uso de Precificadores para PDV

A diversidade de usos dos Precificadores para PDV faz com que eles sejam uma importante ferramenta de vendas. Capacidade afirmativa que vai muito além do simples e obrigatório cumprimento de uma determinação legal.

Com design moderno e fixado em posições estratégicas no PDV, os Precificadores garantem maior transparência na comunicação com o cliente e fortalecem a fixação da marca.

Assim, a equação é óbvia: marca lembrada pelos consumidores resulta na desejada curva ascendente de vendas e lucros.

Você gostou deste artigo da Seriana? Deixe abaixo um comentário. Suas sugestões serão bem-vindas. Até a próxima!

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Post relacionados

TAGS
Acabamento GráficoAcabamentos EspeciaisAção de MerchandisingAções de MerchandisingAdesivoAdesivo em VinilAdesivo para CarroAdesivo para ChãoAdesivo para Ponto de VendaAdesivo para VidroAdesivo PerfuradoAdesivo perfurado para carrosAdesivosambientaçãoAmbientação de lojaAtivação de marca em eventos.Ativação de marcasAtivação em EventosBalcão DesmontávelBalcão PromocionalBalcões PromocionaisBanners.Black FridayBrindes para eventosCampanha de Dia das MãesCampanha de MerchandisingCampanha de NatalCampanha SazonalCampanhas SazonaisCaracterizaçãocavaleteClip Stripsclip-stripComunicação VisualComunicação Visual para franquiasComunicação Visual PDVComunicação Visual Ponto de VendaCortescovid-19CrossCross MerchandisingCubo Promocionaldatas comemorativasDecisão de compraDia das MãesDia das Mães no PDVDicas de MerchandisingDisplayDisplay CrossDisplay de Alcool GelDisplay de Mesadisplay de produtosDisplay ExpositorDisplay MerchandisingDisplay para celularDisplay para MerchandisingDisplay para PDVDisplay para pet shopEPIescala de cores CMYKEstoque de produçãoEstratégia de MerchandisingEstratégias de MarketingEstratégias de MerchandisingEstratégias de Trade Marketingface shieldFaixafita-crossGigantografiagráficaimpressãoimpressão de materiais gráficosImpressão Digitalimpressão gráficaJornada de CompraLeque PromocionalLogísticaLogística de ProduçãolojaLoja de Conveniêncialoja físicaMarketingMarketing de Experiênciamarketing sazonalmáscara de tecidoMáscarasMatéria-primaMateriais de MerchandisingMateriais de PDVMateriais GráficosMateriais para PDVMateriais PromocionaisMaterial de campanhaMerchandisingMerchandising Black FridayMerchandising de NatalMerchandising InteligenteMerchandising no PDVMerchandising para loja de telefoniaMerchandising para o Dia das MãesMerchandising para o NatalMerchandising para PDVMerchandising para pet shopMerchandising para Ponto de VendaMerchandising PDVMerchandising Ponto de VendaMerchandising VisualMóbilenatalOffSet UVOminichannelOmnichannelPDVPDVsPeça de Merchandisingpeça-de-merchandinsingpeças de merchandisingPeças de Merchandising. Porta ChipPeças em PVCPeças GráficasPeças gráficas para PDVPeças para Ponto de VendaPlaca de Merchandising.PlacasPlacas de Merchandising.Placas para MerchandisingPlacas Personalizadasplanejamento de marketingPonto de VendaPonto de VendasPonto ExtraPontos ExtrasPositivaçãoPrecificadoresProdução GráficaProduto GráficoProdutos gráficosPromocionalPromotor de VendaPromotor de Vendasprotetor facialPSPVCPVC para produtos gráficosRéguas de gôndolaRéguas de gôndolasRelevosRéplica GigantografiaserigrafiaSerrilhadosShoppingssinalizaçãosistema de coresStopperSubstratosTécnicas de impressãoTécnicas de MerchandisingTecnologiaTecnologia de impressãoTendências de MerchandisingTesteirasTotemTrade MarketingVender mais no PDVVincosVisual MerchandisingWobblerWobblers