Como utilizar o Display Promocional para estimular a compra

O Ponto de Venda é um espaço determinante na decisão de compra do consumidor.

Por isso, as estratégias de comunicação visual (visual merchandising) da loja física têm influência direta no sucesso das empresas varejistas.

O Display Promocional é um dos elementos mais utilizados para vender mais com a comunicação visual.

É um tipo de mídia que destaca o produto e, em paralelo, entrega uma mensagem ao consumidor no Ponto de Venda.

Diferentes estratégias com o Display Promocional

Existem diferentes tipos de displays e formas de utilizá-los para gerar mais vendas.

Os displays podem trazer, por exemplo, uma foto atraente do produto junto a um bom argumento de venda.

Eles podem ser produzidos em formatos para chão, balcão ou parede.

Para cada aplicação, existem diferentes estilos estéticos, cortes, materiais e funcionalidades.

Assim, cada tipo de display atende melhor a uma determinada finalidade.

Tipos de Displays Promocionais

O Display de Balcão, por exemplo, pode ser utilizado para comunicar uma promoção ou o lançamento de um produto.

Dependendo do objetivo da empresa, pode exibir uma mensagem sobre uma marca, um produto ou um serviço, a fim de convencer o consumidor a adquirir o que se vende.

Os Displays Expositores são usados em ações promocionais quando a empresa quer destacar um produto perante outros, como ocorre com lançamentos e promoções.

Nesses casos, vale usar a criatividade ao máximo, utilizando formatos atrativos e fora do convencional.

Os Displays Expositores devem ter um design que os relacione imediatamente com o universo do produto.

Displays Expositores podem ser encontrados em formatos de chão, mesa ou balcão, dependendo do produto, público e Ponto de Venda específico.

O mais importante é facilitar sempre a acessibilidade do cliente, pois o contato físico com o produto influenciará na sua decisão de compra.

Outro tipo de display muito utilizado para ações promocionais são os Displays Take One.

Display Take One
Display Take One

Sua finalidade é exibir materiais impressos, como panfletos ou revistas, que podem ser retirados gratuitamente pelo consumidor.

Displays Take One são geralmente de chão ou balcão.

Os impressos dispostos nesses displays contêm informações detalhadas sobre um produto, uma promoção ou uma linha de produtos.

Revistas gratuitas podem trazer a programação cultural de uma livraria.

Também os principais produtos do mês de um supermercado ou conteúdos relevantes para o público de uma determinada marca de roupas.

Displays de Chão

De forma semelhante aos Displays de Balcão, eles são indicados para anunciar promoções e lançamentos ou comunicar argumentos de venda de um produto, serviço ou marca.

A grande vantagem do Display de Chão está no seu tamanho e no destaque que ele proporciona.

Assim, a maior utilidade desse formato está nos fatores de atenção e lembrança do consumidor em relação à marca e ao produto.

Já os Displays de Parede são úteis para convencer o consumidor a realizar efetivamente uma compra.

Esse material de merchandising pode ser utilizado em locais de grande circulação ou em vitrines no Ponto de Venda.

Seu posicionamento deve considerar o trajeto e os hábitos do consumidor dentro da loja.

A exibitécnica no Ponto de Venda

Para se obter sucesso com o uso de diferentes tipos de displays no Ponto de Venda, é importante utilizar a chamada exibitécnica.

Ela consiste em um conjunto de técnicas de comunicação visual que levam em conta o comportamento do consumidor.

Uma das principais recomendações da exibitécnica é chamar a atenção do consumidor imediatamente.

Para isso, é importante entender qual é o seu caminho natural, seu objetivo dentro da loja, quem ele é e quais são as suas necessidades.

Portanto, é importante que o produto exibido no display seja interessante para o consumidor.

O display deve ser original a ponto de capturar a atenção do público e motivar a compra por impulso.

Display de Produto
Display de Produto

Mensagens para estimular a compra por impulso

Para chamar a atenção do cliente com o uso de displays, é indicado utilizar mensagens que atuem como “gatilhos mentais“.

Urgência, novidade, escassez e prova social são informações que podem provocar reação positiva imediata no consumidor.

O gatilho da urgência tem como premissa o fato de que uma ação não pode ser deixada para depois.

Dessa forma, uma promoção pode ser anunciada em um Display Take One, destacando a data limite para participar.

Já o gatilho da novidade é aquele que anuncia um novo produto, novo modelo ou nova linha de produtos.

Esse gatilho tem sido utilizado em Displays Expositores, motivando o consumidor a participar do lançamento e provar a novidade.

Um produto novo pode ser anunciado também em um Display Take One.

Especialmente quando são necessárias informações técnicas – caso de aparelhos celulares, por exemplo.

O gatilho da escassez apela para a raridade de determinado produto.

Pode ser apresentado em um Display Promocional, informando que aqueles são os últimos produtos à disposição do cliente.

Dessa maneira, o consumidor se sente motivado a comprar no ato, já que não terá outra oportunidade.

Prova social é o gatilho utilizado para influenciar o consumidor a seguir outras pessoas que estão fazendo o mesmo.

Exemplo: associar o produto a uma celebridade, cuja “presença” no display pode convencer o cliente a comprar o produto.

Além do visual, estimule outros sentidos

Além de criar um display com aparência e mensagem atraentes para o público, é importante estimular outros sentidos.

Utilizar um aroma agradável próximo ao display é ação inteligente que poderá atrair muitas pessoas ao local.

Também é possível associar músicas que despertem a atenção e a curiosidade do consumidor.

Pense na experiência de compra como um todo

O visual merchandising considera que a experiência de compra se inicia no momento em que o consumidor decide ir ao Ponto de Venda.

Ao utilizar displays como uma estratégia de venda, você deve pensar o contexto e a experiência do consumidor como um todo.

Independentemente do tipo de display ou material de merchandising exibido, o foco deverá estar sempre na necessidade de compra do cliente potencial.

Você está preparado (a) para utilizar displays de forma criativa e eficiente na sua estratégia de comunicação visual? Saiba mais sobre soluções para Ponto de Venda assinando a nossa newsletter!

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