Totem para PDV: material de merchandising atraente e impactante

Para uma boa comunicação de marcas, eventos, produtos e serviços, o Totem para PDV é um material de merchandising fundamental, por ser atraente e impactante aos olhos do consumidor.

De tamanho grande (1 metro de altura ou mais), esse formato se destaca no Ponto de Venda.

Por ser flexível, pode ser produzido de diversas maneiras e nos mais variados formatos.

É de fácil montagem e desmontagem, podendo ser utilizado em campanhas durante o ano ou em promoções sazonais específicas.

Os totens são duráveis e têm excelente custo-benefício.

Assim, um Totem para PDV pode trazer ótimos resultados para a sua empresa.

Como utilizar o totem para PDV

Os modelos mais conhecidos são:

  • Totem triedro: de três lados;
  • Totem quadrado: de quatro lados;
  • Totem pirâmide: em formato piramidal;
  • Totem cubo: composto por vários cubos;
  • Totem elíptico: com as faces arredondadas para fora;
  • Totem pessoa: com a imagem de uma pessoa recortada, geralmente em tamanho próximo do real;
  • Totem de papelão dobrável: de montagem automática, em vários formatos.
Totem para PDV
Totem para PDV

Para que a comunicação com os clientes atinja de imediato seus objetivos, os profissionais responsáveis pelas artes desses materiais costumam explorar sua criatividade ao máximo.

O Totem cubo, por exemplo, pode trazer um aspecto diferente de um mesmo produto em cada uma das faces da peça.

Quando utilizado para divulgar um evento, um Totem quadrado pode estampar nome e data do evento em dois lados e a programação nos outros dois.

Numa promoção, imagine as inúmeras possibilidades de mensagens impressas em cada um dos lados de um cubo. Certamente, os olhos do cliente serão atraídos e impactados.

As possibilidades são ilimitadas!  Um Totem para PDV pode ter diferentes formatos, como cortes, lixamentos, perfurações, entalhes, emoldurados ou outros tipos de montagens.

Aplicações do totem para PDV

Existem várias situações em que um Totem para PDV pode ser a peça ideal para compor o seu planejamento de merchandising. Vamos ver algumas delas:

Eventos

Nos eventos, você pode utilizar os totens para trazer a programação.

Ou apenas para reforçar a presença da marca, trazendo o nome do evento e o logotipo do patrocinador, por exemplo.

Além de um resumo das principais atrações, é sempre uma ideia legal aplicar QR Codes em um Totem para eventos.

Assim, ele poderá levar os participantes a informações mais detalhadas.

Em um congresso científico, você pode direcioná-los a uma página com dados sobre os palestrantes.

Já em feiras, você pode utilizar um Totem para PDV como stand, explicando sobre os produtos, serviços ou assuntos que estão sendo apresentados.

Sinalização

O Totem para PDV pode cumprir a função de sinalizar informações em diversos pontos e locais de trânsito de pessoas em lojas, departamentos, setores etc.

Podem indicar direções dentro de estabelecimentos comerciais, órgãos públicos, empresas prestadoras de serviços, eventos e afins.

Há diversas formas de fazer isso. E você pode posicionar diversos totens em lugares estratégicos de passagem de pessoas.

Mas também é possível fazer um Totem único, trazendo o mapa geral do ambiente com as localizações de cada um dos espaços.

Propaganda

A propaganda é um dos usos mais comuns de um Totem para PDV. Com ele, é possível anunciar produtos, serviços ou marcas.

Esses anúncios podem ficar dentro de lojas, shoppings e outros espaços com grande circulação de pessoas.

Assim, é possível utilizá-los tanto no seu próprio estabelecimento comercial quanto nos espaços de terceiros para esse tipo de veiculação.

Em aeroportos e rodoviárias, você pode anunciar a sua mensagem mesmo que o local não venda seu produto ou serviço em questão.

Teaser de produto

Dentro dos Pontos de Venda, você também pode anunciar produtos que ainda serão lançados naqueles locais.

Dessa forma, nesse tipo de anúncio, recomendamos colocar poucas informações, com imagem e texto capazes de aguçar ao máximo a curiosidade do consumidor.

Mensagem de boas-vindas

É possível, ainda, colocar um Totem de boas-vindas na entrada da sua loja.

Nesse momento, chamar a atenção dos consumidores é a chance de causar uma primeira impressão positiva.

Marketing de Conteúdo

Também vale utilizar um Totem para PDV para fazer Marketing de Conteúdo nos mais diversos espaços.

Em um Festival de Rock, por exemplo, você pode trazer curiosidades sobre o mundo da música para entreter o público durante os intervalos de shows.

Datas comemorativas

Você pode aproveitar um Totem para PDV para estampar mensagens sobre datas comemorativas associadas à sua marca.

Essas são oportunidades muito boas para mostrar que sua marca está “no clima” daquela data junto com o consumidor, o que deverá criar maior conexão com ele.

Então, tire proveito da sazonalidade. Faça com que o consumidor lembre de você na hora de comprar produtos associados a uma determinada época.

Anúncio de filmes e peças de teatro

Os totens têm sido muito usados para anunciar filmes, peças de teatro e outros espetáculos de entretenimento.

Para esses casos, são comuns os totens pessoa, trazendo personagens de filmes e peças em tamanho natural.

Eles são interessantes porque as pessoas costumam interagir e tirar fotos. E isso faz com que o consumidor se sinta mais conectado à produção.

Assim, filmes e peças de teatro são espontaneamente divulgados com a disseminação de fotografias e vídeos nas redes sociais.

Decoração

No seu Ponto de Venda, você pode utilizar o Totem para PDV como decoração.

Escolha textos e imagens interessantes, que façam sentido para a sua marca e encantem o consumidor.

Com isso, você torna o ambiente mais agradável para o consumidor e amplia a identidade de sua marca.

A escolha da melhor localização

Quando se fala em Totem para PDV, precisamos considerar a localização em que ele será colocado.  

Sem dúvida, uma boa localização é aquela onde há grande circulação de pessoas.

Onde a sua mensagem seja relevante para o consumidor.

É importante lembrar ainda que outros materiais promocionais podem complementar e ampliar o sucesso da presença do Totem para PDV junto aos clientes.

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