Positivação: o jeito certo de destacar marca e produtos no PDV

O principal objetivo da positivação de PDV é assegurar uma boa presença de marca, destacar os produtos e proporcionar ao consumidor uma ótima experiência de compra.

Em relação às estratégias de Comunicação Visual, a positivação garante a distribuição e a padronização da instalação de peças de Merchandising em diferentes Pontos de Vendas.

Cuidar para que ela ocorra de maneira correta é importante para os resultados das campanhas e ações de Marketing, pois evita que os materiais sejam dispostos de maneira errada ou em locais inadequados.

Para tanto, a positivação no PDV segue uma série de métodos e práticas que certificam que o planejado seja cumprido e mantido.

Sua operação envolve diversas etapas e pessoas, para que no final cada peça cumpra bem a sua função.

 

5 Dicas para uma positivação de PDV eficiente

A instalação das peças pode ser executada pela equipe de Trade Marketing, pelos promotores de vendas, pelo próprio varejista ou por terceiros.

O importante é que o processo aconteça baseado nas estratégias de Merchandising e contribua para que a marca reforce sua presença no PDV.

Abaixo, separamos 5 dicas para que a positivação no PDV alcance os melhores resultados.

 

1. Atenção à logística promocional

A logística promocional planeja e executa os serviços de transporte, administração, operacionalização de armazenagem e distribuição das peças. Sem ela não existe a positivação, já que é seu planejamento que faz os materiais chegarem com segurança aos PDVs.

Então, trabalhar para que a logística aconteça sem erros é o primeiro passo para garantir a melhor positivação no PDV.

Nesse sentido, é importante observar a cubagem, o modo de empacotar as peças e a localização geográfica dos PDVs, para que os materiais cheguem ao seu destino no tempo certo e com a qualidade esperada.

 

2. Qualidade e praticidade das peças de Merchandising

Uma positivação eficiente está diretamente ligada à qualidade das peças de Merchandising. Além de serem resistentes, elas precisam ser práticas e fáceis de instalar.

Nesse sentido, a escolha dos substratos adequados é fundamental para uma instalação segura.

Não esqueça de planejar os mecanismos de instalação dos materiais, para que as peças de Merchandising não sofram avarias durante o uso.

Ao receber as peças é necessário conferir a quantidade, se todas estão conforme o desejado, bem como se os sistemas de instalação estão corretos.

Além disso, a positivação deve garantir que os clientes consigam interagir com o produto de maneira fácil, intuitiva, natural.

No momento de fixação o ideal é testar o funcionamento do material, vivenciando a experiência de consumo que o cliente terá.

 

3. Observe as regiões do Ponto de Venda

Para aproveitar o melhor das zonas quentes e frias, é importante cuidar da boa iluminação do PDV.

Áreas mal iluminadas afastam as pessoas e prejudicam as vendas dos produtos.  Esse ponto sensível é sempre observado no momento da positivação.

Ao perceber essa falha, o promotor de vendas deve entrar em contato com o comerciante para buscar uma solução que beneficiará a todos.

 

4. Analise as diferenças entre os PDVs

Devemos olhar tanto para as características dos Pontos de Vendas em que seus produtos são comercializados, quanto para o comportamento do consumidor em cada um deles.

Nesse contexto, os indicadores de Trade Marketing são ferramentas que auxiliam na hora de observar e analisar os resultados em cada região comercial.

Com isso, é possível ajustar estratégias e otimizar ainda mais a positivação, adaptando as peças para a realidade de cada PDV.

 

5. Promotores treinados e engajados

Os promotores de vendas são essenciais para que a positivação de PDV aconteça conforme o planejado pela equipe de Marketing.

Portanto, eles precisam receber treinamentos constantes e estarem sempre familiarizados com o produto e com os materiais de Merchandising.

A presença deles nos Pontos de Vendas reforça a comunicação e interação com os consumidores, indispensável para o sucesso das vendas.

Os promotores de vendas são os responsáveis por defender a posição dos produtos no layout e no espaço combinado com o lojista, assegurando o abastecimento das prateleiras e mantendo itens alinhados e expostos da maneira mais atraente possível.

Além disso, os promotores possuem uma atuação estratégica, pois conseguem capturar informações relativas aos feedbacks dos clientes e também em relação à operacionalidade do PDV.

 

Benefícios da positivação do PDV bem realizada

Além da manutenção da qualidade e durabilidade dos materiais, os benefícios da positivação eficiente se refletem nos resultados das vendas.

Confira as principais vantagens da positivação nos PDVs:

  • Economia de recursos: quando instalados da maneira correta, os materiais duram mais tempo.
  • ROI positivo: a eficiência e benefícios das peças de Merchandising são inquestionáveis, principalmente quando são colocadas no lugar certo e de maneira correta.
  • Fortalecimento do relacionamento: as estratégias de Comunicação Visual servem para impactar o consumidor de maneira positiva, fortalecendo o relacionamento entre ele e a marca. Nesse contexto, é fundamental que seja feita uma apresentação de produtos impactante.
  • Presença de marca: a positivação é um recurso essencial para que as peças de Merchandising ressaltem e reforcem a presença da marca nos Pontos de Vendas.

 

Seriana, sua parceira para uma poderosa positivação de PDV

A Seriana tem mais de 40 anos de experiência na produção de materiais de Merchandising.

Nossos consultores estão preparados para atender as necessidades da sua empresa e desenvolver peças atraentes e personalizadas.

Ao produzir peças de Merchandising que têm qualidade e durabilidade, contribuímos para uma positivação de PDV ágil e eficiente, que vão otimizar a logística promocional de sua empresa.

Entre em contato pelos telefones (31) 97157–3003 ou (31) 3279–8200, em Minas Gerais, e (11) 97280–4254, em São Paulo. Atendemos também pelo e-mail atendimento@seriana.com.br .

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