Loja Perfeita: entenda o conceito e coloque em prática

Loja Perfeita é um conceito relativamente novo. Mas os estudos e ações em favor deste objetivo são antigos desafios do setor varejista.

Hoje, esse termo contribui para facilitar a comunicação entre os profissionais das áreas de Trade Marketing e Promoção de Vendas.

O trabalho entre a indústria e o varejo deve ser colaborativo. Para que haja sinergia e resultados reais, ambos precisam remar na mesma direção.

No final das contas, o importante para todos é impulsionar as vendas!

Conceituando Loja Perfeita

Loja Perfeita, ou Perfect Store, é a junção de todas as etapas da Jornada de Compra do consumidor: desde a sua atração, até a efetivação de uma compra no Ponto de Venda.

A ideia é oferecer, literalmente, uma experiência perfeita ao longo de todo o percurso do cliente no Ponto de Venda.

Por exemplo: a partir da disposição estratégica dos produtos nas lojas, promova ações com materiais de merchandising de qualidade.

No contexto de Loja Perfeita, toda ação bem-feita amplifica o resultado final das vendas.

O cliente é sempre o ponto principal. Ele deve se ser recebido em um ambiente agradável, que ofereça a ele produtos diversos e bem organizados nas seções do PDV.

Loja Perfeita na prática

Na Loja Perfeita, o consumidor sempre encontra o produto que deseja comprar.

Seja uma promoção ou um lançamento de produto, o que torna um PDV referência para o consumidor é a facilidade de localização daquilo que ele precisa.

No âmbito da disponibilização do produto, estão contidos alguns pontos de atenção que devem ser checados diariamente. Dentre eles, destacamos:

1) A prática correta dos preços indicados

Use e abuse da colocação de Precificadores junto aos produtos em promoção, para que os preços deles estejam facilmente visíveis.

É uma falha terrível oferecer condições atrativas, mas não as destacar aos olhos do consumidor.

Design moderno e fixação de materiais de merchandising em áreas estratégicas no PDV garantem a transparência na comunicação com o cliente, fortalecendo a fixação da marca e do produto.

Para cumprir com eficiência esse requisito, associe Precificadores aos materiais de Merchandising.

É importante reforçar os preços promocionais chamativos com o uso das tradicionais Testeiras, Réguas de Gôndola e bobinas de forração. Mas lembre-se: Cartazes, Banners, Wobblers e Móbiles também são ótimas opções de atratividade.

De acordo com o porte da campanha, inclua preços em peças personalizadas como Cubos, Totens e Displays Expositores

2) A criação e manutenção de pontos extras

O Clip Strip já provou sua eficiência no Cross Merchandising. Mas as pontas e orelhas das gôndolas, assim como as ilhas promocionais, podem ser excelentes alternativas de reforço na sua estratégia de atrair o consumidor para as compras.

Conquistar pontos extras, gerando maior visibilidade para as marcas, está entre os pilares de uma Loja Perfeita.

Procure explorar novos espaços de ativação, além das gôndolas destinadas especificamente aos produtos.

E quantifique: existem quantos espaços fora do ponto natural? Fará diferença criar espaços adicionais dentro do PDV?

Sim. Pontos extras ajudam a gerar compras por impulso e aumentam as chances do cliente levar mais itens em sua compra.

O que aumentará a lucratividade e a presença positiva de sua marca na memória do consumidor.

Pontos extras bem organizados e atraentes transmitem ao cliente uma imagem de profissionalismo de sua loja. Loja Perfeita.

Outro pilar fundamental da Loja Perfeita é o acompanhamento dos resultados obtidos a partir das ações de disponibilização.

Para entender o comportamento dos diferentes clientes dentro de cada setor do PDV, você deve registrar os dados reais, analisá-los e, depois, trabalhar no sentido de atender às expectativas dos consumidores.

Só assim é possível saber o que os leva a comprar e quais ações poderão influenciar de fato em sua decisão de compra.

Com os dados em mãos, transmita essas informações concretas a todos os profissionais envolvidos nas ações de comercialização, tanto nas fábricas de produtos (diretores, gerentes) quanto nas lojas (seus colaboradores).

Loja Perfeita e as novas tendências de merchandising em Pontos de Venda

As estratégias omnichannel estão no topo das novas ferramentas bem absorvidas pelos consumidores.

Estão em alta não apenas devido à atual digitalização e comportamento multimídia da sociedade, mas devido a um ganho importante para as empresas, que é a obtenção de dados concretos a respeito dos clientes.

Hoje, é possível coletar informações de pós-vendas a partir do momento em que o contato do cliente é registrado durante a Jornada de Compra.

Assim, o engajamento do consumidor é fonte permanente para medir indicadores de sucesso e necessidades de melhorias.

O novo Merchandising na Loja Perfeita

Entregar a melhor oferta, de forma objetiva e atrativa para o consumidor, garante a alta performance dos negócios varejistas.

Explorar oportunidades diante do comportamento dos clientes é um diferencial que leva à conquista da Loja Perfeita.

Da mesma forma, encontrar o parceiro certo para executar os materiais de merchandising, com portfólio amplo e especializado em Pontos de Venda, faz toda a diferença.

Materializar oportunidades requer acesso a elementos e soluções técnicas de qualidade que contribuem efetivamente para melhorar a visibilidade das marcas.

A forma de fazer merchandising no PDV mudou em função desse novo olhar mais profissional sobre a Jornada de Compra do consumidor.

Outras facetas da sociedade têm influenciado diretamente no segmento das peças produzidas. A preocupação com a sustentabilidade ambiental e a durabilidade maior das peças, são exemplos dessa mudança.

Nesse contexto, o seu parceiro profissional deve oferecer uma diversidade de materiais de merchandising que sejam adequados a diferentes ambientes e necessidades de comunicação e marketing nos Pontos de Venda.

Os substratos rígidos vêm ganhando cada vez mais destaque na produção de peças para o novo Merchandising. Além de elegantes, são mais duráveis e fáceis de reciclar.

Entre os tipos mais utilizados estão o Polipropileno (PP), Poliestireno (PS), Acrilico, PVC Vinil, Plastionda, ACM e Poliéster (PET).

A Loja Perfeita também exige um outro cuidado especial: com a oferta cada vez maior de produtos, os ambientes podem se tornar um campo de batalha para conquistar a atenção das pessoas.

Portanto, é preciso organizar bem os espaços destinados a cada marca e a cada produto, garantindo ao cliente a facilidade e a tranquilidade de receber informações claras e objetivas em sua caminhada pelos corredores agradáveis da Loja Perfeita.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se em nossa Newsletter, aqui mesmo no Blog, para receber outros textos informativos no seu e-mail.

Visite nosso site e conheça nossa linha completa de materiais de merchandising.

Caso queira obter informações específicas sobre materiais de merchandising, clique para falar com um de nossos consultores pelo WhatsApp.

Boas vendas! E até a próxima.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Post relacionados

TAGS
Acabamento GráficoAcabamentos EspeciaisAção de MerchandisingAções de MerchandisingAdesivoAdesivo para VidroAdesivo perfurado para carrosambientaçãoAmbientação de lojaAtivação de marcasAtivação em EventosBalcão DesmontávelBalcão PromocionalBalcões PromocionaisBrindes para eventosCampanha de Dia das MãesCampanha de MerchandisingCampanha de NatalCampanha SazonalCampanhas SazonaisCaracterizaçãocavaleteClip Stripsclip-stripComunicação VisualCortescovid-19CrossCross MerchandisingCubo Promocionaldatas comemorativasDecisão de compraDia das MãesDia das Mães no PDVDicas de MerchandisingDisplayDisplay de Alcool GelDisplay de Mesadisplay de produtosDisplay ExpositorDisplay MerchandisingEPIescala de cores CMYKEstoque de produçãoEstratégia de MerchandisingEstratégias de MarketingEstratégias de Merchandisingface shieldFaixafita-crossGigantografiagráficaimpressãoimpressão de materiais gráficosImpressão Digitalimpressão gráficaJornada de CompraLeque PromocionalLogísticaLogística de ProduçãolojaLoja de Conveniêncialoja físicaMarketingMarketing de Experiênciamarketing sazonalmáscara de tecidoMáscarasMatéria-primaMateriais de MerchandisingMateriais de PDVMateriais GráficosMateriais PromocionaisMaterial de campanhaMerchandisingMerchandising de NatalMerchandising no PDVMerchandising para o Dia das MãesMerchandising para o NatalMóbilenatalOffSet UVOmnichannelPDVPeça de Merchandisingpeça-de-merchandinsingpeças de merchandisingPeças GráficasPlacas de Merchandising.Placas para MerchandisingPlacas Personalizadasplanejamento de marketingPonto de VendaPonto ExtraPontos ExtrasPositivaçãoPrecificadoresProdução GráficaProduto GráficoProdutos gráficosPromocionalPromotor de VendaPromotor de Vendasprotetor facialPSPVCRéguas de gôndolaRelevosRéplica GigantografiaserigrafiaSerrilhadosShoppingssinalizaçãosistema de coresStopperSubstratosTécnicas de impressãoTécnicas de MerchandisingTecnologiaTecnologia de impressãoTotemTrade MarketingVincosVisual MerchandisingWobbler