A Ponta de Gôndola atrai a atenção do cliente imediatamente, pois está posicionada estrategicamente nas extremidades dos corredores dos Pontos de Venda.
Certeza: é um espaço estratégico ótimo para expor e promover marcas, produtos e ofertas.
Por essa razão, é parte essencial da estratégia de Merchandising de muitas empresas.
Neste artigo, caracterizamos essa estratégia e mostramos os benefícios de você utilizá-la para impulsionar as vendas de sua empresa no PDV.
Acompanhe para saber mais!
O que é uma Ponta de Gôndola?
É a esquina de um corredor de supermercado, loja, farmácia e outros Pontos de Venda.
Localizada ao final de cada corredor, exatamente na ponta das prateleiras, é um espaço de destaque para marcas e produtos.
Originalmente, sua função era a de acompanhar o layout das prateleiras, mas logo foi vista como uma oportunidade estratégica para aumentar a visibilidade dos produtos.
Por estar em local de grande circulação, é a primeira área que o consumidor vê ao entrar, andar pelos corredores ou esperar nas filas.
A ponta dos corredores é usada para destacar e promover lançamentos e promoções.
Em geral, também é nesse espaço que acontecem as ações de degustação e demonstração.
Benefícios de posicionar sua marca ou seu produto em uma Ponta de Gôndola
Para que você possa entender melhor a importância de uma Ponta de Gôndola no PDV, listamos abaixo os principais benefícios de expor seus produtos nesse espaço.
Relevância e exclusividade
É comum que os produtos mais relevantes de cada setor do estabelecimento sejam expostos na ponta dos corredores, criando uma percepção de exclusividade e importância para o consumidor e estimulando nele o desejo de compra.
Maior conhecimento de marca
A exposição estratégica de produtos neste local aumenta a probabilidade de que a marca seja lembrada durante o processo de compra.
Ao serem visualizados repetidamente, os itens se tornam mais familiares e, consequentemente, mais confiáveis na percepção do consumidor.
Essa conexão inicial facilita a lembrança no momento da decisão de compra e contribui para a construção de um relacionamento duradouro com o cliente.
Conhecimento de promoções e ofertas
A Ponta de Gôndola desempenha um papel crucial nas campanhas de Merchandising, servindo como uma vitrine para promoções e ofertas especiais.
Esse espaço facilita a descoberta de melhores preços e condições de compra, ajudando os clientes a identificar oportunidades vantajosas enquanto percorrem o estabelecimento.
Estímulo à decisão do consumidor
A disposição dos produtos em áreas estratégicas e de alta visibilidade, aliada ao Cross Merchandising, tende a influenciar compras por impulso, facilitando a decisão de compra.
Essa técnica promove a exposição de produtos complementares, incentivando os consumidores a adquirir mais itens do que originalmente planejado.
Destaque para lançamentos de produtos
Esse espaço é ideal para a exposição de novos sabores, linhas ou produtos, garantindo que eles recebam a atenção necessária.
Ao criar uma experiência envolvente, as empresas incentivam os consumidores a experimentar esses lançamentos, o que pode resultar em uma maior aceitação e, consequentemente, em vendas adicionais.
Como o Trade Marketing pode apoiar os resultados na Ponta de Gôndola?
O Trade Marketing trabalha para potencializar o posicionamento e o desempenho de um produto no Ponto de Venda.
Ele pode ser utilizado para negociar posições de maior destaque na Ponta de Gôndola, assegurando a organização e a visibilidade dos itens conforme setores demarcados.
Além disso, essa estratégia ajuda a criar uma conexão consistente com os consumidores, o que pode potencializar o desempenho dos produtos da marca no PDV.
Peças de Merchandising para maximizar os resultados na Ponta de Gôndola
Assim como a estratégia de Trade Marketing, as peças gráficas de Merchandising também têm o potencial de maximizar os resultados de um produto ou marca. Sugerimos algumas delas para incluir no seu planejamento, confira.
Placa de Merchandising | As Placas de Merchandising são elementos de impacto que tornam os espaços disponíveis nas pontas das prateleiras ainda mais atrativos e informativos. Elas complementam o layout com designs personalizados com cortes especiais, ajudando a destacar ainda mais os produtos e a direcionar a atenção dos consumidores. |
Além de atrair a atenção do cliente, é importante que ele saiba qual é o preço do produto em questão. Precificadores ajudam a dar clareza para o valor do item de forma criativa e chamativa. | Precificadores |
Moldura de Gôndola | Esta peça é responsável por dar ainda mais destaque a determinado produto, atraindo a curiosidade das pessoas. Pode ser produzida com layout exclusivo para acomodar qualquer tipo de mercadoria. |
O Display Cross é uma peça eficaz na Ponta de Gôndola, onde produtos complementares aos do setor do corredor são apresentados em conjunto. Essa abordagem maximiza a atratividade dos itens e incentiva os consumidores a considerar combinações que podem enriquecer sua experiência de compra. | Display Cross |
Conte com a Seriana para produzir peças gráficas para Ponta de Gôndola
Para que suas peças gráficas de Ponta de Gôndola tenham qualidade, impacto visual e resistência adequada para suprir a necessidade da sua campanha, você deve contar com a gráfica certa.
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