Merchandising de Natal com o conceito Sell Out

Um dos momentos mais importantes do ano para o comércio varejista está chegando. Neste ano, o Natal será diferente. E o Merchandising de Natal também! 

Apesar de tudo o que está ocorrendo, as expectativas são boas. 

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o SPC Brasil apontam que as compras de Natal devem movimentar R$ 60 bilhões na economia do Brasil. 

Nesse cenário, a oportunidade e o desafio estão lado a lado.  

E o sell out – venda física no PDV para o consumidor final – certamente precisará de uma estratégia de Merchandising de Natal mais forte que nos anos anteriores.

Mas o que exatamente significa sell out?

Sell out é um conceito usado para medir as vendas diretas do varejo para o consumidor.  

Tem como objetivo analisar e identificar o comportamento e práticas do shopper nos PDVsCom isso, melhorar a eficiência operacional do negócio.  

Com o sell out, a indústria e o varejo se relacionam de forma mais próxima para garantir melhores resultados em vendas. Algumas das diretrizes do sell out são:

Agregação de estoque 

É quando o Ponto de Venda do varejo controla o estoque com a quantidade ideal de produtos. Os momentos de reposição acontecem de acordo com a demanda do consumidor final.

Ordem de compra 

Ao contrário do modelo tradicional, em que o varejo é responsável por pedir novos produtos, no sell out há uma maior integração entre varejo e indústria. Dessa forma, os processos são gerenciados de acordo com as necessidades do consumidor, e não por uma predeterminação de compra.

Estratégias de Merchandising 

Com o sell out, também é preciso investir na forma como o produto é vendido. E é aqui que entra o Merchandising, com novos formatos de exposição dos produtos, cada vez mais impactantes. Ações promocionais atraentesde experiência, e muitas outras, podem e devem ser utilizadas no PDV. 

Em um momento tão desafiador, planejar ações para o Merchandising de Natal fará toda a diferença no conceito sell out.  

Planejando, certamente você atenderá bem às expectativas e demandas dos consumidores.   

O novo comportamento do shopper 

Outra questão a pontuar é o novo comportamento do shopper.  

Por um lado, ele busca mais agilidade nos Pontos de Venda.  

Por outro, espera encontrar experiências agradáveis ou impactantes ao sair de casa para ir às compras.  

Como está a estratégia de Merchandising de Natal para o sell out na sua empresa?  

Confira algumas ações de marketing de experiência possíveis de serem feitas dentro e fora do PDV. Com toda a certeza elas vão ajudar a impactar o consumidor e fazer a sua marca vender mais.

União Trade Marketing e Mídias Digitais 

Que tal estender uma ação digital para o Ponto de Venda?  

Apostar em Crossmedia e Transmedia é uma forma de proporcionar experiências mais ricas aos clientes, que poderão vivenciar o contato com a sua marca em várias plataformas.  

Assim você aumenta as possibilidades de conversões. 

 Showroom no Ponto de Venda 

Crie um cenário atrativo para expor seus produtos no Ponto de Venda.  

Vale a pena investir em experiências sensoriais, em ambientes que elevem os benefícios da solução oferecida e façam com que o consumidor tenha ainda mais vontade de comprar. 

Crie uma identidade visual surpreendente 

Aproveite o Merchandising de Natal para criar vitrines e materiais visuais temáticos.  

Lembre-se de garantir que a identidade tenha relação com o seu produto e com o estilo de vida dos seus clientes.  

Aposte na criatividade dos materiais de PDV 

Merchandising de Natal é feito com peças de impacto.  

Pontas de GôndolaIlhas de produtos, Displays de Chão e Totens são algumas opções interessantes. Para garantir uma boa estratégia de sell out é indicado prender atenção do consumidor à primeira vista. 

Identifique as áreas temáticas com tudo o que o consumidor precisa 

Facilitar a vida do consumidor é um dos principais preceitos das estratégias de sell out. Por isso, é indicado criar espaços dentro do seu Ponto de Venda com tudo o que o comprador pode precisar para fechar a compra de Natal.

Cross Merchandising de Natal 

Também vale ressaltar a importância do Cross Merchandising para facilitar a vida do consumidor.  

É simples: exponha lado a lado produtos normalmente colocados em setores diferentes.  

Exemplo: pacotinhos de queijo ralado próximos de embalagens de molhos e de massas. 

Essa estratégia tem ao menos duas vantagens para aumentar as vendas: 1) Você amplia as opções de compra do cliente; 2) E o induz à compra por impulso. 

Outro exemplo: sacos de carvão próximos da seção de carnes para churrasco.  

Outros setores de varejo também podem usar o Cross Merchandising para melhorar o sell outÓtima prática para garantir grandes resultados com o Merchandising de Natal.  

Confira alguns dos materiais e ações mais usados para Cross Merchandising: 

Displays Cross 

São materiais de Ponto de Venda que podem ser produzidos 

em diferentes materiais, formatos e tamanhos.O maior objetivo é facilitar as compras ao expor produtos  em locais diferentes dentro do PDV.

É até possível criar uma Jornada de Compra usando essa peça de Merchandising.

Experimente.

 

Clip Strips

Muito usados no Cross Merchandising, principalmente em supermercados.

Os Clip Strips normalmente tem o formato de uma tira plástica com cavidades para encaixar ou pendurar produtos. 

Um material prático e útil que apresenta ótimos resultados nas vendas.  Especialmente com produtos de porte pequeno, normalmente esquecidos na lista de compras. 

Balcões Promocionais

Excelentes para serem usados como apoio para promotores de vendas em ões de experiências com os produtos.

Exemplo: degustações em lançamentos de alimentos e bebidas, que podem ser experimentados pelos clientes antes da compra.

Os Balcões podem ser feitos em tamanhos, cores, formatos e identidades visuais variadas.

Uma boa estratégia de venda é usar esse formato de Cross Merchandising para anunciar produtos que os consumidores não conhecem.  

Ou não sabem que podem ser consumidos com outros produtos que já conhecem.  

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