Indústria pet: como aumentar as vendas no PDV

Com o surgimento de novos modelos de família e a mudança de comportamento do consumidor, os animais de estimação têm ganhado cada vez mais importância na vida das pessoas.

Por conta disso, o mercado pet precisou se reinventar, com produtos e serviços que atendam às novas necessidades das pessoas e de seus amigos de patas.

Continue a leitura para entender como o Merchandising pode ajudar seu negócio a se destacar nesse setor.

Crescimento da indústria pet

Segundo a ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o Brasil ocupa a terceira posição mundial em faturamento no setor pet.

De acordo com o IPB (Instituto Pet Brasil), a indústria deve movimentar cerca de R$ 76,3 bilhões em 2024, representando 0,36% do PIB nacional. Nos últimos quatro anos houve um aumento de mais de 30% nos postos de empregos formais, ultrapassando 107 mil em 2024.

Esses dados refletem o crescimento do setor e o mercado está cada vez mais competitivo, abrindo espaço para lojas de todos os portes com atendimento personalizado.

Para as marcas de produtos, isso representa uma oportunidade valiosa de expandir os Pontos de Venda, aumentando a visibilidade e alcance de suas ofertas.

Como aumentar suas vendas no pet shop?

Considerando todo esse cenário, é fácil entender a importância de investir em estratégias inteligentes e eficazes para destacar os produtos no PDV.

Para pet shops, isso significa criar um ambiente atrativo, enquanto para as marcas é a chance de expandir sua presença e colaborar com os estabelecimentos para aumentar a exposição de seus produtos.

O primeiro passo para se destacar na indústria pet é entender a complexidade do perfil do consumidor. Apesar da tomada de decisão ser feita pelos tutores, é muito comum que a percepção e o bem-estar dos animais sejam considerados.

Nesse contexto, confira as nossas dicas para ter ótimos resultados de vendas no segmento pet.

Repense o layout com base na jornada de compra

Nesse caso, é importante considerar a jornada de compra dos dois perfis de clientes: humanos e não humanos.

Por exemplo, para os consumidores poderem transitar com seus animais de estimação no pet shop, os corredores precisam ser mais largos.

Lembre-se também que nem todo pet é treinado para se “comportar” em um Ponto de Venda, então é interessante elevar a altura dos produtos mais sensíveis, para evitar qualquer dano.

Da mesma forma, potes com água e petiscos em alguns espaços da loja também são bem-vindos. Assim como locais para os pets aguardarem seus tutores em segurança.

Do ponto de vista de relacionamento com os parceiros, um PDV bem organizado também é atraente para as marcas que desejam fortalecer sua presença no mercado.

Dica de peça gráfica

Adesivos

Adesivo de Chão

São uma solução prática e eficaz para melhorar a experiência de compra.

Eles podem ser aplicados em piso, vidros, paredes e mobiliários, ajudando a ambientar o local e a sinalizar áreas específicas.

Adesivos bem posicionados podem orientar os clientes sobre as melhores rotas a seguir com os pets, bem como destacar seções importantes e produtos em promoção.

 

Crie parcerias estratégicas para oferecer serviços complementares

Ainda no caminho de conhecer e entender as necessidades da indústria pet, é importante lembrar que para os consumidores desse segmento, sair de casa pode ser estressante.

Portanto, oferecer serviços complementares como consulta veterinária, banho e tosa ou adestramento, pode otimizar a jornada de compra e torná-la muito mais satisfatória para todos.

Para maximizar os resultados de vendas e fortalecer a parceria com marcas, o Trade Marketing é uma estratégia crucial. Considerar a criação de promoções combinadas com esses serviços gera mais valor para o cliente e ajuda a promover os produtos.

Dica de peça gráfica

Balcão Promocional

Uma excelente dica para fomentar o relacionamento com as marcas e aumentar a visibilidade dos produtos é investir em Balcões Promocionais.

Esses espaços são ideais para ações de experimentação de ração, petiscos e outros produtos, bem como para a distribuição de brindes.

Eles permitem que marcas apresentem seus produtos de maneira atraente e interativa, além de oferecer uma plataforma para engajar diretamente com os clientes.

 

Invista em Displays diferenciados

Displays interessantes e bem projetados chamam a atenção e criam uma experiência de compra mais envolvente e dinâmica.

Displays específicos para ração podem exibir as variedades e ingredientes de forma clara e atraente, enquanto aqueles para brinquedos e coleiras podem criar um ambiente lúdico e convidativo, captando o interesse dos clientes.

Não se esqueça dos acessórios para humanos, como chaveiros, que também merecem um Display dedicado, projetado para destacar o apelo e a utilidade desses itens.

Dica de peça gráfica

Display Cross

Este tipo de Display oferece uma abordagem versátil para a apresentação de produtos variados, permitindo a combinação de diferentes categorias de itens em um único espaço.

 

Por exemplo, ele pode integrar brinquedos, coleiras e acessórios, criando uma área de venda coesa e atraente.

 

Isso otimiza o espaço disponível e encoraja os clientes a explorar diferentes categorias de produtos, aumentando a probabilidade de compras adicionais.

 

Faça suas peças gráficas para a indústria pet com a Seriana!

Para a indústria pet, os pet shops se assemelham a grandes lojas de departamento. Por isso, investir em comunicação visual é uma excelente alternativa para atrair a atenção dos consumidores e aumentar as vendas.

Escolher as melhores peças de Merchandising demanda cuidados especiais. O principal deles é contar com uma parceira experiente na impressão de produtos gráficos para PDV.

Com 46 anos de experiência, a Seriana é especializada na criação de soluções de Merchandising personalizadas para atender as demandas de cada cliente.

Para solicitar um orçamento, basta entrar em contato pelo WhatsApp. Ou ligar para (31) 97157-3003 ou (31) 3279-8200, em Minas Gerais; ou (11) 97280-4254, em São Paulo.

Se preferir, envie um e-mail para atendimento@seriana.com.br.

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