Posicione bem seus produtos para aumentar as vendas no PDV

O posicionamento de produtos no PDV vai muito além da apresentação na gôndola.

Pensando na competitividade e no relacionamento com os clientes, essa definição refere-se ao modo como a marca se posiciona no Ponto de Venda.

Com o objetivo de aumentar as vendas, no Trade Marketing existem diferentes técnicas voltadas para a exposição de produtos de forma estratégica.

É sobre algumas delas que falaremos neste artigo. Aproveite bem a leitura.

Entenda e analise o comportamento do público no PDV

Antes de tudo, é importante dedicar tempo para conhecer bem o público e o Ponto de Venda.

Conhecendo o espaço físico e o layout do PDV, fica mais fácil planejar estratégias para otimizar a experiência de compra e influenciar o comportamento das pessoas.

Aqui o papel do Promotor de Vendas é fundamental, pois é ele que tem contato direto com o cliente e pode ajudar a entender as necessidades e expectativas do público.

Com isso, é possível projetar a jornada dos consumidores e definir os melhores pontos de exposição.

Aposte nas zonas quentes

Essas são as áreas com maior visibilidade e tráfego no Ponto de Venda.

Normalmente incluem a entrada da loja, corredores principais e espaços próximos ao caixa.

O posicionamento de produtos nessas zonas tende a aumentar a conversão de vendas. Por isso, são muito disputadas pelas marcas.

Mas além da apresentação, vale a pena investir em sinalização, iluminação e organização adequada, para que as pessoas cheguem com facilidade até o seu produto.

Mantenha o estoque abastecido

Outro ponto relacionado diretamente com a exposição eficiente de produtos é a disponibilidade do estoque.

De nada adianta planejar a melhor estratégia de exposição dos itens, se o produto não estiver disponível para a compra.

A indicação aqui é usar um sistema automatizado para gerenciar o envio de produtos sempre que necessário.

Além disso, mantenha sempre o bom relacionamento com os PDVs que disponibilizam seus produtos, para garantir novas compras e o reabastecimento permanente das gôndolas.

Invista em peças de Merchandising eficientes

Além do bom posicionamento dos produtos, peças de Merchandising como Régua de Gôndola, Stopper e Wobbler posicionam a marca, evidenciam os lançamentos e destacam as promoções.

Adesivos, Banners, Displays e Cubos Promocionais também podem contribuir muito com a criação de espaços temáticos e estratégicos no Ponto de Venda, como os Pontos Criativos.

As Placas de Merchandising são ótimas para sinalizar diferentes seções e indicar informações sobre os produtos em exposição.

Todos esses exemplos contribuem para a satisfação do consumidor. O que ajuda diretamente a aumentar as vendas.

A importância do posicionamento de produtos no PDV

Garanta um bom posicionamento de sua marca e de seus produtos para influenciar positivamente o consumidor na decisão de compra.

Uma exposição eficiente dos produtos impacta de maneira positiva a jornada de compra no PDV, trazendo benefícios diversos para a marca.

Confira os principais.

Fortalecimento da imagem da marca

Em um ambiente repleto de estímulos visuais, uma apresentação cuidadosa aumenta as chances de chamar a atenção do cliente.

Isso pode ser o ponto decisivo na escolha por uma marca ou outra.

Não basta oferecer uma boa promoção, é preciso que ela se destaque e seja vista.

Por isso, invista em produtos gráficos de qualidade, que traduzam todos os benefícios do produto com um design atraente e uma mensagem objetiva.

 

Posicionamento de produtos e o impacto positivo nos consumidores

A experiência da compra fica muito melhor quando é possível ver e pegar os produtos com facilidade.

Essa facilidade faz com que os consumidores efetivem a compra mais rapidamente e sejam impactados positivamente pela sua marca.

Posicionamento de produtos influencia as compras por impulso

A técnica de posicionamento de produtos agrupados de forma estratégica contribui para a compra por impulso.

Por isso, vale a pena investir em promoções cruzadas e a exposição de produtos complementares, como macarrão e queijo ralado.

Além de garantir que o comprador leve para casa tudo o que precisa, esta técnica pode ser uma forma de incentivar a compra de novos produtos.

As Fitas Cross, com mensagens objetivas e eficientes, são excelentes para ofertar itens extras e oferecer dicas de compras cruzadas para quem circula no PDV.

Organização do ambiente onde o produto é exposto

Um layout organizado, arejado, iluminado, bem planejado e com sinalização clara deixa o cliente mais confortável.

Um ambiente agradável faz com que as pessoas passem mais tempo no PDV, aumentando as chances de elas encontrarem seus produtos e decidirem por sua marca.

Importante lembrar que os Promotores de Vendas têm o papel de validar as ações estabelecidas pelo Trade Marketing.

Além disso, eles devem observar oportunidades para melhorar e otimizar os pontos de contato entre o consumidor e a marca.

Valorize sempre a função dos Promotores de Vendas nas lojas onde sua marca e seus produtos estão presentes.

Faça seu orçamento de peças de Merchandising com a Seriana

Para todas as dicas sobre posicionamento de produtos, peças de Merchandising de qualidade são fundamentais para cativar as pessoas.

Escolha um parceiro com experiência de mercado e compromissado com a qualidade gráfica das peças de Merchandising.

Há mais de 40 anos, a Seriana é especializada em peças gráficas para Merchandising.

Atende mais de cinco mil clientes em todo o Brasil e conta com profissionais especializados para planejar as melhores soluções conforme a demanda de cada empresa.

Para solicitar um orçamento, entre em contato por meio dos telefones (31) 97157–3003 ou (31) 3279–8200, em Minas Gerais, ou (11) 97280–4254, em São Paulo.

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