Saber identificar zona quente e zona fria é fundamental para potencializar as vendas no Natal, uma das épocas mais concorridas do ano.
Após dois anos de restrições, 2022 está prometendo alta movimentação nas lojas físicas.
É o que mostra uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito).
Segundo o levantamento, 82% dos consumidores brasileiros têm intenção de realizarem compras de Natal presencialmente.
Então, para causar impacto positivo em meio a diferentes estímulos visuais, é preciso marcar presença de maneira inteligente e atrativa.
Nesse sentido, conhecer os ambientes do PDV é o primeiro passo para desenvolver estratégias de Merchandising eficientes.
Zona quente, zona fria: qual a diferença?
O nome de cada zona corresponde ao fluxo de pessoas — sendo a quente aquela com maior movimentação.
Assim, as zonas quentes são as mais desejadas pelas marcas, sendo extremamente concorridas.
Já as zonas frias acabam esquecidas pelas empresas, o que é um erro.
Desde que você e sua equipe consigam planejar e aplicar as ações certas em cada uma dessas zonas, ambas oferecem excelentes oportunidades.
Para isso, o indicado é que os promotores de venda observem a circulação interna do PDV para identificar cada região e enxergar as possibilidades.
Embora as áreas de entrada e saída sejam indicadas como zonas frias, os espaços com maior ou menor movimentação podem variar nos Pontos de Venda.
Porque uma área quente pode esfriar por diferentes motivos que desestimulam a circulação das pessoas: dificuldade de acesso, iluminação ruim e falta de organização são alguns dos motivos possíveis.
Por outro lado, uma zona fria pode esquentar bastante, desde que sejam utilizadas as ferramentas adequadas para que isso ocorra: boa iluminação, organização e materiais de merchandising atraentes contribuem muito para essa mudança positiva.
Nesse caso, as estratégias de Merchandising são a solução certa.
Zona quente, zona fria e as estratégias de Merchandising
Zona quente, zona fria: com os materiais certos é possível aproveitá-las da melhor maneira.
Com isso, além de se destacar nas áreas concorridas, é possível esquentar as mais frias — usando todos os espaços a favor da sua marca.
3 peças de Merchandising para se destacar nas zonas quentes
A concorrência é grande, mas com as peças certas é possível alavancar ainda mais as vendas no período natalino.
Display Merchandising | Estas são peças extremamente eficientes para todos os tipos de ações. Em zonas quentes como a ponta do caixa, os Display Expositores servem para lembrar o cliente de pegar aquele item que ainda não está no carrinho. Já o Display Cross é ideal para estimular as vendas casadas. Altamente personalizadas, são peças essenciais para as ações de Natal. Com criatividade e inovação, elas fazem o produto saltar aos olhos dos consumidores.
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O Wobbler é o material certo para mostrar os diferenciais do seu produto. São peças 100% personalizáveis, e podem ser o ponto de destaque da sua marca. Para alcançarem os resultados esperados, devem possuir um layout único e criativo. Além disso, uma chamada de impacto e as informações mais importantes podem ser decisivas na decisão de compra. | Wobbler |
Stopper Merchandising | O Stopper é um sinalizador de impacto, que faz o cliente parar e conferir as promoções. Em meio a tantas informações visuais na época de fim de ano, o Stopper convida o cliente a observar com mais calma os produtos. Eficiente, prática e de fácil instalação, esta é uma peça para usar e abusar dos pontos quentes. |
3 Estratégias de Merchandising para usar nas Zonas Frias
A principal vantagem em investir nessas áreas é o fato de elas serem menos concorridas. Então, usando os recursos certos é possível aumentar a circulação de pessoas nesses espaços.
O que faz com que os produtos sejam notados e contribuam para aumentar as vendas.
1. Pontos criativos
Os pontos extra específicos para as ações de Natal são uma maneira eficiente de esquentar zonas frias e aumentar as vendas.
Eles atraem os olhares, despertando a curiosidade e o interesse pelos produtos expostos.
Assim, são ideais para destacar promoções e produtos específicos como kits ou edições especiais de fim de ano.
Aqui, vale apostar em peças criativas e personalizadas para as ilhas montadas.
Testeiras, Placas de Vendas e Fitas Cross são materiais que ajudam a chamar a atenção nesses pontos.
2. Balcões de demonstração e degustação
Seja para uso próprio, seja para presente, o consumidor sempre deseja ter certeza do que está comprando.
Por isso, os clássicos Balcões Promocionais são soluções práticas e econômicas para oferecer a ele uma amostra do produto.
Além disso, instalar as ações nas pontas das prateleiras e nos corredores onde os produtos são expostos nas estantes mais baixas ou acima do olhar, faz o item ser notado com mais facilidade.
3. Reforce a presença no PDV
O objetivo é levar o cliente até um local em que ele não iria naturalmente.
Nesse caso, marcar presença em mais de uma região da loja, indicando uma promoção ou um produto diferenciado, faz com que sua marca seja lembrada.
Para obter os melhores resultados, considere o uso de Adesivos, Banners e Faixas para reforçar a Comunicação Visual nos PDVs.
Zona quente, zona fria: destaque-se com peças de Merchandising personalizadas
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