Como atrair e conquistar consumidores com Marketing Sensorial nos PDVs

Já está provado que o Marketing Sensorial é uma ferramenta espetacular para sua empresa atrair e conquistar clientes nos Pontos de Venda. 

As estratégias de Marketing Sensorial trabalham os sentidos das pessoas para atrair e chamar a atenção delas para um produto ou ação específica.  

Produzimos materiais de Merchandising que ajudam a estimular sensações nas pessoas, promovendo experiencias físicas e emocionais marcantes durante as jornadas de compras. 

Despertam sensações de bem-estar, alegria, desejo, curiosidade e outros impulsos positivos.  

  

Marketing Sensorial através da visão  

Ao falar de Comunicação Visual e Merchandising, é fácil perceber como o sentido da visão se relaciona com as peças e estratégias de Trade Marketing.    

Por isso, muitas marcas aproveitam ao máximo os recursos visuais para reforçar sua identidade visual nas lojas.   

Na Seriana, a qualidade das peças e o respeito absoluto ao padrão de cores são garantidos através do melhor uso de tecnologias de impressão complementares.  

Elas permitem o desenvolvimento de peças exclusivas, com alto impacto visual, como as Réplicas Gigantográficas, que reproduzem embalagens de produtos em grande escala, surpreendendo os clientes nos PDVs. 

Ou ainda os Displays com letreiros luminosos,  Faixas em Lona com acabamento em Backlight ou Frontlight, que também são maneiras de estimular a visão de maneira atraente e memorável.   

Todos os sentidos podem e devem ser instigados para fortalecer o relacionamento entre as pessoas, as marcas e os produtos. 

 

Marketing Sensorial: como instigar o paladar  

Nada mais eficiente que oferecer ao consumidor uma amostra grátis do seu produto durante o momento da compra.  

Mesmo que o seu negócio não seja do segmento de alimentação, é possível associar produtos parceiros dentro do seu plano de divulgação. 

Isso porque as boas experiências gustativas têm alto poder de fixação na memória afetiva das pessoas, potencializando as chances da sua marca ser lembrada por mais tempo.   

Planejar ações de degustação próximas ao horário de almoço ou do famoso lanche da tarde, é uma maneira de encantar o cliente e conquistá-lo pelo estômago, literalmente. 

Os Balcões Promocionais são materiais perfeitos para promover ações sensoriais e aguçar o paladar dos clientes nos Pontos de Venda.  

Usando o tato no Marketing Sensorial  

Existem muitas formas de estimular o tato para fazer Marketing Sensorial. O incentivo ao toque no produto, por si só, já é uma boa maneira de gerar conexão.   

É possível desenvolver embalagens especiais, com texturas, que antecipem para o consumidor como o produto é por dentro. 

Pode ser uma representação exata ou algo que sugira para o consumidor como será a experiência de consumo.  

Os Displays Interativos e os Clip Strips são peças ideais para aproximar as pessoas dos produtos, aumentando as chances de que eles sejam comprados por elas.  

  

Olfato e o Marketing Sensorial  

A memória olfativa é a capacidade que temos de nos lembrarmos de situações específicas: um ambiente, uma pessoa, um produto ou marca.  

De acordo com Martin Lindstrom, no livro “A lógica do consumo”, 75% das emoções diárias são estimuladas por aromas.  

Então, ainda que a experiência olfativa seja particular, e um aroma possa despertar diferentes memórias em cada um, apostar em um cheiro que se associe à sua marca ou produto, é uma estratégia muito eficiente.   

A partir disso, é possível criar materiais de Merchandising que exalem aromas específicos que permitam ao consumidor testar a fragrância do produto, sem precisar abri-lo.  

  

Como trabalhar com a audição no PDV  

Este é um dos sentidos mais sensíveis, que deve ser trabalhado com cautela. O uso de recursos sonoros pode se misturar ao som ambiente e causar distrações e desconforto.   

Quando essa estratégia é planejada de forma coerente, incluindo os equipamentos necessários, é possível criar ambientes descontraídos para trabalhar a marca por meio de sons e uma trilha sonora.   

Que tal criar peças exclusivas, que reproduzem sons relacionados ao seu produto sempre que o comprador as tocar?   

É possível pensar em soluções criativas, que gerem curiosidade nos consumidores que estão circulando pelas lojas.   

 

Benefícios do Marketing Sensorial  

Explorar os sentidos é uma maneira muito eficiente para conquistar a atenção e fixar sua marca na lembrança das pessoas.   

Esses são alguns dos benefícios das estratégias sensoriais:  

  • Fortalecer vínculos com o consumidor;  
  • Explorar os produtos além do óbvio;  
  • Encantar e conquistar novos clientes;  
  • Desenvolver uma identidade inovadora;  
  • Criar experiências inesquecíveis.  

  

Peças personalizadas para campanhas de Marketing Sensorial  

O sucesso de cada ação é resultado de um planejamento assertivo e coerente com a sua marca, produto e objetivos empresariais. 

Por isso, ao planejar estratégias de Marketing Sensorial nos PDVs, é necessário considerar todas as variáveis que podem influenciar os sentidos e a decisão de compra dos clientes. 

A Seriana está preparada para receber suas demandas e desenvolver novas soluções de Merchandising, 100% personalizadas com a marca e as cores de sua empresa. 

Embarcamos juntos para criar peças exclusivas, mantendo toda a qualidade e durabilidade de materiais que proporcionam experiências genuínas para o seu público.  

Entre em contato com um de nossos especialistas e solicite um orçamento.  

E acompanhe a Seriana no Instagram para conhecer mais sobre a nossa empresa.  

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