Como manter a qualidade dos materiais de Merchandising de sua empresa

Para que as peças gráficas encantem os consumidores no Ponto de Venda, a Logística Promocional bem planejada é fundamental.

Para garantir a qualidade esperada, da criação à instalação das peças gráficas, cada passo deve fazer parte da estratégia de Merchandising

A partir do controle completo do processo é possível evitar retrabalho para consertar peças mal produzidas; impedir acidentes durante o transporte e defeitos na estocagem delas.

Confira neste artigo detalhes importantes sobre a armazenagem das peças de Merchandising e dicas para garantir a manutenção adequada desses materiais.

 

Qualidade na produção de peças gráficas

Em síntese, o desenvolvimento de materiais de Merchandising passa por quatro etapas principais.

  1. Criação: etapa onde as artes são desenvolvidas considerando a identidade visual, tamanhos e formatos que melhor se encaixam nos objetivos da marca.
  2. Produção: processo que “dá vida” ao projeto. O cuidado com a escolha de substratos, cortes e acabamento são fundamentais para garantir a qualidade desejada.
  3. Distribuição: ocorre com auxílio das embalagens e do transporte correto, alinhando o prazo em que precisam ser entregues nos Pontos de Venda.
  4. Positivação: momento em que as peças são instaladas para cumprirem seu objetivo de impactar positivamente os clientes em sua experiência de compra.

Cada ponto do processo deve ser pensado com cuidado profissional, a fim de garantir o sucesso das ações no PDV.

 

Como manter a qualidade das peças gráficas: dicas

Quando falamos em armazenagem de materiais gráficos, uma das primeiras questões a serem avaliadas é o substrato utilizado para a produção.

Isso porque cada tipo de matéria-prima exige diferentes cuidados na hora de armazenar, organizar, limpar e efetuar a manutenção.

Substratos como PVC e outros plásticos, Lona e Acrílico, por exemplo, são conhecidos por sua alta qualidade e durabilidade. Entretanto, para mantê-los bonitos e duráveis são necessários alguns cuidados.

Pensando nisso, listamos abaixo pontos importantes para manter a qualidade na hora de armazenar e expor as peças gráficas.

 

Controle de estoque

O cuidado com o estoque começa antes mesmo da criação das peças. Tanto a gráfica contratada quanto o cliente precisam se certificar que seus estoques estão em dia.

Em relação à fabricação, é preciso que a empresa parceira faça a gestão correta do estoque de substratos, para garantir as características das peças e também os prazos estabelecidos.

Já o cliente que recebe os materiais deve certificar-se que possui um local adequado para armazená-los.

O que envolve condições de temperatura do ambiente, empilhamento de caixas, disposição no layout do estoque, entre outros cuidados que também devem ser tomados no momento do recebimento das peças.

A falta de controle de estoque e das peças já produzidas pode ocasionar perdas, quebras e outros prejuízos na estratégia da empresa para a campanha de Merchandising.

 

Revisão das peças gráficas

A revisão dos materiais também garante a assertividade das campanhas.

Esse processo envolve testes de funcionamento, fixação e instalação das peças de Merchandising, para identificar possíveis reparos antes que elas sejam enviadas ao Ponto de Venda.

 

Cuidado com o transporte

O planejamento da distribuição para os PDVs onde as peças serão expostas é ponto fundamental para que o processo ocorra da maneira correta.

É durante o transporte que estão os maiores riscos de extravio, quebras e perdas de materiais.

Principalmente quando a entrega depende de um transporte multimodal, como em campanhas que abrangem mais de uma região do Brasil.

É fundamental dimensionar as embalagens, as cargas e os formatos de transporte.

 

Manuseio e instalação das peças gráficas no PDV

Bem executada, essa etapa garante que os materiais promocionais funcionem da forma correta e cumpram seu papel no Ponto de Venda.

Crie um manual para que os responsáveis pelo manuseio e instalação das peças trabalhem conforme as boas práticas indicadas.

Aqui, o papel do promotor de vendas é essencial.

Ele será responsável por verificar se as condições de positivação dos materiais estão dentro do padrão e de acordo com o esperado.

 

Manutenção das peças gráficas

Avalie com o lojista as condições e a disponibilidade para realizar a manutenção correta das peças gráficas.

É importante orientar a equipe do PDV para que a manutenção dos materiais seja feita da melhor maneira possível.

Além da qualidade e da durabilidade, a limpeza correta garante a manutenção do padrão de cores nas peças.

 

Retirada das peças promocionais

Todas as etapas foram cumpridas e a campanha foi sucesso de comunicação e vendas.

Ótimo. Mas o trabalho ainda não terminou. Com o fim da campanha, é preciso retirar os materiais do PDV de forma rápida e organizada.

Para isso, é interessante utilizar a logística reversa, que prevê o encaminhamento adequado após a utilização de produtos ou embalagens.

 

Escolha um fornecedor que garanta a qualidade das suas peças gráficas

A Seriana tem mais de 40 anos de experiência no mercado, oferecendo soluções completas na produção de peças gráficas e contemplando processos que envolvem manuseio, embalagem, armazenagem e envio.

Dessa forma, além de garantir o prazo combinado, preocupa-se com a máxima qualidade de produção.

Para fazer o orçamento dos seus materiais de Merchandising, entre em contato pelo e-mail atendimento@seriana.com.br.

Se preferir, converse com um de nossos especialistas por meio dos telefones (31) 97157-3003 ou (31) 3279-8200, em Minas Gerais ou (11) 97280-4254, em São Paulo.

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