Conquistar a atenção dos consumidores nos Pontos de Venda é mais fácil se você sabe como montar uma estratégia forte e eficiente de Merchandising.
De forma resumida, o Merchandising é composto por ações complementares, feitas para valorizar o produto diante do consumidor.
Ao longo deste artigo, trouxemos algumas das mais utilizadas por profissionais de Trade Marketing e gestores de indústrias para destacar produtos estratégicos nas lojas.
Seu objetivo principal é colocar o produto no lugar certo e influenciar o consumidor na hora da decisão de compra.
Merchandising em poucas palavras
O termo vem do francês merchand, que significa mercadoria. Em inglês, merchandiser significa “negociante”. Então, merchandising pode ser entendido como “o ato de negociar mercadorias”.
Ele é formado por um conjunto de técnicas que você acompanhará a seguir, usadas para proporcionar mais visibilidade e atratividade aos produtos ou serviços, e “fisgar” mais compradores.
O Merchandising trabalha para que o produto salte aos olhos das pessoas durante suas jornadas de compra nas lojas, principalmente no varejo.
Como montar uma boa estratégia de Merchandising no PDV
Agora que já falamos um pouco sobre o que é Merchandising, vamos a alguns pontos fundamentais para evitar erros comuns que podem prejudicar sua empresa.
Antes de colocar ações em prática, é importante construir um bom planejamento. Para isso, analise sempre essas cinco informações:
Produto: é o principal objetivo dos investimentos em Merchandising e deve ser o centro das decisões.
Lugar: defina os canais de distribuição mais adequados para o público em questão.
Momento: aproveite os períodos sazonais para alavancar seus resultados em estações do ano e datas comemorativas.
Quantidade: organização é a peça-chave. Deixe as prateleiras sempre organizadas e com uma boa quantidade de produtos à disposição dos consumidores.
Preço: cative o consumidor pelo bolso. Ofertas e promoções são sempre muito bem-vindas.
Por que investir em Merchandising
De acordo com pesquisa realizada pela Nielsen, 70% das decisões de compra acontecem no Ponto de Venda.
Para se posicionar bem dentro dessa estatística, é fundamental oferecer a melhor experiência na relação do cliente com seus produtos e sua empresa.
Um produto sozinho não se sustenta. Os detalhes, a embalagem, a forma de distribuir e expor nas lojas fazem a diferença e são parte da comunicação de qualidade.
Assim, o Merchandising é fundamental para promover ações práticas, atrair o consumidor e fazer com que ele se aproxime da marca e dos produtos de sua empresa.
Nesse caso, vender mais será ao mesmo tempo objetivo e resultado positivo de suas ações de planejamento, criação de peças de merchandising com as cores e a marca de sua empresa, boa distribuição, organização e destaque de seus produtos nos PDVs. Um processo vencedor.
Merchandising de Organização
Ninguém gosta de ambientes bagunçados. Para que os clientes tenham boas experiências de compra, organização é fundamental.
Ambientes organizados e agradáveis fazem com que as pessoas permaneçam mais tempo neles. É uma situação lógica: ao permanecer mais tempo na loja, é muito provável que o consumidor compre mais. Portanto, organize. E colha bons frutos.
Essa estratégia determina o local mais indicado para destacar cada produto, de acordo com as características de cada um dos Pontos de Venda.
Prevê também o mix de materiais de Merchandising que deverão ser expostos no PDV.
É certo que uma campanha de comunicação, propaganda e marketing será melhor sucedida no PDV ao utilizar um conjunto de peças que aliem a beleza estética atraente à boa organização dos produtos nas gôndolas e prateleiras.
Crie experiências interativas
Oferecer experiências interativas ao cliente é outra estratégia inteligente para aumentar o tempo de permanência dele na loja e o aproximar fisicamente da marca e dos produtos de sua empresa.
Hoje, as principais trends de visual merchandising incluem promover trocas reais com os consumidores durante sua presença nas lojas.
Estimular o contato físico ajuda a atrair as pessoas. Alguns bons exemplos são o uso de QR Codes, Painéis instagramáveis e Displays interativos.
Outra opção é investir em ações que envolvam as pessoas através dos sentidos de paladar, tato, olfato, audição e visão. Apelos sensoriais costumam ser irresistíveis.
O mais importante é despertar o desejo de compra dos consumidores e, com isso, garantir um espaço no carrinho de compras.
Invista em materiais de Merchandising atrativos e eficientes
Aposte em peças personalizadas, feitas especialmente com as cores e a marca de sua empresa para atender as suas estratégias de comunicação e marketing.
Essas são algumas das muitas opções de materiais que podem deixar seu produto mais bem posicionado nos Pontos de Venda:
Displays Expositores
São perfeitos para divulgar produtos de tamanho pequeno e que têm alta rotatividade.
Para aumentar sua visibilidade, geralmente são colocados em pontas de gôndolas ou próximos aos caixas, locais de intenso fluxo de pessoas. | |
Clip Strips ou Fitas Cross
Aproximam produtos complementares que podem ser comprados juntos, como pacotes de queijo ralado expostos próximos de embalagens de macarrão; ou latas de refrigerante próximas de pacotes de salgadinhos.
São materiais adaptáveis para todos os tipos de embalagens, 100% personalizáveis de acordo com os produtos que serão destacados aos olhos dos consumidores. | |
Balcão Promocional
Feito para colocar o seu produto em contato direto com o consumidor nos Pontos de Venda.
Por meio de degustações e demonstrações ao vivo (uma representante bem preparada ajuda bastante), suas ações promocionais certamente vão cativar o cliente.
Esse é um Balcão Dobrável, de fácil montagem e desmontagem, que pode ser transportado entre diferentes ambientes e lojas. |
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A Seriana tem mais de 40 anos de experiência no setor. Estamos à sua disposição para produzir os materiais de merchandising que vão destacar os produtos de sua empresa nos Pontos de Venda.
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