Para começar esse assunto, precisamos considerar que são muitas as opções e formatos de materiais de merchandising disponíveis.
Os mais adequados vão depender do segmento do seu negócio e produtos comercializados, mas também do tipo de ação promocional que a sua empresa deseja realizar.
Materiais para PDV são importantes ferramentas de merchandising, mas você precisa saber aplicar cada solução no contexto certo.
Destacar o seu produto, ajudar o consumidor a encontrá-lo e incentivar as compras no Ponto de Venda serão tarefas mais fáceis se você fizer boas escolhas.
Pensando nisso, fizemos aqui uma lista para ajudar a identificar quais materiais de merchandising apresentam maior potencial para alavancar o seu negócio.
Independentemente de qual ou quais materiais sejam os mais indicados para a sua empresa, use a criatividade em todas as suas ações promocionais.
Busque criar peças únicas, que realmente se destaquem em meio aos demais estímulos ao redor.
Desenvolva uma ideia nova a partir do seu tema, e surpreenda!
Simplicidade, objetividade e boa distribuição dos produtos, somados aos demais cuidados com a montagem e a reposição, também fazem a diferença.
Confira agora alguns tipos de materiais de merchandising que podem ser úteis e atrativos no Ponto de Venda:
Displays Expositores:
Versatilidade é o termo que melhor define esse material, que pode ser utilizado sobre superfícies como mesas e balcões; no chão (em formatos maiores); ou até mesmo em gôndolas e prateleiras. Sua função é colocar em destaque um produto ou linha de produtos. Têm sido aplicados em ações de lançamentos ou promoções, geralmente associados a uma campanha principal. Além da exposição, possibilitam a oferta de itens para testes e provas. Assim, cumprem bem a função de facilitar a interação do consumidor com os produtos, sem a intermediação de vendedores. |
Displays Take One:
Perfeitos para disponibilizar impressos como folders, flyers e livretos. Devem apresentar informações relacionadas aos produtos trabalhados em uma campanha de PDV. Os Displays Take One funcionam como um “reservatório” de impressos, oferecendo-os para que sejam retirados espontaneamente pelos consumidores. Podem ser produzidos em formatos menores, para superfícies como mesas e balcões, ou maiores, com apoio desde o chão. |
Banners:
Dentre os tipos de materiais de merchandising, os Banners são os mais duráveis e resistentes. Geralmente são feitos em lona, que suporta bem a exposição a agentes como umidade e calor. Devem ser posicionados de maneira frontal, na altura dos olhos, ou mais elevados. Para essa finalidade, podem receber acabamento em ilhós ou bastão. Também podem ser utilizados para destacar lançamentos ou promoções. |
Móbiles:
Os Móbiles estão entre as soluções mais atrativas e eficientes no Ponto de Venda, especialmente em ambientes grandes. Podem ser pendurados em corredores ou em frente às gôndolas para sinalizar, identificar ou promover produtos em suas seções. Fixados no teto por meio de fios de nylon, a ação do vento faz com que os móbiles se movimentem e mudem de posição a todo momento, atraindo o olhar e o interesse do consumidor. |
Stoppers:
São úteis para indicar lançamentos e promoções, informar preços ou destacar a campanha. Podem ser produzidos em diversos tamanhos e formatos, com cortes especiais que dão asas à criatividade. Os Stoppers são geralmente fixados em gôndolas, prateleiras ou em monitores de computadores (orelhas de micro). Quando colocados em áreas externas, podem ser utilizados nas paredes frontais do PDV. O importante é que sejam dispostos sempre na altura dos olhos, destacando os produtos que estão sendo trabalhados na campanha em questão. |
Réguas de Gôndola:
São pequenas tiras, retas ou dobradas em “L”. Também chamadas de “Faixas de Gôndola” ou “Testeiras de Gôndola”, esse material é fixado nas prateleiras de produtos. São fixadas com encaixe direto na estrutura de suporte para os produtos, no mesmo local onde estão os preços. Em casos de formatos especiais são colocadas acima dos preços, com colas especiais. Quando fixadas direto na estrutura, funcionam também como “aparadores” dos produtos, destacando-os na gôndola. Por isso, é indicado utilizar as Réguas de Gôndola para ressaltar os diferenciais do produto, ou da marca, em promoções ou campanhas específicas que estejam diretamente vinculadas a elas. |
Wobblers:
Material de merchandising bastante eficiente para chamar a atenção do consumidor. Muito utilizado em gôndolas de supermercados para destacar um produto entre os vários expostos, o Wobbler cumpre o efeito de um “pop-up”, saltando à frente dos olhos do consumidor. Podem ser fixados diretamente em prateleiras, displays ou portas de geladeiras. São sustentados por uma haste de plástico, geralmente feita de PVC. Isso torna sua instalação muito prática e rápida. Além de sinalizarem a localização de um determinado produto, também podem ser utilizados para destacar lançamentos, vantagens, promoções ou campanhas. |
Totens:
São peças de alto impacto visual, que se destacam no meio da multidão. Especialmente no caso do “formato de pessoa”, quando são fabricados com cortes especiais no tamanho real do corpo de um ser humano de altura mediana. Esses são apenas alguns dos vários tipos de materiais de merchandising que a sua empresa pode utilizar para vender mais no PDV. Aproveite para ler também o artigo 7 passos para aumentar as vendas com merchandising no Ponto de Venda. Se você está pesquisando outros formatos de materiais, não deixe de conferir o nosso Portfólio de soluções para PDV, que está disponível para consultas online. |
Até a próxima!