Com o material de Merchandising pronto, é hora de distribuí-lo nos Pontos de Vendas.
Então, basta colocar tudo no caminhão e pronto, certo?
Nada disso. Para ter resultados melhores, a distribuição precisa estar integrada à Logística Promocional.
Para encaminhar as peças da gráfica até as lojas, é importante elaborar um planejamento de distribuição que facilite as entregas.
Isso significa pensar nas quantidades de peças por embalagem, na estocagem e no manuseio desses materiais no dia a dia dos profissionais que estão nos PDVs.
O que proporciona, entre outros ganhos, evitar ao máximo possíveis perdas de peças por uso indevido ou por danos e avarias sofridos durante a estocagem e o envio.
Também contribui para agilizar as montagens e instalações dos materiais nas lojas.
Esta etapa pode ser um desafio para muitas empresas.
Por isso, reunimos neste artigo dicas úteis sobre esse processo. Continue lendo para saber mais.
A importância da Logística Promocional na produção de materiais de Merchandising
A produção de materiais promocionais faz parte de diferentes estratégias de Trade Marketing e deve estar alinhada com as metas da empresa.
As peças impressas são desenvolvidas para reforçar a identidade visual da marca, destacar os produtos e se relacionar com os demais elementos do PDV. Assim, cada material cumpre uma necessidade.
De todo modo, o desenvolvimento das peças de Merchandising envolve 4 etapas:
1. Criação. É a etapa para entender os objetivos da ação e elaborar as ideias. Pensamos qual peça se encaixa melhor no que a marca procura e testamos possibilidades.
2. Fabricação. Processo de produção da peça, desde os cortes da matéria-prima até o acabamento gráfico. Hora de tirar as sugestões do papel e torná-las produtos reais.
3. Logística de distribuição. É o planejamento de entrega das peças. Envolve a definição de prazos e os cuidados com o manuseio e envio das embalagens.
4. Positivação. Aqui as peças de Merchandising são instaladas e ganham presença e utilidade no PDV inteligente.
Como planejar a Logística Promocional
O gerenciamento da cadeia promocional faz com que cada etapa seja executada de acordo com o cronograma, respeitando o orçamento e buscando alcançar os melhores resultados.
Cada estágio citado acima é desenvolvido por uma equipe, e exige planejamento e conhecimentos específicos.
O importante é perceber que cada etapa faz parte de um processo, e que o cumprimento bom ou ruim de uma fase interfere na próxima.
Todas devem ser bem-feitas para que o resultado final seja positivo.
Exemplo: mesmo que tenha sido produzida com exclusividade e entregue no prazo, é ruim que a peça de Merchandising chegue ao PDV arranhada ou rasgada.
Ou que a peça de Merchandising seja bem-feita e bem embalada, porém entregue fora do prazo combinado.
Por isso, entenda 3 pontos importantes para o sucesso da Logística Promocional.
Prazos
Determinar e cumprir o prazo de entrega parece um ponto óbvio quando falamos em logística.
Porém, considerando o tamanho do Brasil, temos de tomar todos os cuidados possíveis para que produtos que saem de Minas Gerais no mesmo dia cheguem ao Acre e a São Paulo ao mesmo tempo.
Assim, se para o Marketing da empresa é importante que a ação seja lançada no mesmo dia nos PDVs de todos os estados do país, é fundamental que as embalagens para locais distantes sejam enviadas com antecedência.
Cubagem
Definir a cubagem certa para a distribuição nos Pontos de Vendas é importante para que os materiais cheguem sem defeitos a cada PDV.
O planejamento de como será a embalagem de cada peça de Merchandising deve ser diferenciado, de acordo com o peso, o tamanho e o formato de cada um desses produtos.
Se pensarmos, por exemplo, nas peças Balcão Dobrável, Adesivo Para o Chão e Embalagens de Plástico, é fácil perceber que cada uma delas exige um modo de transporte específico.
Como já foi dito, porque o peso, o tamanho, o formato e os espaços que ocupam são diferentes.
Distribuição para os Pontos de Vendas
Após definir o prazo e definir como as peças serão transportadas, é hora de distribuir para as lojas.
Aqueles materiais entregues em Centros de Distribuição regionais precisam estar embalados de modo que seja fácil redistribuir em quantidades menores para os PDVs.
Ou seja, se a empresa receber 200 Ímãs Personalizados para entregar quantidades iguais para 10 lojas, o ideal é que esse material seja embalado em dez pacotes com 20 Ímãs em cada um.
Vantagens do planejamento de Logística Promocional
Reduz os custos operacionais
A produção de peças de Merchandising que dá importância à Logística e a utiliza, consegue reduzir custos ao cortar algumas etapas de trabalho.
Por exemplo: com embalagens já organizadas para o envio individual, não é preciso recontar e reorganizar os materiais.
Uma distribuição bem planejada diminui o tempo de entrega, antecipa problemas e, assim, evita que ocorram erros.
Ajuda no controle dos processos
O planejamento integrado permite o melhor gerenciamento das equipes que participam do processo.
Ou seja, a organização conjunta das etapas faz com que cada pessoa envolvida saiba onde e como o seu trabalho atua para o bom resultado final.
Com isso, os gestores conseguem perceber os pontos que podem melhorar para que a cadeia promocional avance de modo mais eficiente.
Garante a qualidade das peças
Os materiais são desenvolvidos para compor os Pontos de Vendas e fortalecer as estratégias de merchandising da empresa.
É fundamental que cheguem ao destino com a mesma qualidade com que foram produzidos e saíram da gráfica.
O manuseio e o transporte correto das peças garantem que elas sejam entregues às lojas sem defeitos.
Como é realizada a Logística Promocional da Seriana
Nós, da Seriana, pensamos a produção de materiais de Merchandising com responsabilidade profissional e respeito aos objetivos do Cliente.
Há mais de 40 anos somos uma gráfica focada em Pontos de Venda.
Elaboramos soluções completas, que envolvem as etapas de manuseio, embalagem, armazenagem e envio das peças.
Assim, mantemos a qualidade dos produtos e fazemos com que cheguem ao seu destino no prazo combinado.
Trabalhamos a Logística Promocional para facilitar o seu processo de redistribuição para as lojas específicas.
Acesse nosso site, conheça nosso portfólio e saiba mais sobre cada uma das peças de Merchandising que produzimos.
Se preferir um atendimento personalizado, entre em contato por telefone ou e-mail:
- (31) 97157–3003 ou (31) 3279–8200, em Minas Gerais;
- (11) 97280–4254, em São Paulo;
- e-mail: atendimento@seriana.com.br
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