Os Indicadores de Trade Marketing são ferramentas essenciais para medir o sucesso de vendas de produtos nos Pontos de Venda.
70% das decisões de compra ocorrem no PDV, e esse indicador final permite entender se o desempenho dos produtos nas gôndolas está sendo realmente efetivo.
Acompanhar esse e outros indicadores é fundamental para mapear as operações nas lojas e fazer melhorias contínuas nas ações de Trade Marketing para o varejo.
Continue lendo para descobrir a importância dos indicadores na prática.
Por que acompanhar os Indicadores de Trade Marketing?
Com tantas marcas e produtos disponíveis no mercado, atrair a atenção dos consumidores é estar à frente da concorrência.
Neste sentido, ter em mãos informações estratégicas sobre a performance dos produtos nas lojas físicas é a base do entendimento sobre o que funciona para cada público.
Através dos indicadores, é possível definir quais produtos devem ganhar destaque, quais vendem mais em determinadas lojas e quais produtos não estão sendo consumidos.
A partir disso, os parâmetros de Trade Marketing servem para mostrar como está a performance e o retorno das estratégias de Merchandising da sua marca.
Ou seja, permitem saber se um produto e as ações em prol de suas vendas correspondem às necessidades e ao perfil de compras dos clientes.
Veja algumas vantagens em acompanhar os Indicadores de Trade Marketing:
Para nortear o trabalho dos Promotores de Vendas nas lojas, as estratégias para produtos precisam estar bem definidas.
Os indicadores servem para traçar um bom planejamento e prever as ferramentas adequadas para tomar decisões como:
- Adaptar ações promocionais no PDV;
- Auxiliar na gestão operacional do fornecimento de produtos para atender de forma inteligente às demandas dos consumidores;
- Identificar e reproduzir as ações que apresentam bons resultados;
- Entender de que forma criar conexão com os consumidores e elaborar as ações certas;
- Aumentar as vendas;
- Expandir o potencial de um negócio.
Acompanhe de perto esses 5 Indicadores de Trade Marketing
Existem diversos indicadores que podem ser utilizados para medir a eficiência e traçar novas ações.
Para escolher quais deles monitorar, analise aqueles que se encaixam melhor com o perfil e as metas do seu negócio.
Listamos 5 Indicadores de Trade Marketing comuns para a maioria dos negócios, que ajudam a mapear o sucesso da sua marca nos PDVs.
1. Presença
Quando o consumidor não encontra o seu produto na gôndola, ele busca por outro que entregue a mesma solução.
O Indicador de Presença serve para mensurar a disponibilidade de um produto e apontar os motivos pela falta dele naquele determinado momento.
Com este dado em mãos é possível agir a tempo de corrigir o problema de escassez, antes de perder a preferência do seu público.
Uma boa ideia para aumentar a presenta é apostar em Cross Merchandising, disponibilizando seu produto próximo a outros que complementam a compra do cliente.
A Fita Cross Merchandising é uma peça excelente para aproximar produtos relacionados, e se posicionar bem tanto nas prateleiras tradicionais quanto em outros corredores do PDV.
2. Share de Gôndola
O Share de Gôndola é o espaço reservado para a sua marca em cada loja, de acordo com as seções de produtos pré-definidas.
Este indicador ajuda a garantir que a metragem e presença dos produtos nas gôndolas são ideais, e também se o lugar destinado para a sua marca está sendo bem aproveitado.
Acompanhar esse indicador permite focar nas ações que acionam gatilhos de compra nos consumidores.
Utilize Réguas de Gôndola, Testeiras e Molduras de Gôndola para delimitar e destacar o espaço de determinado item em exposição.
São peças práticas e com ótimo custo-benefício, que ajudam a organizar melhor as prateleiras e a atrair os olhares dos clientes.
3. Preço
Este indicador se relaciona diretamente com o potencial competitivo do negócio. Afinal, ninguém compra um produto com preço muito diferente dos similares no mercado.
Desse modo, ter uma boa gestão de precificação é um dos fatores determinantes para garantir o sucesso de vendas de uma marca nos Pontos de Venda.
Além disso, é fundamental elaborar estratégias de sinalização dos preços nas lojas. A tendência é que o consumidor localize mais rápido o produto que ressalte essa informação.
Nesse sentido, o uso dos Precificadores personalizados para PDV pode se tornar um diferencial. Utilize-os para ajudar os clientes a encontrarem os produtos e terem uma experiência de compra agradável.
4. Ponto Extra
O Ponto Extra é o lugar de destaque no Ponto de Venda. Pode ser criado como ilhas nos corredores centrais ou nas pontas das gôndolas.
Uma vez montado, esse espaço adicional de exposição dos seus produtos deve ser observado constantemente.
Isso pode ser feito pelo time em campo, que deve aproveitar a oportunidade para criar relacionamentos com os administradores dos Pontos de Vendas.
Nestes Pontos Criativos podem ser utilizados Displays de Cross Merchandising e Balcões Promocionais, que são ferramentas para promover e destacar produtos.
5. MPDV
O Material para Ponto de Venda (MPDV) corresponde a um conjunto de peças de comunicação visual que dão destaque à marca nos PDVs.
Ter este indicador em mãos ajuda a entender se as estratégias de Visual Merchandising estão gerando sucesso, e se elas estão sendo bem aplicadas nas lojas.
Você pode destacar a marca e seu produto com peças de alto impacto, como a Réplica Gigantografia, que permite a reprodução fiel de embalagens de produtos em grande escala.
Ou ainda através de um Display Triedro, que possibilita três vezes mais exposição em uma única peça de Merchandising.
Materiais para Pontos de Venda
Os Indicadores de Trade Marketing são oportunidades para gerar maior engajamento entre os clientes e o seu produto, o que resultará em aumento das vendas.
O uso de peças de Merchandising de qualidade ajuda a sua marca a aproveitar ao máximo os espaços de exposição de produtos nos PDVs.
Com mais de 40 anos de experiência, a Seriana conta com uma equipe preparada para atender a sua demanda, produzindo peças sob medida para seus produtos.
Entre em contato com um de nossos consultores pelos telefones (31) 97157–3003 ou (31) 3279–8200, em Minas Gerais, ou (11) 97280–4254, em São Paulo. Atendemos também pelo e-mail atendimento@seriana.com.br.