Acompanhar as tendências de Merchandising nos Pontos de Venda é fundamental para se destacar diante do seu público mais importante: o consumidor, ou shopper.
O Marketing tem inovações pulsantes e irreversíveis. Assim, é importante colocar em prática, na sua empresa, as novidades que estão se consolidando.
Destacar-se aos olhos do consumidor exige se diferenciar do que é comum.
Antes de tudo, crie mensagens inovadoras e compatíveis com os interesses atuais do consumidor.
Expor informações virtuais nos espaços físicos, incentivando interação com a marca nos dois ambientes, simultaneamente, é uma das estratégias em ascensão.
Conceda descontos online para consumo nos Pontos de Venda. Mas dê ao cliente a possibilidade do caminho inverso, oferecendo no PDV ações que devem ser concluídas no ambiente digital.
Estratégias omnichannel ajudam a ampliar o contato, assim como proporcionam experiências significativas entre os consumidores e a sua marca.
Merchandising com estratégias omnichannel
Elas estão em alta não apenas devido à digitalização do mundo. Mas porque o novo olhar do Marketing sobre o shopper requer cada vez mais interação.
O consumidor deixou de ser um receptor passivo de informações estáticas. Ganhou voz, e se tornou um agente ativo na construção das marcas.
É cada vez mais importante entregar conteúdos bem estruturados, que representem para o seu público um valor real, ou uma utilidade que valha a pena.
Desperte interesse e proponha o diálogo. A interação é um dos caminhos mais promissores para que o consumidor se torne um propagador da sua empresa.
Além de contribuírem para a aproximação com o consumidor e proporcionarem um ambiente fértil para a comunicação de conteúdos ricos, estratégias omnichannel trazem um ganho importante: dados.
As interações físico-digitais significam a oportunidade de alimentar uma base de dados robusta e inteligente.
Com esses dados em mãos, sua empresa poderá planejar estratégias de Merchandising cada vez mais conscientes e certeiras.
Quanto mais informações de qualidade você tiver sobre o comportamento de consumo do seu público, maior o entendimento sobre os desejos dele.
Você poderá compreender melhor a aceitação ou a rejeição diante de um produto, serviço ou ação de sua empresa.
Da mesma forma, ampliará a sua percepção profissional sobre o mercado em que atua.
Merchandising interativo nos Pontos de Venda
É importante trabalhar o PDV enquanto mídia, não apenas expositora, mas também interativa.
Oferecer convites irresistíveis, pró interatividade, é uma das chaves para a atração física.
Levar o shopper a concluir ações online, é um dos bons caminhos para aumentar suas vendas.
Ao mesmo tempo, estimular o contato físico com as peças de Merchandising nos Pontos de Venda também ajuda a estreitar relações.
Assim, mensagens e funcionalidades como “puxe aqui”, “destaque para ver”, “veja o outro lado” ou “mova para o lado” motivam a ação imediata.
Que tal dar aos materiais impressos utilidades físicas junto ao consumidor?
Um display de produtos pode se tornar uma peça interessante e super impactante, se você construir formas de atrair o cliente ao contato físico.
Por exemplo: imprima um jogo de perguntas rápidas que levem até a uma informação exclusiva sobre o produto.
Ou mesmo dispor aberturas secretas ao longo da peça, onde estarão escondidos prêmios ou benefícios para o consumidor.
Ilhas de produtos com formatos de ambientes reais, como casas, carros ou até castelos, fazem muito sucesso.
Poder entrar neste ambiente para fazer uma compra pode se tornar uma experiência irresistível.
Basta tornar tudo mais funcional, com mensagens diretas e convidativas como um simples “Vem, pode entrar”!
Agregar o uso de QR codes, levando a um vídeo ou promoção, também é um estímulo eficiente. “Passe o leitor do celular” é um código social instituído.
No final das contas, temos duas missões principais: 1) Aumentar o tempo de contato entre a marca e o consumidor; 2) Reforçar essa interação em todos os canais possíveis.
Sustentabilidade e Merchandising nos Pontos de Venda
Sustentabilidade é uma das principais tendências para o Merchandising nos Pontos de Venda.
A busca é por soluções mais duráveis, associadas a materiais recicláveis, que impliquem em menos impactos no meio ambiente.
É importante pensar nos tipos de materiais utilizados, mas também nos processos de produção, distribuição e recolhimento.
Ao se importar com essas questões, a sua marca ganha autoridade para contar isso aos consumidores.
Que tal criar um selo de responsabilidade ambiental para estampar em todas as suas peças de Merchandising?
Isso significa oferecer um valor realmente importante para a sociedade.
Substratos rígidos para peças de Merchandising nos Pontos de Venda
Os substratos rígidos vêm ganhando cada vez mais destaque na produção de peças para Merchandising nos Pontos de Venda.
Além do visual moderno e elegante, esses materiais são altamente resistentes e duráveis.
Como são duráveis, exigem menos reposições das peças, o que significa que o consumo de matéria prima será menor. Bom para o planeta e também para o seu bolso!
Também vale destacar que a engenharia de manipulação desse tipo de substrato evoluiu muito nos últimos anos.
Tanto os processos de impressão quanto os de cortes, vincos, sistemas de montagem e fixação foram absorvidos com profissionalismo pelo mercado.
Também se reduziu bastante o espaço necessário para embalar, distribuir e armazenar peças de Merchandising feitas com substratos rígidos.
Entre os tipos de materiais rígidos mais utilizados pela indústria gráfica estão o Polipropileno (PP), Poliestireno (PS), Acrilico, PVC Vinil, Plastionda, ACM e Poliéster (PET).
O que é um ganho adicional, pois cada material é adequado a aplicações específicas.
Assim, se o ambiente onde a peça será usada tem presença de calor ou de umidade, é importante ter o conhecimento de qual é o material mais indicado.
Se você quiser saber mais sobre isso e sobre a utilização dos substratos rígidos em peças de Merchandising nos Pontos de Venda, aproveite para ler também:
3 DICAS DE MATERIAIS PARA IMPRESSÃO: QUAL É O MELHOR NO PDV?
TUDO SOBRE ESPESSURA E DENSIDADE DOS SUBSTRATOS RÍGIDOS PARA IMPRESSÃO
Por hoje é só. Esperamos que este artigo tenha contribuído para as suas ações de Merchandising nos Pontos de Venda em 2020. Até a próxima!