Os Pontos Criativos em Supermercados são locais extras para exposição de um produto.
Ou seja, são os lugares dos PDVs onde é possível obter um ganho a mais ao apresentar um item fora de sua seção convencional.
Como os ambientes nos Pontos de Venda são muito concorridos, saber aproveitá-los com criatividade é fundamental para se destacar da concorrência e ter mais sucesso nas vendas.
Desse modo, pensar em espaços inovadores significa criar oportunidades para expor produtos com peças de Merchandising bonitas e atraentes.
Tipos de Pontos Criativos em Supermercados
Com o objetivo de aumentar as vendas, os pontos extras podem ser criados de diferentes modos. A ideia é aproveitar todos os lugares do PDV para promover um produto ou fazer uma ação específica.
Confira os principais tipos de pontos extras nos Supermercados:
Pontas de Gôndolas
Ficam nas pontas dos corredores das seções de produtos.
Podem ser usadas para impulsionar uma promoção ou fazer o lançamento de um produto.
Também são usadas pelos Promotores de Vendas para fazer demonstrações do produto ou oferecer amostras grátis aos clientes.
Orelhas de Gôndolas
Normalmente acompanham as Pontas de Gôndola.
Frequentemente são usadas para destacar artigos complementares, sugerindo vendas casadas.
Por exemplo: usar uma Ponta de Gôndola para exibir o sabor mais vendido de um suco.
E, ao seu lado, fixar uma Orelha de Gôndola com os demais sabores.
Ilhas Promocionais
São construídas nos corredores de passagem dos PDVs, entre as seções de artigos.
Geralmente são focadas em promoções, podendo exibir mercadorias em grandes quantidades.
Por serem localizadas onde existe maior fluxo de clientes, são muito concorridas nos Pontos de Venda.
Há peças de Merchandising muito eficientes para destacar produtos nesses espaços.
Frentes de Caixas
Ficam em cima da esteira de produtos, em estantes que acompanham o limite das áreas dos caixas.
Geralmente são compostas por um mostruário pequeno, com diversidade de tipos de produtos.
Dessa forma, podem ser aproveitadas por diferentes marcas ao mesmo tempo.
Bebidas, doces e revistas são alguns dos produtos mais trabalhados nesses espaços.
Vantagens dos Pontos Criativos em Supermercados
Além de destacar a marca, as zonas extras também trazem vários benefícios:
- Possibilidade de vendas casadas;
- Fortalecimento da imagem da marca;
- Maior aproximação com o público;
- Reforço do relacionamento com os clientes;
- Melhor aproveitamento dos setores do PDV.
O que quase sempre resulta em crescimento das vendas.
Como usar Pontos Criativos
Para usar os pontos extras de maneira inteligente e alcançar os melhores resultados, é importante desenvolver um planejamento de Merchandising forte.
Por exemplo:
- Ações promocionais. Mais do que exibir itens, aproveite-as para promover produtos específicos. Os espaços extras podem ser aplicados junto ao plano de Marketing Sazonal.
- Destacar as novidades. Esses pontos podem ser usados para lançar novos produtos, servindo também como zonas de degustação, apresentação e entrega de amostras ou brindes.
Saia do convencional. Use a imaginação e busque por peças de Merchandising personalizadas para deixar os espaços mais atraentes aos olhos do consumidor.
5 Peças de Merchandising para usar nos Pontos Criativos em Supermercados
Os Pontos Criativos em Supermercados são uma maneira de tornar o PDV inteligente, usando tudo aquilo que o lugar tem a oferecer a favor da marca e do produto.
Para isso, é preciso desenvolver ideias que tragam o resultado esperado.
Nesse sentido, peças de Merchandising personalizadas e atrativas podem fazer a diferença a favor de sua empresa.
Para acertar na estratégia, confira 5 materiais de Merchandising para usar nas zonas extras:
Clip StripÉ entendido por muitos como um ponto de exposição em si, o que já é uma qualidade. Além disso, o Clip Strip pode e deve ser usado para compor espaços extras. Por exemplo, fixado em uma ilha promocional. Ou colocado nos corredores de checkout, associando e destacando diferentes artigos. Mais uma vantagem: são ótimos em ações de Cross Merchandising. E lembre-se: Modelos exclusivos destacam o produto e ajudam a fixar a marca na mente dos clientes. | |
Balcão PromocionalEsta é uma peça de Merchandising versátil, útil, eficiente e prática. O Balcão pode ser produzido em diversos formatos e em materiais resistentes, que aumentam sua durabilidade. Sua principal vantagem é ser portátil, podendo ser montado para promover inúmeras ações no PDV:
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Stopper MerchandisingOs Stoppers podem ser fixados em pontos variados e destacados nos PDVs. Podem ser produzidos em tamanhos e formatos variados, de acordo com as necessidades e objetivos de comunicação e marketing de cada empresa. Com sistemas de fixação personalizados, podem ser usados para realçar as zonas criativas em gôndolas, prateleiras ou paredes. | |
Placas de VendasCom o objetivo de sinalizar as regiões extras nos Supermercados, as Placas de Vendas são um excelente material de Merchandising e comunicação. Cumprem o papel de chamar a atenção do público, exercendo um diálogo direto e efetivo. Dentro dos PDVs, as Placas são peças úteis para transmitir mensagens atraentes e diretas. | |
Display MerchandisingProduzidos sob medida, podem ser utilizados em todos os tipos de zonas extras dos Supermercados. Nas Pontas de Gôndolas ou nas Frentes do Caixas, o Display pode ser personalizado para favorecer o produto e fortalecer a marca. |
Somadas a essas peças de Merchandising que destacamos, Adesivos, Banners e Faixas também ajudam a dar visibilidade às zonas extras.
Essas peças podem e devem ser trabalhadas em conjunto, formando uma equipe vencedora de comunicação, marketing e vendas.
Materiais de Merchandising criativos
Os Pontos Criativos em Supermercados são oportunidades para gerar maior engajamento entre os clientes e o seu produto, o que resultará em aumento das vendas.
O uso de peças de Merchandising de qualidade ajuda a sua marca a aproveitar ao máximo os espaços de exposição de produtos nos supermercados.
Com mais de 40 anos de experiência, a Seriana conta com uma equipe preparada para atender a sua demanda, produzindo peças sob medida para seus produtos.
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