O início do ano é o momento certo para fazer mudanças. É quando as novidades desse ciclo começam a se concretizar. Para ajudar você a planejar as iniciativas de 2021, preparamos este artigo sobre as cinco Visual Merchandising Trends que você precisa conhecer. E aplicar.
As mudanças são consolidadas a partir da absorção de novos comportamentos pelos consumidores, em relação à tecnologia, à economia e à cultura.
A pandemia mundial afetou a vida de milhões de pessoas. O Merchandising também teve que se reinventar para seguir cumprindo o seu papel.
Mesmo com a chegada da vacina, o cenário que a Covid-19 instaurou ainda está longe de acabar.
Por isso, vale a pena aproveitar os aprendizados e olhar com atenção para as Visual Merchandising Trends. Elas ajudam a transmitir para os consumidores a habilidade que sua empresa tem de inovar e se adaptar.
Voltar a frequentar as lojas físicas será um ato natural, mas ainda assim um desafio. As pessoas precisam se sentir seguras.
Durante toda a jornada do cliente no PDV, as experiências de compra seguirão sendo guiadas por cuidados especiais,
Comunicação clara e eficiente sobre higienização das mãos e cuidados com a saúde permanecerão sendo importantes no relacionamento PDV-consumidor.
Confira nossa lista de Visual Merchandising Trends e saiba como sua marca pode aproveitar para se destacar positivamente junto aos clientes.
1. Sinalização rica e informativa
Investir em peças que tenham diferencial atraente e chamativo será ação inteligente e eficiente na estratégia de Comunicação e Merchandising de sua empresa.
E não se esqueça: use sinalizações que indiquem as novas regras de “socialização” dentro da loja: uso de máscara, higienização com álcool em gel e marcações para o distanciamento seguro entre as pessoas.
As sinalizações também vão moldar o comportamento e conduzir o consumidor dentro da loja: para onde ele deve ir, em qual direção ou onde deve se postar na fila do caixa.
Ou seja: os materiais de Merchandising devem guiar a jornada do cliente, para que ela seja rápida e segura.
2. Layout e design
Confira algumas dicas de layout e design para aplicar na sua loja, segundo as Visual Merchandising Trends:
- Conceito de showroom, com poucos produtos, mas com elementos de sinalização atraentes.
- Espaços separados para objetivos diferentes. Exemplos: locais definidos para devolução e trocas; para compras rápidas; ou apenas para retiradas.
- Cores chamativas e ousadas serão substituídas por tons neutros e básicos.
- Vitrines comerciais ao invés de conceituais.
- Espaços “instagramáveis”, que façam com que a sua loja física seja fotografada e levada de forma orgânica para as redes sociais dos consumidores.
3. Lojas online em espaços offline
As lojas online são uma tendência forte no comércio, mas grandes marcas têm nos mostrado que vale a pena investir em espaços offline.
É o caso da loja física da Amazon Fresh Grocery. Espaço projetado para oferecer uma experiência agradável para os consumidores, de forma online ou offline.
A ideia é facilitar a vida do consumidor, para diminuir o tempo da jornada de compra e aumentar e eficiência.
Para seguir essa tendência, é importante garantir que vantagens do e-commerce, como facilidade e acessibilidade, sejam encontradas no espaço físico.
Para isso, vale investir em tecnologias e materiais de Merchandising com aquele toque especial de criatividade e qualidade de impressão.
Ao invés de usar todo o espaço da loja com a exibição de produtos, que tal investir em telas interativas que sirvam como uma vitrine atraente e chamativa?
4. Experiências de compra usando realidade aumentada
Inteligência artificial e realidade aumentada permitem que as pessoas possam se locomover e visitar outros ambientes sem sair do lugar.
Isso não é diferente em relação ao comércio e à experiência do consumidor.
Explore essa oportunidade!
Em pesquisa global da Nielsen, 51% dos entrevistados afirmaram que estariam dispostos a usar a tecnologia de realidade aumentada para analisar os produtos.
Essa tecnologia está ao alcance das suas mãos. |
Em 2020, a Shopify lançou o Shopify AR, que consiste em uma plataforma de fácil acesso para que as empresas criem suas próprias experiências com realidade aumentada.
O resultado? Segundo a Shopify, as experiências mostraram uma taxa de conversão 94% maior.
5. Vitrines inteligentes
Outra vedete que veio para ficar: o QR Code. Ele facilita a vida do consumidor, que terá acesso imediato às informações sobre disponibilidade do produto, preço, estoque de peças etc. Uma boa ideia para melhorar o relacionamento com os clientes e aumentar as vendas de sua empresa.
Bônus: conte com um parceiro de confiança!
Esta não é uma tendência, mas fará toda a diferença no seu Planejamento de Merchandising para 2021.
Contar com um parceiro que consiga entregar qualidade, versatilidade, produtos de alta duração e adequados às tendências do mercado, vai ajudar sua empresa a conquistar resultados positivos e impactar o consumidor em sua jornada de compra.
Vale a pena você conhecer a Seriana.
Para ver nossos produtos e saber mais, clique aqui!
Para mais informações ou orçamentos, entre em contato pelos telefones (31) 97157-3003 ou (31) 3279-8200, em Minas Gerais; e (11) 97280-4254 em São Paulo. Ou envie um e-mail para atendimento@seriana.com.br.