Precificadores para PDV são peças de merchandising utilizadas para identificar o valor dos produtos no Ponto de Venda. São importantes para comunicar com clareza e objetividade os preços e ofertas, garantindo maior transparência de informações ao consumidor.
Os Precificadores para PDV são ferramentas eficazes de merchandising. Associados a outras peças, contribuem para destacar a marca ou promover um ou mais produtos.
São usados tanto para aumentar as vendas quanto para destacar a marca diante dos concorrentes.
Precificadores possibilitam grande variedade de layouts, com a utilização de cores, formatos e tamanhos mais adequados para a organização e a exposição de cada tipo de produto no PDV.
Assim, podem ser produzidos em diferentes materiais. Os plastificados, como Polipropileno (PP) e Poliestireno (PS), proporcionam maior durabilidade às peças.
Transparência e acessibilidade na exibição de preços
Encontrar com facilidade os preços dos produtos oferecidos e perceber a organização na apresentação deles, causam impressão agradável e positiva no consumidor.
Mesmo que tenha vindo para comprar um único item, a organização das prateleiras e a clareza nas informações sobre os produtos podem fazer com que o cliente sinta vontade de adquirir uma quantidade maior de itens.
Então, satisfeito com a compra, a tendência é que o consumidor retorne mais vezes ao Ponto de Venda.
Afinal, como diz o ditado popular, a primeira impressão é a que fica.
Com o mercado cada vez mais competitivo, proporcionar boas experiências na hora da compra é imprescindível para fidelizar o cliente. E a fidelização deve ser, sempre, um objetivo a ser buscado. E alcançado.
Os Precificadores de PDV, ao mesmo tempo em que facilitam a compra, também transmitem maior transparência nas informações e demonstram respeito aos direitos do consumidor.
Em qualquer tipo de estabelecimento comercial, a transparência nas informações está entre os principais critérios para fortalecer os relacionamentos Cliente-PDV, Cliente-Marca, Cliente-Produto.
É tão importante a utilização de Precificadores de PDV, que essa relação com o consumidor foi regulamentada por Lei há 15 anos.
Regulamentação sobre afixação de preços em produtos: Lei nº. 10.962/2004
Veja abaixo os artigos destacados pela Lei nº. 10.962/2004 e pelo Decreto nº 5.903/2006 para precificação de produtos:
Lei nº. 10.962/2004
Art. 2º São admitidas as seguintes formas de afixação de preços em vendas a varejo para o consumidor:
I – No comércio em geral, por meio de etiquetas ou similares afixados diretamente nos bens expostos à venda, e em vitrines, mediante divulgação do preço à vista em caracteres legíveis;
II – Em serviços de autoatendimento, supermercados, hipermercados, mercearias ou estabelecimentos comerciais onde o consumidor tenha acesso direto ao produto, sem intervenção do comerciante, mediante a impressão ou afixação do preço do produto na embalagem, ou a afixação de código referencial, ou ainda, com a afixação de código de barras.
Parágrafo único. Nos casos de utilização de código referencial ou de barras, o comerciante deverá expor, de forma clara e legível, junto aos itens expostos, informação relativa ao preço à vista do produto, suas características e código.
Decreto nº 5.903/2006
Art. 4º Os preços dos produtos e serviços expostos à venda devem ficar sempre visíveis aos consumidores enquanto o estabelecimento estiver aberto ao público.
Explore a criatividade com layouts, design e cortes especiais
Informações absorvidas pelo cérebro são visuais em sua maioria. Como são rapidamente processadas na mente, imagens são aliadas fundamentais na divulgação de todo e qualquer produto ou marca.
Essa sugestão também se aplica à criação de Precificadores para PDV. Assim, um visual atraente, com design instigante, contribui para chamar a atenção sobre o produto e/ou a marca, destacando seus diferenciais.
Os Precificadores para PDV estão entre as ferramentas de comunicação visual que possibilitam muitas maneiras de personalização. Além do preço, é possível inserir a logomarca, cores e diferentes tipos de cortes e tamanhos.
Eles podem ser expostos em vários suportes e também acoplados a outros materiais de merchandising para Ponto de Venda.
Alguns cuidados devem ser seguidos durante o processo de criação das peças de apoio.
É importante garantir, por exemplo, que mantenham o mesmo padrão estético e de comunicação em todos os Pontos de Venda.
Você pode (e deve) diversificar os tipos de materiais, mas a unidade entre eles favorece a identificação pelo consumidor.
E é fundamental que estejam em harmonia com a comunicação visual da empresa, estimulando a fixação da marca.
Lembre-se que os Precificadores de PDV têm como principal objetivo informar de maneira clara e objetiva o valor do produto.
Por isso, vale investir na criatividade do design das peças de suporte para exposição, deixando a área de preço livre para essa finalidade.
Tipos de usos dos Precificadores para PDV
Os Precificadores são geralmente apresentados junto a materiais como Banners, Wobblers, Testeiras e Cantoneiras, Réguas de Gôndola, Displays e bobinas de forração.
Mas também podem ser aplicados em Cubos, Faixas, Móbiles e Totens.
Nas gôndolas ou nas vitrines de lojas, os Precificadores para PDV podem ser usados para padronização dos produtos expostos e para destacar as mercadorias promocionais.
Também para chamar a atenção em campanhas sazonais, como o lançamento de produtos em datas comemorativas.
O uso de Precificadores para anunciar ofertas em vitrines, é um atrativo forte para conquistar novos clientes.
A utilização dos Precificadores de PDV para destacar um produto em oferta, contribui bastante para impulsionar as vendas.
Conclusões sobre o uso de Precificadores para PDV
A diversidade de usos dos Precificadores para PDV faz com que eles sejam uma importante ferramenta de vendas. Capacidade afirmativa que vai muito além do simples e obrigatório cumprimento de uma determinação legal.
Com design moderno e fixado em posições estratégicas no PDV, os Precificadores garantem maior transparência na comunicação com o cliente e fortalecem a fixação da marca.
Assim, a equação é óbvia: marca lembrada pelos consumidores resulta na desejada curva ascendente de vendas e lucros.
Você gostou deste artigo da Seriana? Deixe abaixo um comentário. Suas sugestões serão bem-vindas. Até a próxima!