A explicação sobre o que é Cross Merchandising pode ser feita por meio da tradução literal desse termo.
Cross significa “cruzar”; e Merchandising é a estratégia de exposição e comunicação visual para produtos dentro dos Pontos de Venda.
O Cross Merchandising é a exposição cruzada ou venda cruzada de produtos.
Essa estratégia envolve muitas ações e possibilidades práticas. Sempre com o objetivo de melhorar a experiência de compra e, consequentemente, vender mais.
Continue acompanhando para saber mais sobre como usar essa estratégia da melhor forma possível, em diferentes Pontos de Venda.
O sucesso do Cross Merchandising
O Cross Merchandising é uma das estratégias mais conhecidas no varejo.
É praticada para chamar a atenção dos consumidores para produtos que são colocados lado a lado, de forma a induzir o consumidor a comprar por impulso.
Entre outras coisas, o Cross Merchandising opera para otimizar os espaços nas lojas e facilitar a jornada de compras do consumidor.
Isso pode ser feito por meio de espaços temáticos. Ou com o oferecimento ao cliente de ações interativas e prazerosas de degustação e experimentação.
Crie ambientes de venda de produtos de categorias diferentes, mas que se complementam.
O exemplo clássico são os pacotinhos de queijo ralado colocados ao lado de molhos de tomate e pacotes de macarrão.
É fato: centenas de empresas da indústria e do comércio têm se beneficiado ao aplicar estratégias de Cross Merchandising nos PDVs.
Quais são as principais vantagens do Cross Merchandising?
Seis delas estão listadas abaixo.
- Aumento no número de vendas de diferentes categorias de produtos;
- Orientação e customização do caminho do shopper dentro do Ponto de Venda;
- Otimização e facilidade para o consumidor, melhorando sua experiência e indicando o fluxo de compra no Ponto de Venda;
- Baixo custo de ativações, comparado com outras estratégias de Merchandising;
- Possibilidade de fácil implementação nos estabelecimentos comerciais;
- Aproxima e conecta produtos complementares para que sejam comprados juntos.
Como usar o Cross Merchandising em diferentes Pontos de Venda?
Como dissemos, são muitas as técnicas de Cross Merchandising.
Listamos algumas delas para que você possa incluí-las em suas ações de vendas e alcançar resultados financeiros ainda melhores para a sua empresa.
Para vender mais, estimule a jornada de compras do consumidor
Essa dica vale para todas as pessoas que têm como objetivo vender mais.
Afinal, o foco do Marketing está cada vez mais relacionado ao consumidor, seus desejos e necessidades.
Usando as peças de Merchandising certas, é possível conduzir o consumidor no interior das lojas por meio de estímulos visuais. E fazer com que ele encontre os seus produtos e visualize sua marca mais vezes, em diferentes setores.
Antes de propor uma estratégia como essa, é importante saber por que, quando e como o consumidor vai até as lojas em busca de seus produtos.
Além do seu ticket médio das compras, acompanhe quais são os produtos mais comprados e os motivos desse sucesso.
O Cross Merchandising permite testar tendências de forma prática, induzindo compras por impulso por meio de promoções pontuais, reforçadas em espaços não usuais dentro das lojas.
Aproveite as sazonalidades e datas comemorativas
Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Páscoa e Volta às Aulas são datas e eventos que movimentam o comércio muito acima da média.
Vale a pena aproveitar todas elas para aplicar o Cross Merchandising e vender mais.
Aproveite para girar estoques de produtos que precisam ser vendidos com urgência.
Crie, por exemplo, a “Semana dos Biscoitos” dentro do setor de padaria.
Nela, você pode e deve promover experiências de degustação com cafés, aproveitando para cruzar biscoitos e cafés nas gôndolas e prateleiras do PDV.
Use peças de Merchandising para atrair e encantar o consumidor
As opções de peças de Merchandising são ótimas e variadas.
Fitas Cross, também chamadas de Clip Strips, perfeitos para o cruzamento de produtos.
Displays Expositores de Produtos muito usados para implementar estratégias que materializam o conhecimento prático sobre o que é Cross Merchandising.
Outras peças que contribuem para reforçar essa estratégia de sucesso dentro das lojas: Adesivos, que podem ser colados em vitrines, geladeiras, paredes e até mesmo no piso.
Placas e Móbiles, geralmente usados para orientar o percurso dos consumidores pelos corredores, conduzindo-os até o seu produto.
Para completar a estratégia de sucesso, personalize as peças de Merchandising com a marca e as cores de sua empresa.
Finalmente, aposte em materiais resistentes e duráveis e em técnicas de impressão de qualidade.
Com 42 anos de experiência na produção de peças de Merchandising para Pontos de Venda, a Seriana está pronta para te ajudar a vender mais.
Entre em contato por um de nossos telefones (31) 97157-3003 ou (31) 3279-8200, em Minas Gerais, e (11) 97280-4254 em São Paulo. Ou envie um e-mail para atendimento@seriana.com.br.