De forma resumida, o Trade Marketing trata de criar estratégias para conectar produtores e distribuidores, com o objetivo de aumentar as vendas de determinados produtos.
Todas as ações são embasadas pelo levantamento das características do produtor, do fornecedor ou distribuidor, dos Pontos de Venda e dos consumidores que neles circulam.
A experiência de compra está na ponta dos processos de Trade, quando então são aplicadas as técnicas e ferramentas de Merchandising.
O foco está sempre na exposição inteligente dos produtos alvo dentro dos centros de distribuição varejistas, parceiros essenciais para garantir a execução das estratégias de sucesso.
Trade Marketing e posicionamento de marca
O Trade Marketing envolve muito mais que a visualização dos produtos em gôndolas, prateleiras ou expositores.
Ele também trata da gestão da marca, que alia o trabalho de Branding às estratégias de Merchandising.
Tudo é pensado para fortalecer a imagem da marca diante do consumidor, influenciando na forma como ela será fixada em sua memória.
Esse trabalho é feito para criar diferenciais que ampliam a percepção positiva do produto. A correta fixação da marca está por trás da idealização sobre os benefícios da compra.
Isso significa que o posicionamento e os valores únicos e particulares da sua empresa devem fazer parte do Merchandising.
Três estratégias de Trade Marketing usadas com sucesso no varejo
1. Surpreender com o Merchandising criativo
Os consumidores estão cada vez mais acostumados a interagir com as marcas. O que envolve um processo que começa na criação da embalagem e vai até a visualização do produto nos Pontos de Venda.
Assim, todos os pontos de contato com os as pessoas devem ser aproveitados como oportunidades para estimular emoções positivas.
Peças interativas e materiais promocionais criativos ajudam a aguçar a curiosidade dos consumidores e aumentam as chances de contato com a marca e seus produtos.
As melhores, mais resistentes e versáteis peças de Merchandising, com cores atraentes, formatos diferenciados e acabamentos perfeitos, fazem a diferença nas ações do Trade Marketing de sucesso.
2. Organização e visualização de produtos
Em um espaço tão grande quanto um supermercado, qual é o melhor local para distribuir seu produto?
Dúvida importantíssima que é um dos pontos de partida do trabalho de análise e planejamento da área de Trade.
Normalmente, produtores e varejistas escolhem colocar o produto entre as gôndolas. Com setorizações que agrupam produtos da mesma categoria, o consumidor tem mais facilidade para encontrá-lo.
Uma estratégia muito usada é o Cross Merchandising, que sugere compras combinadas de produtos diferentes, mas que devem ser expostos juntos dentro dos mesmos setores.
Por ocupar pouco espaço, os Clip Strips Dispenseres são perfeitos para criar esse tipo de aproximação, pois são capazes de exibir uma boa quantidade de produtos por vez.
Os Displays Expositores têm sido muito utilizados para organizar linhas que merecem destaque especial. Assim como os Clip Strips, são feitos sob medida para cada tipo de produto.
3. Valorização dos promotores de vendas
Esses profissionais cumprem papel importante ao aproximar os consumidores dos produtos, de forma humana e ativa. Sua principal função é apresentar as características mais marcantes de cada item comercializado.
Por isso, vale a pena planejar ações de experiência para que os promotores consigam engajar os consumidores.
Resultados positivos têm sido alcançados por meio de experimentações, entregas de brindes e ofertas de condições especiais.
Os promotores de vendas são fundamentais em ações de lançamentos de produtos, linhas ou marcas. Também em campanhas sazonais e datas comemorativas, como a Páscoa e o Natal.
A importância do Trade Marketing no varejo
O Trade Marketing fortalece toda a cadeia de vendas, favorecendo a obtenção de lucros do produtor e do varejista.
Estratégias bem executadas impactam positivamente na percepção dos consumidores com relação à marca e ao local de compra.
Muitas vezes, são essas estratégias bem executadas que vão fazer o consumidor preferir um Ponto de Venda a outro.
Assim, a integração entre o que é planejado pelo Marketing e o que é executado nas lojas depende da união de forças promovida pela área de Trade.
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