O que é CMYK, qualidade máxima nas impressões gráficas

Entender o que é CMYK e saber como ele atua na qualidade da impressão dos materiais gráficos, é importante na hora de escolher um sistema de cores para planejar a produção de uma peça de Merchandising.  

As cores podem ser criadas pela luz (escala RGB) ou pela pigmentação (escala CMYK).  

Assim, cada escala possui suas especificidades, vantagens e pode ser usada para finalidades diferentes.   

Hoje falaremos sobre a paleta de cores do espectro CMYK e de sua importância para a criação de materiais de qualidade.   

  

O que é CMYK  

CMYK possui quatro cores básicas: ciano, magenta, amarelo e preto (Cyan, Magenta, Yellow e Black).  

Portanto, é um sistema de policromia ou quadricromia, tendo como cores primárias as três primeiras que, juntas, formam o preto.   

 

Como funciona a impressão de cores do sistema CMYK  

O CMYK permite a máxima qualidade de impressão offset.  

Este método combina pontos (retículas) das diferentes cores primárias para reproduzir as tonalidades e pigmentos do sistema.  

Um percentual é determinado para cada cor base da escala CMYK, a fim de definir uma nova cor. Então, os pigmentos do espectro correspondem a uma intensidade específica da combinação entre elas. 

Além disso, a variação de espaço e diâmetro entre os pontos também interfere no resultado da pigmentação final: quanto mais próximos, mais escuros são os tons.  

  

Cores e tonalidades do CMYK  

As impurezas das tintas impedem que a combinação entre ciano, magenta e amarelo alcance o preto 100%. Por isso o pigmento preto precisa ser adicionado à impressão de cores do sistema CMYK.  

Esse pigmento também é tido como uma chave (Key) para a tonalidade de cada cor da paleta.  

Por exemplo, para obter um tom de magenta mais escuro adiciona-se o preto.  

Dessa forma, a combinação entre cada cor primária, mais a adição do pigmento preto, mais os encaixes e angulação das retículas, podem formar milhões de pigmentos e tonalidades.  

Ainda assim, nem todas as cores podem ser impressas a partir deste espectro.  

Neste caso, para alcançar resultados específicos, cores do sistema Pantone também podem ser adicionadas à impressão.  

  

A qualidade de impressão em CMYK  

A qualidade de uma peça envolve aspectos gerais desde a concepção da ideia até o acabamento gráfico 

Logo, tanto o sistema de cores quanto o material usado para criar a peça interferem no resultado da impressão.   

A escala CMYK pode ser aplicada em diversos substratos 

  • Polipropileno (PP);  
  • Poliestireno (PS);  
  • Polionda;  
  • Plastionda;  
  • PVC;  
  • ACM;  
  • Poliéster (PET);  
  • Acrílico.  


A diversidade de substratos faz com que essa escala seja muito usada no desenvolvimento de peças de Merchandising, pois permite a criação de diferentes modelos.   

Ainda, para garantir a qualidade de impressão e manter a cor impressa fiel à identidade visual da marca, é preciso atentar-se à configuração do arquivo digital original.   

Isso porque pode haver diferenças entre a paleta observada no computador e na peça impressa.  

  

Vantagens da impressão em CMYK  

Como a impressão CMYK é realizada em offset, traz consigo todas as vantagens desse método, considerado como um dos mais eficientes em rapidez e versatilidade.   

O sistema permite a impressão de grandes e médias tiragens, oferecendo ótimo custo-benefício por peça produzida. 

Além de imprimir em todos os substratos listados acima, as máquinas mais modernas oferecem liberdade de criação.  

Elas entregam uma variedade de formatos, possibilitando dar vida a peças de merchandising exclusivas, feitas sob medida.  

  

Quando usar CMYK  

Após saber o que é CMYK e como ele influencia na qualidade da impressão, é hora de desenvolver a peça ideal.  

Para tanto, é preciso estabelecer um planejamento para realizar as escolhas certas. 

Entendemos que uma impressão de qualidade é parte fundamental na produção de peças de Merchandising resistentes e duráveis.   

Para isso, a Seriana conta com uma equipe experiente e especializada, que trabalha com atenção e cuidado em todas as fases de produção.  

Mantemos a fidelidade ao padrão de cores de sua marca em cada peça produzida.  

Em nosso site, você pode conhecer todos os nossos produtos e serviços. Para solicitar um orçamento entre em contato:  

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Post relacionados

TAGS
Acabamento GráficoAcabamentos EspeciaisAção de MerchandisingAções de MerchandisingAdesivoAdesivo para VidroAdesivo perfurado para carrosambientaçãoAmbientação de lojaAtivação de marca em eventos.Ativação de marcasAtivação em EventosBalcão DesmontávelBalcão PromocionalBalcões PromocionaisBanners.Black FridayBrindes para eventosCampanha de Dia das MãesCampanha de MerchandisingCampanha de NatalCampanha SazonalCampanhas SazonaisCaracterizaçãocavaleteClip Stripsclip-stripComunicação VisualComunicação Visual para franquiasComunicação Visual PDVComunicação Visual Ponto de VendaCortescovid-19CrossCross MerchandisingCubo Promocionaldatas comemorativasDecisão de compraDia das MãesDia das Mães no PDVDicas de MerchandisingDisplayDisplay CrossDisplay de Alcool GelDisplay de Mesadisplay de produtosDisplay ExpositorDisplay MerchandisingDisplay para celularDisplay para MerchandisingDisplay para PDVDisplay para pet shopEPIescala de cores CMYKEstoque de produçãoEstratégia de MerchandisingEstratégias de MarketingEstratégias de MerchandisingEstratégias de Trade Marketingface shieldFaixafita-crossGigantografiagráficaimpressãoimpressão de materiais gráficosImpressão Digitalimpressão gráficaJornada de CompraLeque PromocionalLogísticaLogística de ProduçãolojaLoja de Conveniêncialoja físicaMarketingMarketing de Experiênciamarketing sazonalmáscara de tecidoMáscarasMatéria-primaMateriais de MerchandisingMateriais de PDVMateriais GráficosMateriais para PDVMateriais PromocionaisMaterial de campanhaMerchandisingMerchandising Black FridayMerchandising de NatalMerchandising InteligenteMerchandising no PDVMerchandising para loja de telefoniaMerchandising para o Dia das MãesMerchandising para o NatalMerchandising para PDVMerchandising para pet shopMerchandising para Ponto de VendaMerchandising PDVMerchandising Ponto de VendaMerchandising VisualMóbilenatalOffSet UVOminichannelOmnichannelPDVPDVsPeça de Merchandisingpeça-de-merchandinsingpeças de merchandisingPeças de Merchandising. Porta ChipPeças em PVCPeças GráficasPeças gráficas para PDVPeças para Ponto de VendaPlaca de Merchandising.PlacasPlacas de Merchandising.Placas para MerchandisingPlacas Personalizadasplanejamento de marketingPonto de VendaPonto de VendasPonto ExtraPontos ExtrasPositivaçãoPrecificadoresProdução GráficaProduto GráficoProdutos gráficosPromocionalPromotor de VendaPromotor de Vendasprotetor facialPSPVCPVC para produtos gráficosRéguas de gôndolaRéguas de gôndolasRelevosRéplica GigantografiaserigrafiaSerrilhadosShoppingssinalizaçãosistema de coresStopperSubstratosTécnicas de impressãoTécnicas de MerchandisingTecnologiaTecnologia de impressãoTendências de MerchandisingTesteirasTotemTrade MarketingVender mais no PDVVincosVisual MerchandisingWobblerWobblers