Promotor de Vendas e Merchandising caminham juntos.
O Promotor de Vendas é o profissional responsável por abastecer a loja, respeitando a estratégia desenvolvida pela equipe de Trade Marketing.
Por sua vez, a equipe de Trade baseia as ações no plano geral de Marketing da empresa.
O Promotor é o elo entre as estratégias e o consumidor final.
Seu trabalho faz com que cada produto se destaque nas gôndolas e alcance todo o seu potencial de venda, sendo visto, desejado e comprado por mais consumidores.
Promotor de Vendas e Merchandising: passos para o sucesso
As ações do Promotor de Vendas são divididas em 4 grupos: 1) Preparação; 2) identificação dos itens prioritários; 3) Validação; 4) Positivação no PDV.
1) Preparação
Antes de chegar aos Pontos de Vendas, é essencial que o Promotor faça a roteirização das lojas que serão visitadas.
Essa roteirização deve levar em conta a localização geográfica dos PDVs e as promoções vigentes.
É importante que o Promotor respeite os procedimentos internos do varejista, mantendo um bom relacionamento com este para melhor execução do seu trabalho na loja.
2) Identificação dos produtos prioritários
A prioridade dos produtos pode ser determinada pela sazonalidade ou pelas promoções em destaque.
É papel do Promotor de Vendas identificar a prioridade para cada PDV.
E também que os produtos estejam em lugar de destaque, sempre disponíveis ao cliente.
3) Validação
É aqui que se encontra a maior parte do importante trabalho do Promotor de Vendas.
Quando estiver no PDV, o Promotor deve validar as ações estabelecidas pelo Trade Marketing, verificando se o produto está disponível na gôndola e se o que foi planejado está sendo cumprido.
4) Positivação de Ponto de Venda
Fundamental para o sucesso das vendas, a positivação de PDV garante que os produtos definidos como estratégicos estarão em evidência.
Para a exposição positiva das marcas e dos produtos, as peças de Merchandising são fundamentais para dar sustentação aos itens de venda.
Criar espaços para promover o Marketing de Experiência, por exemplo, é sempre uma boa forma de impactar positivamente os frequentadores de cada PDV.
Também é importante que os Promotores de Vendas saibam investigar oportunidades para fazer Cross Merchandising e para criar Pontos Extras dentro das lojas.
Está mais que provado que Marketing de Experiência, Cross Merchandising e Pontos Extras ajudam a atrair a atenção do consumidor e aumentar as vendas nas lojas.
Em todas essas ações de Trade Marketing, a presença dos materiais gráficos de Merchandising consolida na prática as estratégias planejadas pela empresa.
Estéticos e atraentes, os materiais gráficos de Merchandising devem ser aproveitados da melhor forma dentro de cada Ponto de Venda
Trade Marketing, Promotor de Vendas e Merchandising se complementam e garantem o sucesso das vendas.
Peças de Merchandising ideais para o trabalho do Promotor de Vendas
Para ser um Promotor de Vendas, é necessário ter conhecimento profundo do mercado e, sobretudo, dos produtos e negócios da empresa.
Além disso, é necessário manter os PDVs sempre organizados de forma eficiente.
Separamos aqui cinco entre as muitas peças de Merchandising que contribuem para organizar os produtos de forma atrativa.
1. Testeiras ou Réguas de Gôndola
São pequenas peças retas, colocadas junto ao produto nos Pontos de Vendas.
A Testeira de Gôndola tem como objetivo atrair a atenção do consumidor para aquilo que está sendo exposto e diferenciar a marca entre seus concorrentes.
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2. Displays Cross
Os Displays Cross devem ser posicionados de forma estratégica nas Pontas de Gôndolas ou próximos aos caixas.
Como estão sempre dispostos em locais de intenso fluxo de pessoas, aumentam a visibilidade dos produtos.
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3. Fita Cross Merchandising
A Fita Cross Merchandising, ou Clip Strip, é ideal para exibir os produtos que precisam ter maior saída nos Pontos de Vendas. Perfeita para cruzar produtos específicos com outros que os complementam durante seu uso. Por exemplo: pacotes de queijo ralado colocados no corredor de massas.
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4. Totens com Pé Americano
Também conhecidos como Displays de Chão, são excelentes peças de visual Merchandising para incentivar o consumo imediato.
Podem ser usados para destacar Pontos Extras dentro das lojas, para destacar promoções ou sazonalidades.
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5. Wobblers
São muito utilizados em gôndolas de supermercados para destacar um produto entre os vários expostos. Cumprem o efeito de um “pop-up”, saltando à frente dos olhos dos consumidores. |
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