Réguas de Gôndola, Faixas de Gôndola, Testeiras ou Cantoneiras? Não importa como você as chame, o fundamental é que sejam adequadas às necessidades de cada ação.
Essas famosas peças de Merchandising, tratadas por tantos nomes diferentes, estão presentes na maioria dos planejamentos de Trade Marketing.
Elas encabeçam o rol de materiais promocionais que não podem faltar no PDV!
São colocadas junto às divisórias das gôndolas, nas prateleiras de sustentação dos produtos – espaços onde também são afixados os preços.
Por isso, é comum associar o uso das Réguas de Gôndola ao de Precificadores.
Isso pode ser feito tanto com espaços previstos para preços dentro do layout das próprias peças, quanto aplicando-os em tags posicionadas entre as Réguas de Gôndola.
Neste texto, vamos tratá-las apenas como Réguas de Gôndola.
Convidamos você para um passeio pelas principais variações e possibilidades das Réguas de Gôndola, já que elas podem ser trabalhadas nos mais diversos formatos e materiais.
Podem ser produzidas em cortes retos ou em facas especiais; impressas em diversos tipos de materiais rígidos, com opções de fixação nas gôndolas de acordo com cada projeto.
Sim, a Régua de Gôndola é uma peça muito versátil!
Por isso, separamos 4 dicas para ajudar você a planejar os modelos certos para a sua campanha:
1.Tipos de materiais para a produção de Réguas de Gôndola
A escolha do material mais indicado para produzir as Réguas de Gôndola depende de algumas variáveis.
A finalidade e o tempo de utilização das peças são as mais importantes, sendo requisitos primários no planejamento das campanhas de merchandising.
Assim, Réguas de Gôndola que integram ações de longa duração, executadas com materiais rígidos, tendem a prever mais recursos para cortes e impressão especiais.
Para essa finalidade de uso a durabilidade estará sempre em primeiro lugar.
Facas com recortes interessantes ajudam a chamar mais a atenção do consumidor!
E para que funcionem bem, o ideal é produzi-las em material resistente.
Nesse caso, os materiais mais indicados são o Poliestireno (PS) ou o Policloreto de Vinila (PVC), ambos variando de 0,30 a 1 mm de espessura.
Outros materiais plásticos, como o acrílico, também são frequentemente utilizados.
O acrílico tem sido utilizado especialmente em padronizações voltadas para Branding, em projetos duradouros de sinalização.
Já para campanhas com duração curta, as Réguas de Gôndola podem ser produzidas em Supremo 300 g.
Nesses casos, são peças com cortes retos e dupla face, fixadas diretamente nas prateleiras.
2.Formatos mais usuais de produção das Réguas de Gôndola
Em geral, as Réguas de Gôndola são fabricadas com larguras entre 3, 4 ou 5 cm. Os comprimentos podem variar de 30 até 130 cm.
Cruzando essas dimensões, e acompanhando também as variações dos tamanhos das gôndolas, temos combinações variadas, como: 30 x 4 cm; 40 x 5 cm; ou 50 x 7,5 cm.
Assim, como os Pontos de Venda têm características específicas, os formatos das Réguas de Gôndola deverão atender a cada necessidade.
É possível que, em uma mesma campanha de Merchandising no PDV, os layouts sejam adaptados e produzidos em diferentes formatos de Réguas de Gôndola.
Mas atenção! A altura das Réguas de Gôndola não deve nunca atrapalhar a visibilidade dos produtos, nem o acesso fácil a eles. Especialistas afirmam que 8 cm é a altura limite.
3.Tipos de impressão, acabamento e fixação das Réguas de Gôndola
De modo geral, as Réguas de Gôndola são impressas apenas na parte frontal, no padrão 4 x 0 cores. A parte de trás é fixada diretamente nas prateleiras.
O tipo de impressão pode variar de acordo com as características das cores da empresa ou da campanha.
Em geral, tiragens menores são produzidas com Impressão Digital. Em tiragens maiores‚ o mais recomendado é realizar a Impressão Offset.
Tanto para o corte de facas especiais quanto para os cortes retos, utiliza-se uma mesa de corte à laser de alta precisão.
Quanto à fixação nas prateleiras, são duas as opções:
- Os acabamentos em L, feitos com Corte e Vinco, permitem encaixar as Réguas diretamente nas gôndolas. Então, não há necessidade de colas.
- Já as Réguas de acabamento reto recebem fitas dupla face, aplicadas ao longo de todo o comprimento. Assim, podem ser coladas diretamente nas prateleiras.
4.Tipos de aplicações e usos das Réguas de Gôndola
Como abordamos no início do texto, as Réguas de Gôndola são peças básicas e muito importantes no enxoval de Merchandising no Ponto de Venda.
Podem ser usadas para delimitar e organizar espaços para determinados grupos de produtos nas gôndolas.
Como Branding, por exemplo, podem resguardar o território integral de uma marca dentro do Ponto de Venda.
Nestes casos, são utilizadas para delimitar grandes áreas – onde serão expostos diferentes produtos de uma mesma marca.
As Réguas de Gôndola também são muito utilizadas em campanhas sazonais, promocionais e de lançamentos de produtos.
Em campanhas voltadas para ativações de produtos específicos no PDV, trazem informações particulares, assim como seus preços.
Assim, Réguas de Gôndola podem ser usadas para cumprir duas funções distintas: a informativa e a promocional.
As Réguas informativas cumprem a função de instruir o consumidor sobre a utilidade ou necessidade de um produto.
Dessa forma, apresentam conteúdos com textos explicativos ou chamadas para websites ou redes sociais, onde o consumidor poderá saber mais sobre o produto.
Já as Réguas de Gôndola promocionais têm como missão principal expor preços mais baixos, condições de compra atrativas ou mesmo concursos e premiações.
Conclusões sobre o uso das Réguas de Gôndola
Além de serem responsáveis pelo aproveitamento de áreas nobres de divulgação nas prateleiras, também contribuem para a organização e limpeza dos ambientes.
Elas ajudam a manter os espaços bem demarcados e sinalizados, facilitando a compra para o consumidor que busca por uma determinada marca ou produto.
Também contribuem para a organização das embalagens nas prateleiras, mantendo-as nos locais adequados. Com isso, auxiliam muito nos processos de reposição dos produtos.
Em paralelo, as Réguas de Gôndola atuam ainda como uma proteção frontal das prateleiras, evitando que os produtos caiam ao chão.
Gostou do texto? Você pode receber conteúdos informativos como este, direto no seu e-mail. Basta assinar a Newsletter em nosso Blog. Até a próxima!