O papel positivo da produção gráfica no Marketing Sustentável

Responsabilidade socioambiental e Marketing Sustentável são conceitos e abordagens que se relacionam com a sociedade e os cuidados com o planeta.

Ambos têm sido importantes para empresas no mundo todo e, em paralelo, estão mudando o comportamento do consumidor.

Hoje, as marcas que assumem essa responsabilidade e atuam a partir de iniciativas que valorizam o ciclo de produção feito de forma sustentável, estão mais bem colocadas no ranking dos clientes.

Por isso, além de posicionar a marca, a sustentabilidade se tornou uma estratégia de negócio.

Nesse cenário, ao mudar suas formas de trabalhar as empresas precisam que toda a cadeia de fornecedores esteja alinhada aos objetivos sustentáveis da organização.

Um exemplo é a escolha da gráfica para a produção de peças de Merchandising.

A seguir, veja detalhes e informações importantes sobre a estratégia sustentável voltada para o marketing.

 

O que é Marketing Sustentável

É o conjunto de técnicas e métodos aplicados pela empresa para gerar valor para o cliente.

Para tanto, é necessário seguir normas e orientações de acordo com as preocupações ambientais, sociais e econômicas da organização.

Ou seja, é uma estratégia que considera os impactos da organização no meio ambiente, atuando para destacar suas ações positivas.

O Marketing Sustentável considera importantes todas as etapas do processo: o planejamento, o atendimento ao cliente, a escolha de fornecedores, as campanhas publicitárias, a divulgação de produtos e serviços, a distribuição.

Entre as principais premissas dessa abordagem estão:

  • Inovação: buscar o desenvolvimento constante de ações diferenciadas voltadas para a sustentabilidade.
  • Foco no consumidor: para construir relações verdadeiras e duradouras com base na transparência.
  • Responsabilidade socioambiental: ações que promovam o bem-estar das pessoas e dos ambientes envolvidos nas operações.
  • Proposta de valor para o cliente: atender as expectativas e necessidades dos consumidores, que a cada dia estão mais conscientes e engajados.

 

Como praticar o Marketing Sustentável

Essas iniciativas devem sempre levar em conta as especificidades do negócio e a definição dos compromissos ambientais da empresa.

Listamos três passos que podem dar início a essa jornada.

 

Revisão do processo produtivo

O uso de recursos e matérias-primas com baixo impacto ambiental é uma das primeiras recomendações para as marcas que realmente se preocupam com a sustentabilidade.

Também é importante planejar o reuso ou a redução do consumo de recursos naturais, além de estruturar o tratamento e a destinação correta para todos os resíduos de produção.

 

Distribuição e divulgação conscientes

A logística de distribuição do produto diz muito sobre a estratégia de Marketing.

Neste caso, a redução da emissão de carbono em todo o trajeto do transporte pode ser uma das iniciativas abordadas.

Além disso, os processos incorporados na exposição do produto no Ponto de Venda também devem considerar as boas práticas.

Quanto à divulgação, principalmente em ações que demandam impressões, é fundamental criar campanhas conscientes.

Para isso, o uso de substratos duradouros e recicláveis é uma ação positiva.

 

Avaliação de fornecedores

Como citamos no início deste texto, para reduzir o impacto no meio ambiente os fornecedores e parceiros de todas as operações devem seguir o mesmo viés.

Portanto, para praticar o Marketing Sustentável é preciso firmar parceria com agências, gráficas, empresas de brindes, transportadores e outros fornecedores envolvidos que estejam alinhados aos objetivos sustentáveis do negócio.

 

O papel positivo da produção gráfica no Marketing Sustentável

A produção gráfica envolve uma série de recursos e processos que se relacionam com as questões socioambientais.

Algumas gráficas estão focadas na gestão ambiental e buscam sempre por soluções e ações preventivas e corretivas para promover o equilíbrio em toda a cadeia de produção.

Exemplos: o uso de matéria-prima sustentável e duradoura, que não agrida o meio ambiente; a responsabilidade e otimização no uso e tratamento de recursos naturais; o descarte consciente de resíduos.

Essas são ações que indicam um posicionamento afirmativo diante das questões ambientais.

Com iniciativas como essas, a produção gráfica pratica a sustentabilidade e também consegue integrar a estratégia de Marketing Sustentável das empresas, contribuindo com resultados ainda mais eficazes.

 

Seriana, a sua parceira para uma produção gráfica sustentável

Agora que você conhece melhor a importância da produção gráfica sustentável e como ela pode impactar positivamente na estratégia da sua empresa, queremos que você conheça a Seriana, uma gráfica que se preocupa com a saúde do meio ambiente.

Possuímos consciência do impacto que podemos causar, por isso buscamos constantemente por resultados e efeitos que diminuam ou eliminam tais efeitos.

Temos o objetivo de alcançar a harmonia entre nossa produção, a sociedade e o ambiente em que vivemos.

Por isso, temos uma Estação de tratamento de efluentes e atuamos com ações de reciclagem de materiais, destinação correta de resíduos industriais e uso de recursos de forma sustentável.

Conheça as iniciativas que fazem da Seriana uma gráfica sustentável.

Nossas ações de sustentabilidade podem integrar a sua estratégia de Merchandising.

Para solicitar um orçamento, envie e-mail para atendimento@seriana.com.br.

Se preferir, ligue para (31) 97157-3003 ou (31) 3279-8200, em Minas Gerais; ou (11) 97280-4254, em São Paulo.

Acompanhe a Seriana no Instagram e saiba mais sobre a empresa.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Post relacionados

TAGS
Acabamento GráficoAcabamentos EspeciaisAção de MerchandisingAções de MerchandisingAdesivoAdesivo para VidroAdesivo perfurado para carrosambientaçãoAmbientação de lojaAtivação de marcasAtivação em EventosBalcão DesmontávelBalcão PromocionalBalcões PromocionaisBrindes para eventosCampanha de Dia das MãesCampanha de MerchandisingCampanha de NatalCampanha SazonalCampanhas SazonaisCaracterizaçãocavaleteClip Stripsclip-stripComunicação VisualCortescovid-19CrossCross MerchandisingCubo Promocionaldatas comemorativasDecisão de compraDia das MãesDia das Mães no PDVDicas de MerchandisingDisplayDisplay de Alcool GelDisplay de Mesadisplay de produtosDisplay ExpositorDisplay MerchandisingEPIescala de cores CMYKEstoque de produçãoEstratégia de MerchandisingEstratégias de MarketingEstratégias de Merchandisingface shieldFaixafita-crossGigantografiagráficaimpressãoimpressão de materiais gráficosImpressão Digitalimpressão gráficaJornada de CompraLeque PromocionalLogísticaLogística de ProduçãolojaLoja de Conveniêncialoja físicaMarketingMarketing de Experiênciamarketing sazonalmáscara de tecidoMáscarasMatéria-primaMateriais de MerchandisingMateriais de PDVMateriais GráficosMateriais PromocionaisMaterial de campanhaMerchandisingMerchandising de NatalMerchandising no PDVMerchandising para o Dia das MãesMerchandising para o NatalMóbilenatalOffSet UVOmnichannelPDVPeça de Merchandisingpeça-de-merchandinsingpeças de merchandisingPeças GráficasPlacas de Merchandising.Placas para MerchandisingPlacas Personalizadasplanejamento de marketingPonto de VendaPonto ExtraPontos ExtrasPositivaçãoPrecificadoresProdução GráficaProduto GráficoProdutos gráficosPromocionalPromotor de VendaPromotor de Vendasprotetor facialPSPVCRéguas de gôndolaRelevosRéplica GigantografiaserigrafiaSerrilhadosShoppingssinalizaçãosistema de coresStopperSubstratosTécnicas de impressãoTécnicas de MerchandisingTecnologiaTecnologia de impressãoTotemTrade MarketingVincosVisual MerchandisingWobbler