O papel positivo da produção gráfica no Marketing Sustentável

Responsabilidade socioambiental e Marketing Sustentável são conceitos e abordagens que se relacionam com a sociedade e os cuidados com o planeta.

Ambos têm sido importantes para empresas no mundo todo e, em paralelo, estão mudando o comportamento do consumidor.

Hoje, as marcas que assumem essa responsabilidade e atuam a partir de iniciativas que valorizam o ciclo de produção feito de forma sustentável, estão mais bem colocadas no ranking dos clientes.

Por isso, além de posicionar a marca, a sustentabilidade se tornou uma estratégia de negócio.

Nesse cenário, ao mudar suas formas de trabalhar as empresas precisam que toda a cadeia de fornecedores esteja alinhada aos objetivos sustentáveis da organização.

Um exemplo é a escolha da gráfica para a produção de peças de Merchandising.

A seguir, veja detalhes e informações importantes sobre a estratégia sustentável voltada para o marketing.

 

O que é Marketing Sustentável

É o conjunto de técnicas e métodos aplicados pela empresa para gerar valor para o cliente.

Para tanto, é necessário seguir normas e orientações de acordo com as preocupações ambientais, sociais e econômicas da organização.

Ou seja, é uma estratégia que considera os impactos da organização no meio ambiente, atuando para destacar suas ações positivas.

O Marketing Sustentável considera importantes todas as etapas do processo: o planejamento, o atendimento ao cliente, a escolha de fornecedores, as campanhas publicitárias, a divulgação de produtos e serviços, a distribuição.

Entre as principais premissas dessa abordagem estão:

  • Inovação: buscar o desenvolvimento constante de ações diferenciadas voltadas para a sustentabilidade.
  • Foco no consumidor: para construir relações verdadeiras e duradouras com base na transparência.
  • Responsabilidade socioambiental: ações que promovam o bem-estar das pessoas e dos ambientes envolvidos nas operações.
  • Proposta de valor para o cliente: atender as expectativas e necessidades dos consumidores, que a cada dia estão mais conscientes e engajados.

 

Como praticar o Marketing Sustentável

Essas iniciativas devem sempre levar em conta as especificidades do negócio e a definição dos compromissos ambientais da empresa.

Listamos três passos que podem dar início a essa jornada.

 

Revisão do processo produtivo

O uso de recursos e matérias-primas com baixo impacto ambiental é uma das primeiras recomendações para as marcas que realmente se preocupam com a sustentabilidade.

Também é importante planejar o reuso ou a redução do consumo de recursos naturais, além de estruturar o tratamento e a destinação correta para todos os resíduos de produção.

 

Distribuição e divulgação conscientes

A logística de distribuição do produto diz muito sobre a estratégia de Marketing.

Neste caso, a redução da emissão de carbono em todo o trajeto do transporte pode ser uma das iniciativas abordadas.

Além disso, os processos incorporados na exposição do produto no Ponto de Venda também devem considerar as boas práticas.

Quanto à divulgação, principalmente em ações que demandam impressões, é fundamental criar campanhas conscientes.

Para isso, o uso de substratos duradouros e recicláveis é uma ação positiva.

 

Avaliação de fornecedores

Como citamos no início deste texto, para reduzir o impacto no meio ambiente os fornecedores e parceiros de todas as operações devem seguir o mesmo viés.

Portanto, para praticar o Marketing Sustentável é preciso firmar parceria com agências, gráficas, empresas de brindes, transportadores e outros fornecedores envolvidos que estejam alinhados aos objetivos sustentáveis do negócio.

 

O papel positivo da produção gráfica no Marketing Sustentável

A produção gráfica envolve uma série de recursos e processos que se relacionam com as questões socioambientais.

Algumas gráficas estão focadas na gestão ambiental e buscam sempre por soluções e ações preventivas e corretivas para promover o equilíbrio em toda a cadeia de produção.

Exemplos: o uso de matéria-prima sustentável e duradoura, que não agrida o meio ambiente; a responsabilidade e otimização no uso e tratamento de recursos naturais; o descarte consciente de resíduos.

Essas são ações que indicam um posicionamento afirmativo diante das questões ambientais.

Com iniciativas como essas, a produção gráfica pratica a sustentabilidade e também consegue integrar a estratégia de Marketing Sustentável das empresas, contribuindo com resultados ainda mais eficazes.

 

Seriana, a sua parceira para uma produção gráfica sustentável

Agora que você conhece melhor a importância da produção gráfica sustentável e como ela pode impactar positivamente na estratégia da sua empresa, queremos que você conheça a Seriana, uma gráfica que se preocupa com a saúde do meio ambiente.

Possuímos consciência do impacto que podemos causar, por isso buscamos constantemente por resultados e efeitos que diminuam ou eliminam tais efeitos.

Temos o objetivo de alcançar a harmonia entre nossa produção, a sociedade e o ambiente em que vivemos.

Por isso, temos uma Estação de tratamento de efluentes e atuamos com ações de reciclagem de materiais, destinação correta de resíduos industriais e uso de recursos de forma sustentável.

Conheça as iniciativas que fazem da Seriana uma gráfica sustentável.

Nossas ações de sustentabilidade podem integrar a sua estratégia de Merchandising.

Para solicitar um orçamento, envie e-mail para atendimento@seriana.com.br.

Se preferir, ligue para (31) 97157-3003 ou (31) 3279-8200, em Minas Gerais; ou (11) 97280-4254, em São Paulo.

Acompanhe a Seriana no Instagram e saiba mais sobre a empresa.

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