3 dicas de materiais para impressão: qual é o melhor no PDV?

Para você aproveitar melhor os materiais para impressão , eles devem ser pensados a partir do cruzamento de três variáveis fundamentais: 1) Tempo de uso; 2) Projeto de fixação; 3) Condições do ambiente.

Definir boas estratégias de Merchandising no Ponto de Venda começa com a tarefa de saber escolher quais peças serão usadas em cada espaço, interno ou externo.

Assim, estudar as condições de cada setor do Ponto de Venda impacta positivamente sobre os requisitos que irão nortear as escolhas de materiais para impressão.

É importante verificar, por exemplo, como a iluminação, a umidade ou o calor incidem nos locais onde as peças de Merchandising serão expostas.

Você sempre deve procurar garantir a melhor performance e as maiores durabilidade e segurança dos materiais no PDV.

É certo que esse cuidado profissional contribuirá para aumentar suas vendas.

Tipos de materiais para impressão gráfica, de acordo com o tempo de uso

Cada peça de Merchandising deve ser pensada conforme os objetivos da empresa.

Peças que exigem um tempo maior de durabilidade, como as de sinalização do ambiente e aquelas pensadas para atuar em campanhas longas, devem ser produzidas com materiais mais robustos.

Ao optar por um material frágil, a durabilidade estará comprometida. E, por consequência, a boa comunicação com o consumidor ficará prejudicada.

Então, toda peça que ficará exposta por 30 dias ou mais, terá melhor desempenho de uso se for produzida com um substrato rígido.

Você sabe: qualidade é tudo, sempre. Peças descascadas, soltas, manchadas ou rasgadas NÃO ajudam a vender.

O contrário é verdadeiro: materiais bem impressos, com design atraente e beleza estética, tornam o PDV agradável e ajudam a vender mais.

 

Fixação das peças

É muito importante o projeto de fixação das peças de Merchandising no PDV.

Para que a fixação, a aderência e a sustentação das peças sejam feitas corretamente, você deve se basear no tamanho e no peso delas. Mas também na forma de fixar.

Superfícies úmidas, por exemplo, não funcionam bem com colas. Também nos ambientes com muito calor, a maioria das colas não adere bem às superfícies.

Outra solução possível é optar por peças com formatos de encaixes, como as Testeiras/Cantoneiras.

Também é válido estudar a aplicação de peças suspensas por fios de nylon, caso do sistema de Móbiles.

 

Tipos de materiais para impressão gráfica, de acordo com as condições do ambiente

1- Ambientes úmidos

Áreas de congelados, carnes, laticínios e bebidas geladas são permanentemente úmidas.

Nesses ambientes, a impermeabilidade deve ser o ponto principal na escolha dos materiais para impressão.

Como a umidade pode danificar o papel, prefira substratos rígidos: além de impermeáveis, eles são mais resistentes.

Polipropileno (PP)

Além de ser impermeável, o Polipropileno tem ótima resistência a produtos químicos, o que facilita a sua limpeza.

Outra vantagem do Polipropileno em ambientes úmidos: ele pode ser facilmente soldado à superfície, o que propicia a criação de encaixes e conexões firmes e seguras.

Polionda

Feitas a partir do Polipropileno, as placas em Polionda são flexíveis e impermeáveis.

Além da resistência à água, esse tipo de material é próprio para impedir a formação de corpos estranhos, o que o torna higiênico.

A impressão pode ser feita em adesivo de vinil, por exemplo. Nesse tipo de adesivo, os recortes eletrônicos funcionam muito bem, pois o fundo do material pode ser aproveitado na criação da arte.

Poliestireno (PS)

O PS também é impermeável. É menos robusto que o PP e possui baixa resistência a calor, mas tem ótima performance em ambientes úmidos.

É encontrado nas versões cristal, leitoso e martelado. O preço é bastante acessível e pode ser usado para substituir o Acrílico leitoso.

Também é encontrável na opção Poliestireno de Alto Impacto (PSAI), que é mais forte, opaco e pode ser produzido em diferentes cores.

Acrílico e PVC Vinil

O Acrílico é outra boa alternativa para ambientes úmidos, especialmente em peças que pretendem ser usadas por mais tempo.

O PVC Vinil (Policloreto de Vinila) também pode ser uma opção nesses casos, pois tem alta durabilidade e boa resistência à umidade.

2- Tipos de materiais para ambientes com exposição ao sol e à chuva

Estacionamentos, fachadas, vias de acesso. Ambientes ao ar livre podem ser afetados por todos os efeitos climáticos, como calor, luz, sol e chuva.

Devido a essas características climáticas, se você precisa que as peças de Merchandising fiquem expostas por um período longo, você deve estudar com cuidado os tipos de materiais para impressão nesses ambientes.

Assim, para ações de sinalização ou Merchandising no Ponto de Venda, substratos rígidos, como o PPA e o ACM, conferem maior durabilidade às peças expostas a condições externas.

Polipropileno (PP)

O Polipropileno ideal para áreas externas é o que apresenta sistemas de estabilização pensadas justamente para impedir desgastes forçados por ações do clima.

A opção por esse Polipropileno especial é fundamental para o sucesso das ações de comunicação e Marketing no PDV.

Isso porque o PP comum, em geral, é pouco resistente às variações bruscas de temperatura. Também são instáveis na presença de agentes oxidantes e raios UV, causando manchas e perdas de suas propriedades.

Portanto, fique atento e escolha o PP correto.

Plastionda

O PPA é um dos materiais para impressão mais indicados para áreas externas.

Altamente resistente a dobras e impactos, e também à umidade, aos raios UV, a agentes químicos e às mais diferentes condições climáticas. O PPA é material durável e econômico.

ACM

Especialmente em função de seu custo benefício, o ACM é um dos materiais mais utilizados em peças de Merchandising aplicadas em áreas externas.

Durável e resistente a agentes externos, o ACM é material adequado à maior parte das técnicas de impressão.

Sua composição favorece a uniformidade na pintura e no acabamento refinado.

 

3- Tipos de materiais para ambientes com calor

Restaurantes, churrascarias, áreas industriais. O calor presente nesses ambientes pode prejudicar com facilidade as peças de Merchandising e de sinalização.

Por segurança, os materiais escolhidos para esses ambientes devem suportar bem o calor. E, obviamente, devem ser não inflamáveis.

Polipropileno (PP)

O Polipropileno cru apresenta baixa resistência ao calor e NÃO deve ser utilizado nesses ambientes.

Felizmente, existem materiais para impressão que são termo estabilizados, destinados especialmente a essas aplicações.

Tempo de vida útil de peças feitas com materiais termo estabilizados: 1) Cinco anos sob temperatura de 120°C; 2) Até 10 anos sob temperatura de 110°C; 3) De 10 a 20 anos sob temperatura de 90°C.

As placas de Polipropileno Alveolar (PPA) também podem ser uma boa opção nesses ambientes.

PVC

O PVC (Policloreto de Vinila), apesar de ser originário do petróleo, é o material com menor risco de incêndio.

Por isso, é um dos tipos de materiais para impressão gráfica mais utilizados para sinalizar rotas de fuga em ambientes comerciais e industriais.

O PVC aceita bem a Impressão Digital com qualidade fotográfica, o que faz com que seja amplamente utilizado em peças de Merchandising.

Poliéster (PET)

O Poliéster é um dos filmes com maior resistência mecânica e química ao calor. Tem ótima aplicação em altas temperaturas.

Pode ser encontrado em diversas versões: branco fosco ou brilhante, holográfico, aço escovado, transparente prata ou ouro.

Acrílico

O Acrílico é considerado um dos polímeros de maior resistência. Por isso, tem boa performance em ambientes com alta incidência de calor.

Versátil, leve e resistente, o Acrílico pode ser encontrado em diversas cores e espessuras, permitindo criar efeitos visuais atraentes.

 

Gostou das nossas dicas para avaliar melhor os tipos de materiais para impressão gráfica? Você pode conferir outros conteúdos como esse no Blog da Seriana! Aproveite para se inscrever em nossa Newsletter e receba informativos no seu e-mail.

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Post relacionados

TAGS
Acabamento GráficoAcabamentos EspeciaisAção de MerchandisingAções de MerchandisingAdesivoAdesivo para VidroAdesivo perfurado para carrosambientaçãoAmbientação de lojaAtivação de marca em eventos.Ativação de marcasAtivação em EventosBalcão DesmontávelBalcão PromocionalBalcões PromocionaisBanners.Black FridayBrindes para eventosCampanha de Dia das MãesCampanha de MerchandisingCampanha de NatalCampanha SazonalCampanhas SazonaisCaracterizaçãocavaleteClip Stripsclip-stripComunicação VisualComunicação Visual para franquiasComunicação Visual PDVComunicação Visual Ponto de VendaCortescovid-19CrossCross MerchandisingCubo Promocionaldatas comemorativasDecisão de compraDia das MãesDia das Mães no PDVDicas de MerchandisingDisplayDisplay CrossDisplay de Alcool GelDisplay de Mesadisplay de produtosDisplay ExpositorDisplay MerchandisingDisplay para celularDisplay para MerchandisingDisplay para PDVDisplay para pet shopEPIescala de cores CMYKEstoque de produçãoEstratégia de MerchandisingEstratégias de MarketingEstratégias de MerchandisingEstratégias de Trade Marketingface shieldFaixafita-crossGigantografiagráficaimpressãoimpressão de materiais gráficosImpressão Digitalimpressão gráficaJornada de CompraLeque PromocionalLogísticaLogística de ProduçãolojaLoja de Conveniêncialoja físicaMarketingMarketing de Experiênciamarketing sazonalmáscara de tecidoMáscarasMatéria-primaMateriais de MerchandisingMateriais de PDVMateriais GráficosMateriais para PDVMateriais PromocionaisMaterial de campanhaMerchandisingMerchandising Black FridayMerchandising de NatalMerchandising InteligenteMerchandising no PDVMerchandising para loja de telefoniaMerchandising para o Dia das MãesMerchandising para o NatalMerchandising para PDVMerchandising para pet shopMerchandising para Ponto de VendaMerchandising PDVMerchandising Ponto de VendaMerchandising VisualMóbilenatalOffSet UVOminichannelOmnichannelPDVPDVsPeça de Merchandisingpeça-de-merchandinsingpeças de merchandisingPeças de Merchandising. Porta ChipPeças em PVCPeças GráficasPeças gráficas para PDVPeças para Ponto de VendaPlaca de Merchandising.PlacasPlacas de Merchandising.Placas para MerchandisingPlacas Personalizadasplanejamento de marketingPonto de VendaPonto de VendasPonto ExtraPontos ExtrasPositivaçãoPrecificadoresProdução GráficaProduto GráficoProdutos gráficosPromocionalPromotor de VendaPromotor de Vendasprotetor facialPSPVCPVC para produtos gráficosRéguas de gôndolaRéguas de gôndolasRelevosRéplica GigantografiaserigrafiaSerrilhadosShoppingssinalizaçãosistema de coresStopperSubstratosTécnicas de impressãoTécnicas de MerchandisingTecnologiaTecnologia de impressãoTendências de MerchandisingTesteirasTotemTrade MarketingVender mais no PDVVincosVisual MerchandisingWobblerWobblers