Saber como funciona o Neuromarketing e entender como aplicá-lo nas estratégias de Merchandising nas lojas pode ajudar a potencializar os resultados de vendas de sua empresa.
Quem nunca quis ser uma pulguinha para saber o que o outro está pensando? Ainda mais quando se trata do consumidor e seus desejos.
O Neuromarketing não funciona exatamente assim, é claro. Mas suas técnicas estudam os estímulos cerebrais das pessoas na hora da decisão de compra.
Com base nisso, ajuda a entender e antecipar as percepções do consumidor, o que permite estimular os sentidos e guiar ações nos Pontos de Venda.
Dessa forma, é possível criar estratégias melhores e mais eficientes, que ajudam a fidelizar clientes e aumentar as vendas.
Neste artigo, explicamos o que é esse conceito e damos dicas para aplicar técnicas do Neuromarketing nos Pontos de Venda.
Acompanhe para saber mais.
O que significa Neuromarketing?
Trata-se de uma abordagem de Marketing que usa os princípios da neurociência para entender o comportamento do consumidor, mostrando como o cérebro responde a diferentes estímulos.
As descobertas e análises acontecem por meio da ressonância magnética funcional (fMRI) e da eletroencefalografia (EEG), entre outras formas de medição da atividade cerebral.
Com isso, foi possível entender mais sobre as ações das pessoas na hora de comprar, principalmente aquelas decisões tomadas com base em seus sentimentos e percepções sensoriais.
O Neuromarketing é usado no mundo todo para obter resultados mais assertivos em:
- Estratégias de Branding.
- Design de Embalagens.
- Estratégias comerciais e de peças publicitárias.
- Desenvolvimento de produtos.
- Criação de peças de Merchandising.
Vantagens de usar o Neuromarketing em Pontos de Venda
Além de melhorar os resultados de venda, o uso do Neuromarketing como orientador da estratégia de Comunicação Visual no Ponto de Venda pode garantir outras vantagens.
Uma delas é oferecer uma melhor experiência de compra ao consumidor.
Isso porque o Neuromarketing ajuda na criação de um fluxo de compra agradável e satisfatório, pois antecipa as dores do consumidor e entrega a ele soluções práticas.
Além disso, também oferece ferramentas para planejar peças de Merchandising mais eficazes em relação às cores e mensagens, ao objetivo e ao posicionamento da Marca.
Com todas essas vantagens, conquistamos aquilo que todos desejam: a fidelização dos consumidores a partir de uma forte e verdadeira conexão com a marca.
Dessa forma, são muito maiores as chances de o cliente voltar a comprar e recomendar o seu produto para familiares, amigos e conhecidos.
O Trade Marketing com base no Neuromarketing
O Trade Marketing é uma estratégia de posicionamento da marca no mercado, principalmente por meio da melhor exposição dos produtos nos Pontos de Venda.
Mais do que organizar um item na gôndola, o Trade Marketing se preocupa com a jornada do consumidor em sua totalidade.
Dessa forma, usa das técnicas de Neuromarketing para entender o perfil e as necessidades do público-alvo.
Com isso, consegue acionar gatilhos que criam uma experiência personalizada, colocando a marca como o centro das soluções.
Então, enquanto o Neuromarketing ajuda a criar soluções para chamar a atenção do consumidor, o Trade Marketing oferece estratégias para vender mais. União forte e útil à sua Marca.
Como usar o Neuromarketing para planejamento de peças de Merchandising
São várias as maneiras de aplicar o conhecimento dessa estratégia no planejamento de peças de Merchandising.
Abaixo listamos algumas:
Disposição dos produtos
A forma como os produtos são apresentados nas prateleiras, gôndolas e demais espaços do Ponto de Venda influencia a decisão de compra do consumidor.
Sabendo disso, é possível criar peças que facilitem seu manuseio e enviem estímulos cerebrais diferenciados ao comunicar um lançamento de produto, uma oferta ou uma promoção.
Neste sentido, personalizar Displays, Réguas de Gôndola e Precificadores é uma maneira de se destacar e impactar os clientes positivamente.
Psicologia das cores
As cores usadas nas peças de Merchandising impactam nas emoções e sentimentos das pessoas.
Segundo a neurociência, o vermelho pode estimular a fome e o impulso de compra, enquanto o azul traz a sensação de segurança e tranquilidade, por exemplo.
Por isso, para trazer bons resultados nas vendas, use cores que promovem as sensações, emoções e reações positivas em relação à Comunicação Visual da sua marca.
Estimule todos os sentidos
Trabalhar ações de Merchandising que provoquem estímulos visuais e não visuais também é uma chance diferenciada de conquistar a atenção do consumidor.
Ações de experimentação que estimulem o tato, o paladar e o olfato, são ótimas escolhas para marcas que desejam marcar presença nos PDVs.
Para isso, invista em peças de Merchandising adequadas à mensagem principal da Marca e da campanha.
O Balcão Promocional, por exemplo, é uma ótima solução para apresentar, expor e realizar demonstrações de produtos.
Além disso, use-o para oferecer amostras grátis e Materiais Promocionais, fortalecendo assim a conexão direta com as pessoas.
Agora que você já sabe como criar peças de Merchandising eficientes, está na hora de encontrar a parceira certa para desenvolver materiais personalizados, exatamente como sua Marca precisa.
Gráfica especializada em materiais de PDV, a Seriana tem mais de 40 anos de experiência e presença no mercado.
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