Você sabia que investir em clientes recorrentes é muito mais barato do que conquistar novos?
Segundo Philip Kotler, conhecido como o “Pai do Marketing”, o custo para manter seus clientes atuais é de cinco a 25 vezes menor do que para atrair novos.
Pesquisa da PipeRun, sistema de CRM e gestão do funil de vendas, afirma que as empresas têm até 70% mais chance de vender para seus clientes habituais. Além disso, eles tendem a gastar 31% a mais do que os novos consumidores.
Esses são dados expressivos que comprovam a importância de fidelizar um cliente.
Um excelente passo para conquistar esse resultado positivo é investir no relacionamento a longo prazo.
O que envolve iniciativas inteligentes e criativas em todos os pontos de contato com o consumidor.
Por exemplo: considerando um funil de vendas, devemos impactá-lo desde a atratividade do produto ou serviço, passando pelo Ponto de Venda, até o momento de aplicarmos as estratégias de pós-vendas.
Neste artigo, abordaremos algumas dicas para manter o engajamento dos consumidores no PDV, principalmente por meio de ações de Merchandising.
A importância do engajamento de clientes recorrentes no PDV
Há motivos fortes para que o envolvimento desse público com sua Marca e seus produtos seja mantido.
É fato: a fidelidade agiliza a tomada de decisões diante das prateleiras, onde a competição é acirrada.
Além disso, clientes fiéis são incentivados a compartilhar suas opiniões sobre o produto, influenciando aqueles ao seu redor.
Eles também podem contribuir com feedbacks valiosos sobre a experiência de compra.
Os quais podem ser usados de forma estratégica no planejamento de Marketing e Merchandising da empresa.
Dessa maneira, o Ponto de Venda é um dos melhores ambientes para fortalecer a interação com o público, intensificando a lealdade com a marca.
Pensando nisso, listamos abaixo algumas sugestões para você considerar quando o seu objetivo é manter o engajamento de clientes recorrentes no PDV.
Facilidade na hora de encontrar e comprar produtos
Técnicas de Merchandising para orientar e facilitar a compra contribuem para que os clientes, que já são seguidores da marca, tenham um contato ainda mais positivo com a empresa e seus produtos ou serviços.
Nesse sentido, peças gráficas como Adesivos e Placas de Venda podem ajudar muito nessa missão.
Outra dica é posicionar os produtos de forma visualmente atrativa, agrupando itens relacionados para criar áreas temáticas impactantes.
Entre as peças usadas para essa estratégia estão os Displays e as Fitas Cross, disponíveis em diferentes formatos, acabamentos, substratos e tamanhos.
Experiências interativas
Desenvolver ações imersivas, nas quais as pessoas possam fazer parte da estratégia de Merchandising no Ponto de Venda, intensifica a conexão entre a sua marca e o consumidor.
Isso pode ser feito por meio da criação de ambientes de teste ou degustação, com o apoio de Balcões Promocionais, por exemplo.
Há ainda soluções digitais e inovadoras que podem contribuir com a interatividade, como Totens para explorar produtos ou o uso de Inteligência Artificial para sugerir um produto conforme o histórico de compra da pessoa.
Construção de valor na oferta
Para manter a fidelidade dos consumidores é fundamental agregar valor, indo além do produto.
É necessário oferecer ao cliente algo extra que possa ser sentido por ele em um nível mais profundo.
Uma abordagem eficaz é encontrar maneiras de estar presente de forma implícita na jornada do cliente, resolvendo problemas que vão além da funcionalidade do produto.
Por exemplo: em parceria com o PDV, uma marca de artigos esportivos organiza um evento de treinamento gratuito para os consumidores no local.
Esse momento proporciona uma experiência positiva e fortalece a relação entre a marca, o lojista e os consumidores, sendo uma excelente estratégia de Trade Marketing.
Stopper, Wobbler e Réguas de Gôndola são algumas peças gráficas de Merchandising que contribuem com a promoção de ações e ajudam a relacionar o momento a um produto específico.
Promoções exclusivas para clientes recorrentes
Desenvolver promoções exclusivas para clientes recorrentes é uma maneira eficaz de manter o engajamento deles no Ponto de Venda.
Essas ações recompensam a fidelidade e criam um sentimento de pertencimento e importância na comunidade de consumidores da marca.
Além disso, essa estratégia gera um senso de exclusividade e privilégio entre as pessoas, incentivando-as a continuar escolhendo a marca em detrimento da concorrência.
E, como bônus, atrai novos clientes que desejam fazer parte desse grupo exclusivo.
Existem diversas táticas para implementar essa estratégia:
- Programas de fidelidade que oferecem descontos progressivos e/ou benefícios exclusivos;
- Lançamento antecipado de novos produtos;
- Eventos privados de compras com ofertas especiais.
O importante é manter uma comunicação visual eficiente, com Banners e Faixas ou Placas personalizados com mensagens atraentes que comunicam claramente os benefícios e regras da promoção.
A Seriana ajuda você a manter o engajamento de seus clientes recorrentes
Neste artigo abordamos uma série de dicas de materiais gráficos de Merchandising para potencializar o engajamento de seus clientes no Ponto de Venda.
É importante ressaltar que contar com um parceiro de qualidade para garantir produções gráficas com acabamentos ideais faz toda a diferença para alcançar os resultados esperados.
Por isso, queremos que você conheça a Seriana e todos os nossos serviços e soluções inovadoras.
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