Na experiência de compra no Ponto de Venda, todos os sentidos humanos influenciam na forma como o consumidor interage com uma marca e seus produtos.
Estudos indicam que 70% das informações que uma pessoa recebe vêm da visão. Portanto, esse sentido necessita de uma atenção maior em relação aos outros.
É importante ter estratégias específicas, bem planejadas, que envolvam a visão. Elas podem ser pautadas por cores, imagens, textos, layout da loja, organização de produtos e iluminação.
Assim, tudo isso deve ser pensado de acordo com a experiência e o contexto dos clientes.
A experiência de compra no PDV com materiais de merchandising
Os materiais de merchandising do Ponto de Venda são utilizados para cativar os clientes, envolvendo-os emocionalmente.
É possível estimular o cliente no caminho que o levará até os produtos expostos.
Por isso, o material escolhido para uma peça de PDV deve ter relação direta com o seu objetivo.
Dessa forma, tamanho e formato dependem de qual mensagem a sua marca e o seu produto desejam passar.
Promoções
Uma promoção, por exemplo, deve trazer mensagens curtas e de alto impacto.
Muitas vezes, um material de tamanho pequeno pode ser suficiente para atrair a atenção do consumidor.
Testeiras e Móbiles são materiais de merchandising adequados e eficientes para esse tipo de ação.
Em geral, a atenção a uma promoção sempre será despertada por um estímulo inicial bem direto e atraente.
E caso a mensagem da promoção seja longa, incluindo regras e instruções, é recomendado criar materiais complementares, com formatos maiores.
Nesses casos, são indicados Adesivos, Faixas e Displays promocionais.
Lançamentos
Em lançamentos, o melhor material de merchandising será aquele que conseguir chamar a atenção do cliente e fazê-lo parar diante dos novos produtos em exposição no PDV.
Para isso, Banners em tamanho grande e Stoppers são bastante adequados e eficientes.
Para destacar e ofertar produtos que estão sendo lançados, Displays Expositores têm sido utilizados com sucesso.
O motivo? Podem ser produzidos nos mais diversos formatos e tamanhos, adequados aos objetivos de marketing e venda da empresa.
A sua marca no PDV
Materiais de merchandising também têm força de atração e convencimento quando a necessidade é a de reforçar a marca de sua empresa no Ponto de Venda.
Você sabe: muito da percepção do consumidor em relação à marca vem do contato ao vivo em uma compra presencial.
Daí a importância de colocar seus produtos em um espaço personalizado e especial dentro do PDV.
É fundamental usar a marca, as cores e imagens associadas a ela para criar ambientes em que o consumidor se sentirá positivamente envolvido.
Utilize Totens, Stoppers, Cubos, Banners em tamanho grande ou Cavaletes no PDV. Eles farão a diferença a favor da marca e dos produtos de sua empresa.
Textos e imagens
Textos fortes e boas imagens são fundamentais na comunicação visual no Ponto de Venda.
Faça a sua comunicação de maneira criativa, atraente e objetiva, para que seus textos e imagens se destaquem no Ponto de Venda.
Gatilhos Mentais
Em suas mensagens, é indicado utilizar gatilhos mentais, dos quais já falamos em nosso post sobre Displays Promocionais.
Os gatilhos mentais são argumentos que podem ativar reações positivas imediatas no consumidor.
São eles:
- Urgência: afirma que uma ação não pode ser deixada para depois; ou seja, “compre agora!”;
- Escassez: apela para a raridade, a oportunidade única de comprar tal produto naquele momento;
- Novidade: anuncia algo novo ou exclusivo, “que você não pode perder”;
- Prova social: mostra que outras pessoas estão utilizando ou consumindo a marca ou o produto, o que traz a mensagem subliminar de que “ele é bom”.
Com esses gatilhos “ativados”, as chances de seu cliente ter o impulso de comprar aumentam consideravelmente.
Outra boa opção, por exemplo, é a de incluir temas interessantes nos seus impressos, como datas comemorativas, hábitos regionais ou a mascote da sua marca.
Com criatividade, fica fácil fazer com que os olhos do consumidor se voltem para você!
As cores no PDV
As cores têm papel fundamental sobre a decisão de compra do consumidor. Elas são responsáveis por despertar emoções e levar o cliente a fazer determinadas associações.
É importante estudar e aplicar no PDV a psicologia das cores.
O vermelho, junto com o amarelo, são cores muito utilizadas para estimular a compra rápida. Bastante válidas para anunciar promoções.
Projeto arquitetônico, decoração, iluminação e materiais impressos devem ter as cores usadas de maneira estratégica no PDV.
Essas cores devem levar em conta a identidade da marca.
Exibitécnica: exposição estratégica
Os produtos no Ponto de Venda precisam ser posicionados de forma estratégica. O conjunto de técnicas utilizadas para isso é chamado de exibitécnica.
Na exibitécnica, um dos fatores que favorecem a venda é a maneira organizada com que os produtos são colocados no PDV.
Além disso, é fundamental que eles estejam posicionados conforme seu volume de vendas e credibilidade perante o mercado.
Ao escolher onde posicionar os produtos, você deve levar em conta o caminho que o cliente irá percorrer no Ponto de Venda.
Assim, uma boa opção é agrupar os produtos em formatos diferenciados ou colocá-los em displays expositores.
A exibitécnica tem a capacidade de despertar a atenção e ajudar a envolver o consumidor no PDV.
Iluminação no PDV
De nada adianta ter os melhores produtos, a melhor exibitécnica e os melhores materiais impressos, se a iluminação estiver ruim.
Com uma boa iluminação, os produtos ficam mais atraentes e a comunicação visual exerce melhor a sua função.
Importante: a iluminação tem de ter relação com a identidade de sua marca.
Cada local de exposição necessita de um tipo de iluminação específica, seja ela difusa, direta ou indireta.
As lâmpadas podem ser escolhidas entre halógenas, de vapor metálico, de LED ou eletrônicas, sempre de acordo com o local onde o produto estará exposto.
Por exemplo: as áreas dos caixas de pagamento (checkout) necessitam de uma luz mais clara e direta.
Já a área das gôndolas deve ser um pouco menos clara, mas também com luz direta.
Para dar a sensação de aconchego ao cliente, os provadores devem ter uma iluminação difusa e um pouco mais escura.
O layout da loja
O layout de um Ponto de Venda deve ser planejado com carinho, pois ele tem grande impacto na decisão de compra.
É importante que o local seja projetado para que o trajeto do consumidor no PDV seja livre de barreiras e fácil de percorrer.
Os produtos devem ser organizados de maneira lógica e comunicativa em seções e categorias separadas na loja.
A totalidade da experiência do consumidor
Cada parte da experiência de compra no PDV é importante para cativar o cliente.
Uma experiência boa com o layout geral da loja poderá levá-lo depois a ter uma impressão positiva da sua marca e do produto que você está comercializando.
Portanto, vale a pena planejar campanhas de lançamento e promoções com o máximo de cuidado. Dessa forma, é possível proporcionar satisfação ao cliente.
A consequência positiva dessa satisfação poderá ser a fidelização do cliente. E clientes fiéis é tudo o que todos nós queremos, não é?
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