Responsabilidade socioambiental e Marketing Sustentável são conceitos e abordagens que se relacionam com a sociedade e os cuidados com o planeta.
Ambos têm sido importantes para empresas no mundo todo e, em paralelo, estão mudando o comportamento do consumidor.
Hoje, as marcas que assumem essa responsabilidade e atuam a partir de iniciativas que valorizam o ciclo de produção feito de forma sustentável, estão mais bem colocadas no ranking dos clientes.
Por isso, além de posicionar a marca, a sustentabilidade se tornou uma estratégia de negócio.
Nesse cenário, ao mudar suas formas de trabalhar as empresas precisam que toda a cadeia de fornecedores esteja alinhada aos objetivos sustentáveis da organização.
Um exemplo é a escolha da gráfica para a produção de peças de Merchandising.
A seguir, veja detalhes e informações importantes sobre a estratégia sustentável voltada para o marketing.
O que é Marketing Sustentável
É o conjunto de técnicas e métodos aplicados pela empresa para gerar valor para o cliente.
Para tanto, é necessário seguir normas e orientações de acordo com as preocupações ambientais, sociais e econômicas da organização.
Ou seja, é uma estratégia que considera os impactos da organização no meio ambiente, atuando para destacar suas ações positivas.
O Marketing Sustentável considera importantes todas as etapas do processo: o planejamento, o atendimento ao cliente, a escolha de fornecedores, as campanhas publicitárias, a divulgação de produtos e serviços, a distribuição.
Entre as principais premissas dessa abordagem estão:
- Inovação: buscar o desenvolvimento constante de ações diferenciadas voltadas para a sustentabilidade.
- Foco no consumidor: para construir relações verdadeiras e duradouras com base na transparência.
- Responsabilidade socioambiental: ações que promovam o bem-estar das pessoas e dos ambientes envolvidos nas operações.
- Proposta de valor para o cliente: atender as expectativas e necessidades dos consumidores, que a cada dia estão mais conscientes e engajados.
Como praticar o Marketing Sustentável
Essas iniciativas devem sempre levar em conta as especificidades do negócio e a definição dos compromissos ambientais da empresa.
Listamos três passos que podem dar início a essa jornada.
Revisão do processo produtivo
O uso de recursos e matérias-primas com baixo impacto ambiental é uma das primeiras recomendações para as marcas que realmente se preocupam com a sustentabilidade.
Também é importante planejar o reuso ou a redução do consumo de recursos naturais, além de estruturar o tratamento e a destinação correta para todos os resíduos de produção.
Distribuição e divulgação conscientes
A logística de distribuição do produto diz muito sobre a estratégia de Marketing.
Neste caso, a redução da emissão de carbono em todo o trajeto do transporte pode ser uma das iniciativas abordadas.
Além disso, os processos incorporados na exposição do produto no Ponto de Venda também devem considerar as boas práticas.
Quanto à divulgação, principalmente em ações que demandam impressões, é fundamental criar campanhas conscientes.
Para isso, o uso de substratos duradouros e recicláveis é uma ação positiva.
Avaliação de fornecedores
Como citamos no início deste texto, para reduzir o impacto no meio ambiente os fornecedores e parceiros de todas as operações devem seguir o mesmo viés.
Portanto, para praticar o Marketing Sustentável é preciso firmar parceria com agências, gráficas, empresas de brindes, transportadores e outros fornecedores envolvidos que estejam alinhados aos objetivos sustentáveis do negócio.
O papel positivo da produção gráfica no Marketing Sustentável
A produção gráfica envolve uma série de recursos e processos que se relacionam com as questões socioambientais.
Algumas gráficas estão focadas na gestão ambiental e buscam sempre por soluções e ações preventivas e corretivas para promover o equilíbrio em toda a cadeia de produção.
Exemplos: o uso de matéria-prima sustentável e duradoura, que não agrida o meio ambiente; a responsabilidade e otimização no uso e tratamento de recursos naturais; o descarte consciente de resíduos.
Essas são ações que indicam um posicionamento afirmativo diante das questões ambientais.
Com iniciativas como essas, a produção gráfica pratica a sustentabilidade e também consegue integrar a estratégia de Marketing Sustentável das empresas, contribuindo com resultados ainda mais eficazes.
Seriana, a sua parceira para uma produção gráfica sustentável
Agora que você conhece melhor a importância da produção gráfica sustentável e como ela pode impactar positivamente na estratégia da sua empresa, queremos que você conheça a Seriana, uma gráfica que se preocupa com a saúde do meio ambiente.
Possuímos consciência do impacto que podemos causar, por isso buscamos constantemente por resultados e efeitos que diminuam ou eliminam tais efeitos.
Temos o objetivo de alcançar a harmonia entre nossa produção, a sociedade e o ambiente em que vivemos.
Por isso, temos uma Estação de tratamento de efluentes e atuamos com ações de reciclagem de materiais, destinação correta de resíduos industriais e uso de recursos de forma sustentável.
Conheça as iniciativas que fazem da Seriana uma gráfica sustentável.
Nossas ações de sustentabilidade podem integrar a sua estratégia de Merchandising.
Para solicitar um orçamento, envie e-mail para atendimento@seriana.com.br.
Se preferir, ligue para (31) 97157-3003 ou (31) 3279-8200, em Minas Gerais; ou (11) 97280-4254, em São Paulo.
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