Ponta de Gôndola: como aumentar a visibilidade e as vendas da sua marca nos PDVs

A Ponta de Gôndola atrai a atenção do cliente imediatamente, pois está posicionada estrategicamente nas extremidades dos corredores dos Pontos de Venda.

Certeza: é um espaço estratégico ótimo para expor e promover marcas, produtos e ofertas.

Por essa razão, é parte essencial da estratégia de Merchandising de muitas empresas.

Neste artigo, caracterizamos essa estratégia e mostramos os benefícios de você utilizá-la para impulsionar as vendas de sua empresa no PDV.

Acompanhe para saber mais!

O que é uma Ponta de Gôndola?

É a esquina de um corredor de supermercado, loja, farmácia e outros Pontos de Venda.

Localizada ao final de cada corredor, exatamente na ponta das prateleiras, é um espaço de destaque para marcas e produtos.

Originalmente, sua função era a de acompanhar o layout das prateleiras, mas logo foi vista como uma oportunidade estratégica para aumentar a visibilidade dos produtos.

Por estar em local de grande circulação, é a primeira área que o consumidor vê ao entrar, andar pelos corredores ou esperar nas filas.

A ponta dos corredores é usada para destacar e promover lançamentos e promoções.

Em geral, também é nesse espaço que acontecem as ações de degustação e demonstração.

Benefícios de posicionar sua marca ou seu produto em uma Ponta de Gôndola

Para que você possa entender melhor a importância de uma Ponta de Gôndola no PDV, listamos abaixo os principais benefícios de expor seus produtos nesse espaço.

Relevância e exclusividade

É comum que os produtos mais relevantes de cada setor do estabelecimento sejam expostos na ponta dos corredores, criando uma percepção de exclusividade e importância para o consumidor e estimulando nele o desejo de compra.

Maior conhecimento de marca

A exposição estratégica de produtos neste local aumenta a probabilidade de que a marca seja lembrada durante o processo de compra.

Ao serem visualizados repetidamente, os itens se tornam mais familiares e, consequentemente, mais confiáveis na percepção do consumidor.

Essa conexão inicial facilita a lembrança no momento da decisão de compra e contribui para a construção de um relacionamento duradouro com o cliente.

Conhecimento de promoções e ofertas

A Ponta de Gôndola desempenha um papel crucial nas campanhas de Merchandising, servindo como uma vitrine para promoções e ofertas especiais.

Esse espaço facilita a descoberta de melhores preços e condições de compra, ajudando os clientes a identificar oportunidades vantajosas enquanto percorrem o estabelecimento.

Estímulo à decisão do consumidor

A disposição dos produtos em áreas estratégicas e de alta visibilidade, aliada ao Cross Merchandising, tende a influenciar compras por impulso, facilitando a decisão de compra.

Essa técnica promove a exposição de produtos complementares, incentivando os consumidores a adquirir mais itens do que originalmente planejado.

Destaque para lançamentos de produtos

Esse espaço é ideal para a exposição de novos sabores, linhas ou produtos, garantindo que eles recebam a atenção necessária.

Ao criar uma experiência envolvente, as empresas incentivam os consumidores a experimentar esses lançamentos, o que pode resultar em uma maior aceitação e, consequentemente, em vendas adicionais.

Como o Trade Marketing pode apoiar os resultados na Ponta de Gôndola?

O Trade Marketing trabalha para potencializar o posicionamento e o desempenho de um produto no Ponto de Venda.

Ele pode ser utilizado para negociar posições de maior destaque na Ponta de Gôndola, assegurando a organização e a visibilidade dos itens conforme setores demarcados.

Além disso, essa estratégia ajuda a criar uma conexão consistente com os consumidores, o que pode potencializar o desempenho dos produtos da marca no PDV.

Peças de Merchandising para maximizar os resultados na Ponta de Gôndola

Assim como a estratégia de Trade Marketing, as peças gráficas de Merchandising também têm o potencial de maximizar os resultados de um produto ou marca. Sugerimos algumas delas para incluir no seu planejamento, confira.

Placa de Merchandising

placas

As Placas de Merchandising são elementos de impacto que tornam os espaços disponíveis nas pontas das prateleiras ainda mais atrativos e informativos.

Elas complementam o layout com designs personalizados com cortes especiais, ajudando a destacar ainda mais os produtos e a direcionar a atenção dos consumidores.

Além de atrair a atenção do cliente, é importante que ele saiba qual é o preço do produto em questão.

Precificadores ajudam a dar clareza para o valor do item de forma criativa e chamativa.

Precificadores

Moldura de Gôndola

Moldura de Gôndola

Esta peça é responsável por dar ainda mais destaque a determinado produto, atraindo a curiosidade das pessoas.

Pode ser produzida com layout exclusivo para acomodar qualquer tipo de mercadoria.

O Display Cross é uma peça eficaz na Ponta de Gôndola, onde produtos complementares aos do setor do corredor são apresentados em conjunto.

Essa abordagem maximiza a atratividade dos itens e incentiva os consumidores a considerar combinações que podem enriquecer sua experiência de compra.

Display Cross

Display Cross Seriana

Conte com a Seriana para produzir peças gráficas para Ponta de Gôndola

Para que suas peças gráficas de Ponta de Gôndola tenham qualidade, impacto visual e resistência adequada para suprir a necessidade da sua campanha, você deve contar com a gráfica certa.

Com mais de 46 anos de experiência, a Seriana é especializada em produtos personalizados para Pontos de Venda.

Estamos prontos para receber sua demanda, produzir as melhores soluções gráficas e contribuir com o planejamento de Merchandising da sua marca.

Para solicitar um orçamento, entre em contato pelo WhatsApp ou envie um e-mail para atendimento@seriana.com.br.

Se preferir, você também pode ligar para (31) 97157-3003 ou (31) 3279-8200, em Minas Gerais e (11) 97280-4254 em São Paulo.

 

 

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